Gabarito: C de cespinha
Segundo Robbins et al (2010), conflito pode é um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante. Nesse contexto, de acordo com ENAP (2017), o processo de resolução pacífica de conflitos pode se valer das seguintes técnicas: Acolhimento, Organização das propostas e resumo das ideias, Redefinição com conotação positiva, Constitucionalização da controvérsia, Escuta ativa, Valorização da opinião dos(das) participantes e promoção do reconhecimento mútuo, Troca de papéis, Incentivo do uso de perguntas auto implicativas, Identificação dos interesses divergentes e superação da abordagem adversarial, Focalização no futuro.
Esa técnica (REDEFINIÇÃO COM CONOTAÇÃO POSITIVA) é especialmente útil quando as pessoas envolvidas no conflito se expressam de maneira dura ou agressiva e consiste em redesenhar uma fala dessa natureza, oferecendo uma narrativa reestruturada em conteúdo e forma que a traduza de maneira positiva.
O facilitador, então, pode acolher as atitudes negativas e contextualizá-las positivamente, traduzindo-as em preocupações ou necessidades desatendidas.
Fonte: TEC