SóProvas


ID
527176
Banca
FAPEU
Órgão
TRE-SC
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Leia com atenção as alternativas, assinalando a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.

    Parágrafo único. Decorridos dois dias da data da entrega da comunicação, o vínculo torna-se extinto, para todos os efeitos.
  • Apenas um adendo aos comentários dos colegas, chamando a atenção para o fato de que a comunição do desligamento de partido político deve ser escrita, conforme já ressaltado, e endereçada ao órgão de direção municipal do partido político. Assim, a supressão deste adjetivo também torna incorreta a assertiva.

    Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito. (Lei 9096/95)
  • Fundamentando as alternativas:
    •  a) ( CORRETA) A Justiça Eleitoral pode requisitar servidores federais, estaduais e municipais para prestar serviços e garantir o funcionamento do serviço eleitoral.
    • Código Eleitoral:
    •     Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:
    • (...)
    •   XIII - autorizar, no Distrito Federal e nas capitais dos Estados, ao seu presidente e, no interior, aos juizes eleitorais, a requisição de funcionários federais, estaduais ou municipais para auxiliarem os escrivães eleitorais, quando o exigir o acúmulo ocasional do serviço;
    •  

    •  b) (ERRADA) Para desligar-se de partido político, o filiado deve fazer comunicação verbal ao órgão de direção do partido e, por escrito, ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito.
    Lei 9.096:
     
     Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.





    •  c) (CORRETA) A cobrança judicial da dívida resultante de multa eleitoral será feita por processo de execução, na forma prevista para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, correndo a ação perante a Justiça Eleitoral.
    Código Eleitoral:

    Art. 367. A imposição e a cobrança de qualquer multa, salvo no caso das condenações criminais, obedecerão às seguintes normas:
    (...)
           IV - A cobrança judicial da dívida será feita por ação executiva na forma prevista para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, correndo a ação perante os juízos eleitorais;




    •  d) (CORRETA) O serviço eleitoral tem preferência sobre qualquer outro, é obrigatório e não interrompe o interstício de promoção para os funcionários para ele requisitados.
    Código Eleitoral:

    Art. 365.  O serviço eleitoral prefere a qualquer outro, é obrigatório e não interrompe o interstício de promoção dos funcionários para ele requisitados


     
  • Art. 21. Para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao Juiz Eleitoral da Zona em que for inscrito.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Eleitoral e os dispositivos do Código Eleitoral e da Lei dos Partidos Políticos.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o inciso XVI, do artigo 23, do Código Eleitoral, compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior, requisitar funcionários da União e do Distrito Federal quando o exigir o acúmulo ocasional do serviço de sua Secretaria. Nesse sentido, conforme o inciso XIV, do artigo 30, do Código Eleitoral, compete, ainda, privativamente, aos tribunais regionais, requisitar funcionários da União e, ainda, no Distrito Federal e em cada estado ou território, funcionários dos respectivos quadros administrativos, no caso de acúmulo ocasional de serviço de suas secretarias.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o caput, do artigo 21, da Lei dos Partidos Políticos, para desligar-se do partido, o filiado faz comunicação escrita ao órgão de direção municipal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito. Logo, não é necessária comunicação verbal.

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois, conforme o inciso IV, do artigo 367, do Código Eleitoral, a cobrança judicial da dívida será feita por ação executiva, na forma prevista para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública, correndo a ação perante os juízos eleitorais.

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 365, do Código Eleitoral, o serviço eleitoral prefere a qualquer outro, é obrigatório e não interrompe o interstício de promoção dos funcionários para ele requisitados.

    GABARITO: LETRA "B"..