SóProvas


ID
5272657
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um desenvolvedor de software decidiu que, na construção de um jogo online, as informações serão enviadas entre os jogadores, sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. Em caso de erros, ocorre, simplesmente, o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados. Considerando esta decisão de projeto, qual o protocolo de rede a ser utilizado no jogo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A)

    UDP (USER DATAGRAM PROTOCOL): protocolo da Camada de Transporte, o UDP fornece um serviço de entrega sem conexão e rápido, porém não confiável. Esse protocolo é praticamente o inverso do TCP. Alguns contextos específicos não se preocupam se uma mensagem for perdida, duplicada ou chegar fora de ordem. Se eu estou conversando com outra pessoa por áudio ou vídeo (VoIP), é razoável pensar que a perda de alguns pacotes não é significativa. Recuperar os pacotes não faz sentido após o envio. Logo, é bastante adequado para serviços real-time (tempo real). Não orientado à conexão.

  • Assertiva A

    (..) sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. = UDP(User Datagram Protocol).

  • UDP - Uma Doideira da Porra

    TCP - Total Controle dos Pacotes

  • O protocolo UDP fica na camada de TRANSPORTE. É o transporte NÃO orientado a conexão. É mais rápido e flexível, mas a informação pode chegar destruída. Não tem responsabilidade pelos dados perdidos.

  • → TCP: Protocolo que entrega os dados de maneira confiável

    • Controle de fluxos (segmentos)
    • *Orientado à conexão
    • Prioridade: Dados exatos

    → UDP: Protocolo de transporte, mas não confiável

    • Sem controle de fluxo
    • *Não orientado à conexão
    • Utilizado pelo DNS
    • Prioridade: Tempo real

    No caso, o desenvolvedor deseja que as informações sejam em tempo real, o que ocorre com o UDP

    *Algum equívoco? Inbox, por favor*

  • CAMADA DE TRANSPORTE:

    T CPTÁXI - MAIS DEVAGAR+ CONFIAVEL

    U DP - UBER - MAIS RÁPIDO – CONFIAVEL

  • A questão aborda conhecimentos acerca das definições dos protocolos de internet, mais especificamente quanto ao protocolo mais adequado a ser utilizado em jogos online, onde o transporte de pacote deve ser realizado de maneira rápida.

    A)     Correta – O protocolo UDP é um protocolo de transporte, porém, diferente do TCP, não é confiável, pois não há garantia de que os dados chegarão na ordem correta e intactos, bem como não realiza o handshake, porém, ele realiza rapidamente o transporte dos pacotes, ou seja, é utilizado para situações que demandam uma alta velocidade, como, por exemplo, jogos online.

    B)     Incorreta – O protocolo TCP é um protocolo de transporte, ou seja, realiza a transferência de dados entre diferentes máquinas, ele é mais confiável, pois é voltado à conexão, verifica a integridade, realiza o handshake, porém é mais lento comparado ao protocolo UDP.

    C)     Incorreta – O protocolo SCTP, basicamente, é o meio termo entre o protocolo TCP e UDP, uma vez que o protocolo SCTP é orientado a mensagens, como o UDP, realiza o controle de congestionamento e busca diversos caminhos para a entrega dos pacotes, aumentando a confiabilidade na conexão, assim como o TCP.

    D)     Incorreta – O protocolo FTP é o protocolo responsável por realizar a transferência de arquivos na internet.

    E)     Incorreta – O protocolo IMAP é abreviatura de Internet “Message Access Protocol” e tem como função o recebimento de e-mails, porém, diferentemente do protocolo POP, o IMAP realiza uma sincronização com o servidor do e-mail, permitindo ao usuário acessar aos e-mails em diversos dispositivos.

    Gabarito – Alternativa A. 

  • UDP - É tipo os Correios, que entrega de qualquer jeito, dane-se se der erro.

    TCP - É a pessoa que gosta de você. te trazendo algo, perfeitinho, sem demora, sem erro.

  • gab a

    UDP(User Datagram Protocol).

    ps. não trabalha com janela deslizante de confirmações de ACK

  • UDP(User Datagram Protocol). " Não orientado à conexão "

    O protocolo UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço, ou seja, UDP não garante a entrega ou verifica o sequenciamento para qualquer pacote.

    TCP (Transmission Control Protocol). - Tem Conexão "orientado por conexão."

    Executa a segmentação e reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas e garante o sequenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados.

  • Gabarito A

    Trechos para saber que será UDP: "Um desenvolvedor de software decidiu que, na construção de um jogo online, as informações serão enviadas entre os jogadores, sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. Em caso de erros, ocorre, simplesmente, o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados."

  • UDP = HOMEM DIRIGINDO: Mais rápido, e seja o que Deus quiser

    TCP = MULHER DIRIGINDO: Mais devagar, mas com a garantia de que tudo vai chegar intacto

    *É só pra facilitar; não me crucifiquem kkkkk

  • O Renato do Estratégia é o mais brabo. Deu um exemplo parecidíssimo com esse em 2020!