A questão é sobre figuras de linguagem e quer saber qual a figura presente em "A mochila pesa uma tonelada". Vejamos:
.
A) Hipérbole.
Certo. Em "a mochila pesa uma tonelada", há um exagero e, portanto, uma hipérbole.
Hipérbole: é uma afirmação exagerada. É uma deformação ela verdade que visa a um efeito expressivo.
Ex: Chorou rios de lágrimas.
.
B) Sinestesia.
Errado.
Sinestesia: é a figura de linguagem que estabelece uma relação entre percepções sensoriais: tato, audição, olfato, paladar e visão. Ex.: A voz da professora soava docemente pela sala de aula. ("soava" está relacionado à audição. "docemente" está relacionado ao paladar)
.
C) Antonomásia.
Errado. "Antonomásia" é um tipo de metonímia.
Metonímia: consiste em usar uma palavra por outra, com a qual se acha relacionada. Essa troca se faz não porque as palavras são sinônimas, mas porque uma evoca a outra. Há metonímia quando se emprega, por exemplo:
O autor pela obra: Nas horas de folga lia Camões. [Camões = a obra de Camões]
.
D) Catacrese.
Errado.
Catacrese: palavra ou expressão usada com seu significado original transposto ou adulterado: embarcar num trem, ficar a cavalo sobre um muro, enterrar-se um espinho no pé, tapar a boca dos poços, mesa de pés torneados, afiar os dentes da serra, etc.
.
E) Onomatopeia.
Errado.
Onomatopeia: Consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico ou melódico que a língua proporciona ao escritor.
Ex.: "Pedrinho, sem mais palavras, deu rédea e, lept! lept! arrancou estrada afora."
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra A