SóProvas



Prova CPCON - 2021 - Prefeitura de Areial - PB - Agente Administrativo


ID
5272603
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto abaixo, da matéria Alarme desregulado, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão.


    Visando a sobrevivência, durante a evolução do ser humano, a natureza soube adaptar seu desenvolvimento para que ele se preparasse para as mais diversas situações que viria a encarar, como o perigo. A ansiedade e o medo, por exemplo, são gatilhos natos e muito importantes para a proteção do indivíduo. “Se estivermos em um local diferente, pouco iluminado e vermos um vulto, a ansiedade funciona como um sinal de alarme que pode servir para uma reação de fuga, para evitar sermos pegos de surpresa ou até reconhecer se há um perigo real”, exemplifica o psiquiatra Bernard Miodownik.

     [...] “A ansiedade é uma reação humana e suas alterações são contingências que podem atingir qualquer um, dependendo das vulnerabilidades subjetivas de cada pessoa”, explica Miodownik.

     Algumas pesquisas indicam que exista uma base genética que justifica o transtorno de ansiedade. Na formação das estruturas cerebrais ligadas aos estados de vigilância, haveria erros de funcionamento neuroquímico, que desencadeariam as sensações de ansiedade exagerada. [...]

     O hipocampo ventral é acionado ao mesmo tempo em que a área medial do córtex pré-frontal entra em ação. Assim, o cérebro irá reconhecer ou não a situação como ameaça. É no hipocampo que a memória e as emoções são processadas.

     De acordo com a interpretação do sistema nervoso, a área medial formula a resposta de outras áreas. Isso serve para que sejam produzidas uma reação de defesa e comportamento associados à ansiedade. 

Julgue a validade das afirmações feitas com relação aos aspectos de regência e de concordância, sinalizando (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Em: “visando a sobrevivência... (L.1)”, o verbo VISAR, no sentido de “ter como objetivo”, é transitivo indireto, mas há uma tendência de uso como transitivo direto, dispensando a preposição, razão de não ser necessário o emprego da crase nesse contexto.

( ) O verbo ATINGIR só pode ser empregado como transitivo indireto, de modo que ocorre uma falha em: “contingências que podem atingir qualquer um (L.6)”, devido à ausência da preposição.

( ) O verbo HAVER foi empregado corretamente no singular em: “haveria erros de funcionamento neuroquímico (L.9)”, pois, sendo impessoal, não requer sujeito com o qual concordar.

( ) Em: “Isso serve para que sejam produzidas uma reação de defesa e comportamento associados à ansiedade (L.13) e (L.14)”, a concordância não foi estabelecida corretamente com o adjetivo, cuja forma deveria ser “produzidos”.


A sequência CORRETA de preenchimento é:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Em relação ao verbo "VISAR", é possível utiliza-lo acompanhado por preposição e desacompanhado por preposição, dependendo do sentido que expressar.

    COM PREPOSIÇÃO

    O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se:

    • As medidas visam à melhoria das condições de vida dos doentes acamados.

    SEM PREPOSIÇÃO

    Quando indica o ato de direcionar a vista, sendo sinônimo de olhar, mirar, focar, fixar,…

    • Visou a mãe ao longe, no meio da multidão.

    Quando indica o ato de pôr um visto, sendo sinônimo de autenticar, validar, atestar,…

    • É necessário visar o chegue.

    Quando indica o ato de apontar, sendo sinônimo de apontar, alvejar, assestar,…

    • Visou o gol e deu um chute certeiro.

    FONTE: Professora de Português

  • acho que a questão foi injusta.

    "mas há uma tendência de uso como transitivo direto, dispensando a preposição"

    Só porque há uma tendência do uso indevido do verbo, não quer dizer que o uso de preposição seja dispensada. Que eu saiba, as questões sempre cobram o padrão culto da língua.

  • Fazer questões dessa banca é perder tempo precioso, decidi sempre pular suas questões agora.

  • Deus é mais fazer concurso com uma banca dessa!!! querem Agt adm ou inspetores aquáticos de línguas portuguesa da NASA ?

  • Essa banca é horrível

    Prova desproporcional para o cargo

    Melhor banca continua sendo cebraspe

    Se vc errou questoes dessa banca não se preocupe vá em frente

  • O primeiro item ser verdadeiro é um absurdo completo.

  • O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,...

    • Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.
    • As medidas visam à melhoria das condições de vida dos doentes acamados.
    • As campanhas realizadas visam a incentivar o consumo consciente da água.

    Apesar de ser essa a regência mais correta segundo a norma culta, diversos dicionários e gramáticas já atestam o uso de uma regência sem preposição para este sentido do verbo visar:

    • Este projeto visa o desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.
    • As medidas visam a melhoria das condições de vida dos doentes acamados.
    • As campanhas realizadas visam incentivar o consumo consciente da água.

    https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-visar/

    Regência é tema para qualquer cargo, em qualquer curso, vale muito a pena estudar.

  • Oush, mesmo que normalmente as pessoas usem a forma errada, não quer dizer que ela esteja correta...

    Visar à sobrevivência nesse contexto tem a mesma ideia de tencionar à sobrevivência, ou seja, deveria ter CRASE e acabou !

  • Só pode que usaram droguinha na hora de elaborar essa questão....tendências de errar, isso sim

  • Aplicando a mesma lógica da questão, há uma tendência de uso da resposta certa como a letra B), razão de não ser necessário a marcação da letra d) para acertar a resposta.

  • O verbo Visar com o sentido de almejar para alguns gramáticos é regência facultativa.

    visava o cargo

    visava ao cargo

    entretanto, nem todas as bancas corroboram com esse pensamento.

    Português não é uma ciência exata.

  • VISAR--> POR VISTO, APONTAR PARA

    EX.: VISOU O ALVO (V.T.D)

    VISAR A ALGO-->DESEJAR, AMBICIONAR

    EX.: O ALUNO VISAVA A UMA VAGA NA UNIVERSIDADE (V.T.I)

  • Do que adianta haver a regra de ser transitiva indireta caso tenha o sentido de almejar, se ela não está sendo utlizada no referido contexto?

  • Que banca é essa?

  • fui na mesma lógica "tendência"???? justifica o erro ? fala sério

  • Não entendi nada. Aff.

  • Esta questão avalia os conhecimentos que o candidato possui acerca de dois tópicos que costumam ser bastante cobrados em provas de Português: regência e concordância. Vejamos abaixo as regras gerais tanto para a regência (verbal e nominal), quanto para a concordância (verbal e nominal).

     

    • Regência verbal: relação entre o verbo e os seus complementos, isto é, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita por meio do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

     

    • Regência nominal: modo como os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos. Essa relação é dada por uma preposição.
     

    • Concordância verbal: o verbo deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.
     

    • Concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.
     

    Agora que já relembramos as regras gerais, vamos à resolução.

     

    O enunciado nos pede para preenchermos as lacunas das afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso) e apontarmos em qual alternativa está a sequência correta.

     

    (V) Em: “visando a sobrevivência... (L.1)", o verbo VISAR, no sentido de “ter como objetivo", é transitivo indireto, mas há uma tendência de uso como transitivo direto, dispensando a preposição, razão de não ser necessário o emprego da crase nesse contexto.

     

    Esta afirmação é verdadeira. De fato, o verbo visar, quando usado no sentido de almejar algo ou ter como objetivo, é transitivo indireto. Neste caso, a crase seria obrigatória nos casos necessários, como nesta frase “As medidas visam à melhoria das condições de saneamento do bairro". Aqui, melhoria é uma palavra de gênero feminino e, como tal, deve ser antecedida pela preposição a. Só que o verbo (visar) é transitivo direto, logo, regido por preposição a. Quando há a junção entre preposição a e artigo a temos a crase.

     

    No entanto, existe uma tendência entre alguns estudiosos da sociolinguística e de alguns gramáticos (deixarei a referência al final da resolução) de apontar o verbo visar como sendo transitivo direto, isto é, sem a presença de uma preposição.

     

    (F) O verbo ATINGIR só pode ser empregado como transitivo indireto, de modo que ocorre uma falha em: “contingências que podem atingir qualquer um (L.6)", devido à ausência da preposição.

     

    Essa afirmação é falsa. O verbo atingir sempre é transitivo direto, dispensando o uso de preposição.

     

    (V) O verbo HAVER foi empregado corretamente no singular em: “haveria erros de funcionamento neuroquímico (L.9)", pois, sendo impessoal, não requer sujeito com o qual concordar.

     

    Essa afirmação é verdadeira. Quando usado no sentido de existir, o verbo haver é invariável e impessoal, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.

     

    (V) Em: “Isso serve para que sejam produzidas uma reação de defesa e comportamento associados à ansiedade (L.13) e (L.14)", a concordância não foi estabelecida corretamente com o adjetivo, cuja forma deveria ser “produzidos".

     

    Essa afirmação é verdadeira, mas é necessário estar atento a um detalhe: a banca usa uma frase na voz passiva analítica. Sendo assim, temos a presença de um verbo auxiliar (sejam) seguido de uma forma no particípio (produzidas). Neste caso a tendência é que o substantivo concorde com o termo mais próximo, como na frase “As medidas são tomadas de acordo com estudos científicos".

     

    Só que aqui temos dois substantivos (reação – feminino; comportamento – masculino) ligados pelo conectivo e (uma conjunção que transmite ideia de adição). Dessa forma, o verbo permanece no plural.

     

    Temos, então, o verbo no plural e no feminino para que o substantivo concorde com o termo mais próximo e porque o plural é obrigatório quando existe a presença da conjunção e.

     

    Fechando a resolução, nossa sequência ficou assim: V – F – V – V.

     

    Logo, a resposta correta é a letra D.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    Referência bibliográfica:

     

    RAUBER, André Luiz. A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino. Disponível em: http://marcacini.com.br/seer/index.php/guavira/article/view/192/167

  • Gab D

    "De Arnaldo Niskier vem a seguinte advertência para os dias atuais: "O verbo visar, no sentido de ter por objetivo, rege, historicamente, a preposição a; entretanto, no português moderno, seu uso como transitivo direto já está mais do que difundido, sendo encontrado em bons autores, independentemente da palavra que o segue. Assim, devemos considerar as duas regências corretas, apesar do espernear daqueles que vêem a língua como um cadáver conservado em formol".3

    6) Para esse seu emprego mais problemático, também assim leciona Domingos Paschoal Cegalla:

    a) "na acepção de ter em vista, ter como objetivo, pretender, constrói-se geralmente com objeto indireto (preposição a)";

    b) em tal acepção, todavia, "admite-se a regência direta".4

    7) Em nota bastante apropriada para tal significado, observa Francisco Fernandes: "Neste caso o verbo visar regeu sempre complemento indireto, introduzido pela preposição a; modernamente, porém, é comum dar-se-lhe objeto direto, qualquer que seja sua acepção

    FONTE: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/20705/visar

  • Como foi dito : Português não é uma ciência exata, sendo assim, há doutrinadores que admitem o visar sendo transitivo indireto no sentido de desejar. Por sua vez há também aqueles gramáticos , minoritariamente, que sustentam a tese de visar no sentido de desejar ser transitivo direto mesmo.

    gab: B de Budega de questao

  • Visando a sobrevivência

    Tenho sobrevivido

  • português ainda é um samba sem dono

  • Questão muito mal elaborada. É um absurdo o primeiro item ser colocado como verdadeiro. REVOLTANTE

  • Banca maldosa

  • Visar no sentido de desejar é VTI, para a gramática tradicional. No entanto, para Pedro Luft, pode ser VTD, por isso a preposição (quando o verbo for empregado nesse sentido) pode ser retirada. Isso já é compartilhado por várias bancas.

    Fonte: Prof. Sidney Martins (Focus concursos).


ID
5272606
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto abaixo, da matéria Alarme desregulado, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão.


    Visando a sobrevivência, durante a evolução do ser humano, a natureza soube adaptar seu desenvolvimento para que ele se preparasse para as mais diversas situações que viria a encarar, como o perigo. A ansiedade e o medo, por exemplo, são gatilhos natos e muito importantes para a proteção do indivíduo. “Se estivermos em um local diferente, pouco iluminado e vermos um vulto, a ansiedade funciona como um sinal de alarme que pode servir para uma reação de fuga, para evitar sermos pegos de surpresa ou até reconhecer se há um perigo real”, exemplifica o psiquiatra Bernard Miodownik.

     [...] “A ansiedade é uma reação humana e suas alterações são contingências que podem atingir qualquer um, dependendo das vulnerabilidades subjetivas de cada pessoa”, explica Miodownik.

     Algumas pesquisas indicam que exista uma base genética que justifica o transtorno de ansiedade. Na formação das estruturas cerebrais ligadas aos estados de vigilância, haveria erros de funcionamento neuroquímico, que desencadeariam as sensações de ansiedade exagerada. [...]

     O hipocampo ventral é acionado ao mesmo tempo em que a área medial do córtex pré-frontal entra em ação. Assim, o cérebro irá reconhecer ou não a situação como ameaça. É no hipocampo que a memória e as emoções são processadas.

     De acordo com a interpretação do sistema nervoso, a área medial formula a resposta de outras áreas. Isso serve para que sejam produzidas uma reação de defesa e comportamento associados à ansiedade. 

O QUE é um item de natureza relacional (ou coesivo) a que são atribuídas diversas funções conforme disposto na coluna I. Dito isso, indique a classificação deste item nos contextos relacionados na coluna II e as respectivas exemplificações de uso no segundo.


Coluna I

(1) Pronome relativo

(2) Conjunção adverbial

(3) Partícula de realce

(4) Conjunção integrante


Coluna II

( ) “[...] a ansiedade funciona como um sinal de alarme QUE pode servir para uma reação de fuga [...]”.

( ) “A ansiedade é uma reação humana e suas alterações são contingências QUE podem atingir qualquer um [...]”.

( ) “Algumas pesquisas indicam QUE exista uma base genética [...]”.

( ) “O hipocampo ventral é acionado ao mesmo tempo em QUE a área medial do córtex pré-frontal entra em ação.”

( ) “É no hipocampo QUE a memória e as emoções são processadas”.


A sequência CORRETA de associação é:

Alternativas
Comentários
  • REALCE?

    COMO ELA PODE SER RETIRADA DA FRASE SEM PREJUÍZO SINTÁTICO OU SEMÂNTICO????????????

    EXPLICA?

    O CORRETO SERIA SUBSTITUIR POR ONDE!

  • Gabarito errado

    Coŕreto E

  • (1) Pronome relativo -> "Que" pronome relativo (pode ser substituído por "o qual", "as quais", "os quais" etc

    (2) Conjunção adverbial -> "Que" na função de adjunto adverbial (exerce a função de adjunto adverbial de intensidade. Ex: Que belas flores!)

    (3) Partícula de realce -> "Que" partícula expletiva (pode ser retirado da frase sem alteração no seu sentido. Nesse caso, o "que" não exerce função sintática)

    (4) Conjunção integrante -> Que conjunção integrante (pode ser substituído por "isso")

    Analisando cada assertiva:

    (1) “[...] a ansiedade funciona como um sinal de alarme QUE pode servir para uma reação de fuga [...]”.

    "que" é pronome relativo pois retoma "alarme" (a qual pode servir de fuga)

    (1) “A ansiedade é uma reação humana e suas alterações são contingências QUE podem atingir qualquer um [...]”.

    "que" é pronome relativo pois retoma "contingências" (as quais podem atingir qualquer um)

    (4) “Algumas pesquisas indicam QUE exista uma base genética [...]”.

    "que" é conjunção integrante (algumas pesquisas indicam isso)

    (1) “O hipocampo ventral é acionado ao mesmo tempo em QUE a área medial do córtex pré-frontal entra em ação.”

    "que" é pronome relativo (O hipocampo ventral é acionado ao mesmo tempo no qual a área medial do córtex pré-frontal entra em ação)

    (3) “É no hipocampo QUE a memória e as emoções são processadas”.

    "que" é partícula expletiva (A memória e as emoções são processadas no hipocampo.)

    Observe que colocando a frase na ordem direita fica fácil perceber que o "que" é partícula expletiva

    Gabarito: B (1, 1, 4, 1, 3)

    Espero que tenha ajudado!

    Bons estudos!

  • É + QUE : PARTÍCULA DE REALCE

  • primeira vez que acerto uma questão dessa triste e horrível banca de feira

    GABARITO: B

  • ''É no hipocampo QUE a memória e as emoções são processadas”.

    ''É QUE'' expletivo/ realce: A memória e as emoções são processadas no Hipocampo.

  • Gabarito B

    → O "que" para ser:

    Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso";

    Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s), a(s), qual(is)";

    Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R).

  • Em 14/09/21 às 13:50, você respondeu a opção B. Você acertou!

    Em 14/07/21 às 17:23, você respondeu a opção E. Você errou!

  • Só sabendo que as duas primeiras são pronome relativo vc já mata a questão

    Forte abraço


ID
5272609
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No texto abaixo, identificamos variados recursos de coesão referencial e sequencial. Leia-o com atenção e responda à questão:


O LUXO NÃO É LIXO 

    

    Uma batalha contra o desperdício das grifes de luxo está sendo travada na França. Combatê-lo é decisão sensata, uma vez que a produção fashion tem significativo impacto ambiental no planeta: é responsável por aproximadamente 8% das emissões de gases de efeito estufa no planeta. Ganhá-la não é, no entanto, tarefa fácil, porque esse setor movimenta bilhões de euros anualmente e é o segundo mais lucrativo do país. Influente, essa indústria produz objetos desejados em todo o mundo e modifica-la, portanto, significa incomodar muita gente, e de peso. Apesar das dificuldades, um nome se destaca nessa guerra: Brune Poirson, de 37 anos. Oficialmente chefe de uma Secretaria do Estado dentro do Ministério da Ecologia, a francesa já é chamada de “ministra da moda”, não pelo bom gosto ao se vestir, mas principalmente porque resolveu enfrentar esse setor gigante.

    Desde que assumiu o cargo, há três anos, Brune vem elaborando medidas para isso, como o texto da “lei de desperdício zero”, que visa implantar uma economia circular. A ideia é proibir que produtos não vendidos sejam incinerados, como ocorre hoje no país. Os números são exorbitantes: anualmente as marcas destroem 650 milhões de euros em artigos de luxo que sobram nos estoques, prática usada para evitar que eles se desvalorizem e assim garantir sua exclusividade, principal característica que lhes confere valor alto de venda. Mas a proposta da secretária vai além: prevê eliminar a utilização de plásticos descartáveis depois de 2021 e microplásticos em cosméticos, e obrigar que máquinas de lavar industriais usem filtros. (Isto É- 05/02/2020)

Analise as proposições com relação ao emprego das formas referenciais e avalie a sua veracidade.


I- Os pronomes oblíquos “O” e “A”, presentes em: “combatê-lo é decisão sensata” (L.1) e “ganhá-la não é, no entanto, tarefa fácil” (L.3), retomam os conteúdos “desperdício das grifes de luxo” e “batalha contra o desperdício”.

II- As expressões “esse setor” (L.3) e “nessa guerra” (L.5) recuperam respectivamente os seguintes conteúdos: “mercado de grife de luxo” e “luta contra o desperdício”.

III- Em: “prática usada para evitar que eles se desvalorizem”, (L.12) o referente do pronome pessoal “ELES” é “estoques”.

IV- Em: “característica que lhes confere valor alto de venda”, (L.12) e (L.13) o referente do pronome oblíquo “LHES” é “números exorbitantes”.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. O item II está errado. "Esse setor" retoma produção fashion e sequer mercado de artigo de luxo aparece no texto. Como pode retornar uma expressão que nem no texto está.

    Para mim gabarito E

  • Questão demasiadamente longa, se tivéssemos opções como "I,II,III e IV corretas", seria muito cansativa. Matando a I e a II, já se chega a resposta.

  • Respondendo ao comentário do amigo sobre o item II, eu também fiquei um pouco confuso no começo, pois também fui buscar no texto os termos. Só depois de uma segunda lida mais atentar, observei que a questão pede "recuperam respectivamente os seguintes conteúdos", ou seja, a ideia por trás do texto. Vendo dessa forma, o item II passou a fazer sentido para mim. Mesmo que eu não tenha certeza se essa linha de raciocínio está correta, deu certo para responder a questão.

  • COMO PODDEMOS TER UM REFERENCIAL QUE NEM SEQUER APARECE NO TEXTO?

  • Concordo que a expressão “esse setor” retoma ou se refira a “produção fashion”. Portanto gabarito errado.

  • A banca deixou bem claro: Analise as proposições com relação ao emprego das formas referenciais e avalie a sua veracidade.

    Se é uma PROPOSIÇÃO, não cabe termos subtendidos. Se era pa considerar termo subtendido na questão, a banca teria que deixar claro!! ''mercado'' está subtendido no texto.

    Eu também acho que o termo ''esse setor'' pode retomar: produção fashion ou grifes de luxo.

    Não tenho certeza, mas creio que há muitas coisas erradas aqui nessa questão e nessa banca lixo!

  • Afirmativas I e II.

    Pura interpretação de texto.

  • A expressão “esse setor” pode retomar tanto "grifes de luxo" como "produção fashion".


ID
5272612
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No texto abaixo, identificamos variados recursos de coesão referencial e sequencial. Leia-o com atenção e responda à questão:


O LUXO NÃO É LIXO 

    

    Uma batalha contra o desperdício das grifes de luxo está sendo travada na França. Combatê-lo é decisão sensata, uma vez que a produção fashion tem significativo impacto ambiental no planeta: é responsável por aproximadamente 8% das emissões de gases de efeito estufa no planeta. Ganhá-la não é, no entanto, tarefa fácil, porque esse setor movimenta bilhões de euros anualmente e é o segundo mais lucrativo do país. Influente, essa indústria produz objetos desejados em todo o mundo e modifica-la, portanto, significa incomodar muita gente, e de peso. Apesar das dificuldades, um nome se destaca nessa guerra: Brune Poirson, de 37 anos. Oficialmente chefe de uma Secretaria do Estado dentro do Ministério da Ecologia, a francesa já é chamada de “ministra da moda”, não pelo bom gosto ao se vestir, mas principalmente porque resolveu enfrentar esse setor gigante.

    Desde que assumiu o cargo, há três anos, Brune vem elaborando medidas para isso, como o texto da “lei de desperdício zero”, que visa implantar uma economia circular. A ideia é proibir que produtos não vendidos sejam incinerados, como ocorre hoje no país. Os números são exorbitantes: anualmente as marcas destroem 650 milhões de euros em artigos de luxo que sobram nos estoques, prática usada para evitar que eles se desvalorizem e assim garantir sua exclusividade, principal característica que lhes confere valor alto de venda. Mas a proposta da secretária vai além: prevê eliminar a utilização de plásticos descartáveis depois de 2021 e microplásticos em cosméticos, e obrigar que máquinas de lavar industriais usem filtros. (Isto É- 05/02/2020)

Avalie as afirmações a seguir quanto ao emprego dos elementos de sequenciação, responsáveis por estabelecer relações semânticas entre as ideias, e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Em: “Combatê-lo é decisão sensata, uma vez que a produção fashion tem significativo impacto ambiental no planeta”, depreende-se da combinação das orações uma relação de consequência.

( ) Em: “[...] a francesa já é chamada de “ministra da moda”, não pelo bom gosto ao se vestir, mas principalmente porque resolveu enfrentar esse setor gigante”, tem-se a indicação de duas razões para a atribuição do título à ministra, dando-se destaque à segunda.

( ) Em: “Desde que assumiu o cargo, há três anos, Brune vem elaborando medidas para isso, como o texto da 'lei de desperdício zero'”, que deduz-se uma relação de condição entre as orações.

( ) Em: “[...] Mas a proposta da secretária vai além: prevê eliminar a utilização de plásticos descartáveis depois de 2021 e [...],” a informação introduzida pelo MAS ao mesmo tempo nega a limitação da proposta e introduz uma ressalva, estabelecendo um nexo retrospectivo e prospectivo.


A sequência CORRETA de preenchimento é:

Alternativas
Comentários
  • Queria o filtro de exclusão de banca só pra tirar essa cpcon. Oh banca lixo
  • Nossa! que banca complicada!! É a 3 questão que não acerto

  • "Desde que" não é condicional?

  • Sobre o "uma vez que":

    Segundo recomendam os estudiosos do nosso idioma, a locução correta é UMA VEZ QUE [com artigo] e não “VEZ QUE”.

    É conveniente lembrar que todas as locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais formadas com a palavra VEZ têm a anteposição do ARTIGO ou de OUTRA PALAVRA [por vezes, uma vez que, uma vez ou outra, de uma vez para sempre, de quando em vez, de vez em quando, de vez em vez, de vez, muita vez, muitas vezes, uma vez por outra, fazer as vezes, etc.].

    Assim sendo, ao redigir qualquer texto, não se deve usar a equivocada e não autorizada locução “VEZ QUE”.

    Ensina, a propósito, o festejado NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, um de nossos mais renomados gramáticos:

    "Vez que" - Não nos foi dado até hoje encontrar justificação para ‘vez que’ em lugar de ‘uma vez que’. Domingos Vieira, o mais rico dicionário de exemplos de emprego de vocábulos, não traz a expressão causal.

    Laudelino Freire e Caldas Aulete, dicionários insuperáveis, trazem somente a locução conjuntiva causal ‘uma vez que’, equivalente a ‘já que’, ‘visto que’, ‘porquanto’: ‘Podiam sem susto apresentar-se, uma vez que confiassem no seu mérito’ – ‘Uma vez que o assunto foi examinado...”

    (Dicionário de Questões Vernáculas, Editora Ática, 4ª ed., 1998, p. 597).

  • Desde que + verbo no subjuntivo é CONDIÇÃO

    desde que + verbo no indicativo é tempo ou causal...

    depende do contexto


ID
5272615
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atente para a pontuação empregada no texto abaixo, no que diz respeito ao uso das vírgulas sinalizadas entre parênteses. Analise os contextos de ocorrência e, em seguida, avalie as explicações oferecidas para tais usos, de modo a estabelecer uma associação entre esses usos e as justificativas oferecidas.


Brasil se destaca em olimpíadas de profissões técnicas


O país conquistou o terceiro lugar na edição da WorldSkills ocorrida em agosto de 2019 em Kazan (,) 1 na Rússia. Com o resultado (,) 2 está há sete edições consecutivas entre os cinco melhores do mundo. Participaram da competição 1.354 jovens de 63 países. [...] Sede do próximo evento(,) 3 em 2021(,) 4 a China levou o primeiro lugar (,) 5 enquanto os anfitriões da edição 2019 ficaram com o segundo.

Algumas das conquistas do Brasil se deram em áreas estratégicas para a indústria 4.0, como computação em nuvem, mecatrônica e cibersegurança (,) 6 uma demonstração de que o país tem conhecimento nesses ramos, mas precisa disseminá-lo para formar mão de obra.(Isto É- 05/02/2020)


( ) Separa uma expressão explicativa (aposto).

( ) Separa adjuntos adverbiais que estão numa sequência.

( ) Separa uma oração adverbial com noção de contraste.

( ) Separa um adjunto adverbial de causa.

( ) Separa um aposto deslocado.

( ) Separa um adjunto adverbial de tempo.


A sequência CORRETA de associação é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

  • Alguém poderia explicar por favor?

  • RESUMINDO o uso da vírgula

    • Termos e orações que rompem com a união dos termos essenciais e integrantes devem ser isolados por vírgulas.
    • Adjuntos de circunstância, quando estão na posição inicial ou no meio da oração, podem ser acompanhados por vírgula (uso facultativo), pois a pontuação traz um destaque a eles. Entretanto, se dois adjuntos adverbiais estiverem juntos, no início da oração, deve-se inserir uma vírgula entre eles.
    • A omissão de termos é marcada por meio da colocação da vírgula.
    • É recomendável utilizar vírgulas para separar enumerações.
    • Vocativo deve ser isolado por meio do uso da vírgula.
    • Orações coordenadas assindéticas normalmente são separadas por vírgulas.
    • Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário.
    • Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção.
    • Quando a oração subordinada estiver antes da oração principal, o uso da vírgula é obrigatório.
    • As orações subordinadas adjetivas explicativas são separadas por vírgula.

    Gab.: B

  • Algum professor site para comentar esse questão?

    A banca diz que a expressão ''na Rússia'' é um adjunto adverbial, mas desde quando? Pois se o adjunto adverbial só pode se referir a verbos, adjetivos ou outros advérbios. A expressão ''na Rússia'' dá sim ideia de lugar, mas nessa construção, a expressão está claramente se referindo ao substativo ''Kazan'' (tradicional capital muçulmana da Rússia) Para mim, isso está mais pra um aposto explicativo/especificativo, visto que ''na Rússia'' explica onde fica ''Kazan''

    O país conquistou o terceiro lugar na edição da WorldSkills ocorrida em agosto de 2019 em Kazan, na Rússia.

  • se uma banca dessas pegar carreiras policiais, eu nem me inscrevo.

  • krl, essa eu me enrolei

  • Não sei pra quê tanta enrolação pra perguntar sobre o uso de pontuação, por isso essas bancas não tem credibilidade em concursos..

  • Banca maldosa
  • Difícil saber cada uso certinho, mas o importante é acertar a questão. Resolvi da seguinte forma:

    1) O uso mais fácil de se identificar é: Separa adjuntos adverbiais que estão numa sequência.

    -(...) ocorrida em agosto de 2019 em Kazan (,) 1 na Rússia

    * Desse modo elimina-se C e D.

    2) Outro uso fácil de distinguir: Separa uma oração adverbial com noção de contraste.

    -China levou o primeiro lugar (,) 5 enquanto (...)

    Nesse caso o "enquanto" não introduz ideia de tempo, mas sim de contraste.

    * Elimina-se A e E.

    GAB. B


ID
5272618
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na sequência, estão enumerados alguns excertos* dos quais foram retirados os pronomes responsáveis por retomar conteúdos precedentes. Assim, para restabelecer o sentido do texto, preencha as lacunas com os pronomes relativos que se adequem ao contexto. (*Fonte: Isto É, 05/02/20).


I- A rapidez ____ a evolução tecnológica modifica o cotidiano da humanidade impõe a governos e empresas ações concatenadas e igualmente ágeis para formar trabalhadores aptos a atuar em um cenário em constante transformação.

II- Engana-se ainda quem pensa que a indústria 4.0 é um conceito que serve apenas para grandes empresas. Em 2018, o SENAI lançou um teste online e gratuito _____ qualquer empresa pode conhecer seu grau de maturidade nesse requisito.

III- Necessidade de formação sólida em matemática e física – disciplinas _____ o estudante apresenta deficiência – distancia potenciais interessados e é uma das causas da grande evasão nesses cursos.

IV- Nesse contexto, ganha força a chamada educação Steam, movimento que propõe um ensino baseado em cinco disciplinas específicas (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, _____ iniciais em inglês compõem a sigla Steam), integradas em uma abordagem interdisciplinar.


A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

  • Deparou com pronome relativo, mude a ordem da frase, facilita a compreensão.

    • A evolução tecnológica modifica COM rapidez;

    • Qualquer empresa pode conhecer seu grau de maturidade PELO teste;

    • O estudante apresenta deficiência EM algo;

    • As iniciais DAS(sentido de posse entre substantivos) palavras ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática;

  • não entendi
  • "Obrigado amigo vc é um amigo".


ID
5272624
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto abaixo, da matéria Conhecerpara cuidar, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão.


    Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, já que a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. Entretanto, existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação.[...]

    Uma das formas de prevenir os danos ligados à depressão é buscar informação sobre o assunto. Compreender como a doença se manifesta e seus efeitos sobre o paciente é importante para saber lidar com o ente querido, bem como apoiá-lo nas situações diárias. Sem conhecimento sobre o assunto, muitos erros podem ser cometidos e, com isso, causar danos a quem convive com o transtorno.

    Um ambiente emocional equilibrado é uma forma eficiente de auxílio. Contar com um núcleo familiar acolhedor é essencial, já que “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, pois trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora.

    Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. Portanto, é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamento nem ideias pré-concebidas. [...]

    Algo que pode ocorrer com frequência e deve ser evitado são as críticas e as cobranças. Apontar problemas no comportamento de alguém em estado emocional deprimido não ajuda em sua melhora, pelo contrário, pode tornar o indivíduo mais retraído. Cobrar melhoras, empenho no tratamento ou que tenha positividade também são ações ineficientes. Lidar com o transtorno emocional é dolorido e requer esforço, por isso, as exigências podem gerar bloqueios.

        Ao notar os sinais de depressão, a primeira coisa a ser feita é buscar ajuda profissional. O paciente precisa de psicoterapia para aprender a ressignificar os sentimentos, lidar com os problemas diários e aprender mecanismos de prevenção. [...] Além disso, será necessário auxílio de psiquiatras que indicarão a medicação mais adequada para o quadro. Os remédios inibem sintomas e colaboram com os efeitos da terapia psicológica. [...]

Analise as afirmações a seguir, a respeito da estruturação do texto e assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.


( ) O texto destaca a importância de ter uma clara percepção sobre o quadro da depressão para que se criem condições favoráveis para enfrentar o problema e viabilizar o tratamento da doença.

( ) O texto apresenta o diálogo como forma de tratar e curar a doença, pois seria um meio de o paciente aliviar as dores emocionais.

( ) Aorganização do texto é típica de uma reportagem, mesclando sequências expositivas e argumentativas.

( ) As estruturas linguísticas nas quais o predicado é formado de verbo SER + predicativo (é essencial; é preciso; etc.) são pistas de subjetividade muito recorrentes no texto; apesar disso, o texto é predominantemente objetivo.


A CORRETA avaliação é:

Alternativas
Comentários
  • Reportagem...

  • reportagemkkkkkkkkkkkk

  • REPORTAGEM?

  • Esse gabarito esta correto ?

  • Não entendi o pessoal questionando o gabarito, na primeira sentença deixa evidenciado que se trata de uma reportagem: "Com base no excerto abaixo, da matéria Conhecer para cuidar, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão".

  • ✅ Gabarito: A

    Uma das formas de prevenir os danos ligados à depressão é buscar informação sobre o assunto...

    X O texto apresenta o diálogo como forma de tratar e curar a doença, pois seria um meio de o paciente aliviar as dores emocionais.

    Com base no excerto abaixo, da matéria Conhecerpara cuidar.

  • Nem toda revista tem reportagens. Existem revistas científicas, nas quais são publicados artigos, dentre outros.

    Aquestão deveria ter sido anulada.

  • Fala-se que é uma matéria na parte introdutória da questão. Matéria e reportagem são diferentes!!!!!!!!!
  • acredito que sem a palavra reportagem poderia estar correto esse gabarito

  • Reportagem kkk

ID
5272627
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto abaixo, da matéria Conhecerpara cuidar, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão.


    Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, já que a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. Entretanto, existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação.[...]

    Uma das formas de prevenir os danos ligados à depressão é buscar informação sobre o assunto. Compreender como a doença se manifesta e seus efeitos sobre o paciente é importante para saber lidar com o ente querido, bem como apoiá-lo nas situações diárias. Sem conhecimento sobre o assunto, muitos erros podem ser cometidos e, com isso, causar danos a quem convive com o transtorno.

    Um ambiente emocional equilibrado é uma forma eficiente de auxílio. Contar com um núcleo familiar acolhedor é essencial, já que “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, pois trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora.

    Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. Portanto, é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamento nem ideias pré-concebidas. [...]

    Algo que pode ocorrer com frequência e deve ser evitado são as críticas e as cobranças. Apontar problemas no comportamento de alguém em estado emocional deprimido não ajuda em sua melhora, pelo contrário, pode tornar o indivíduo mais retraído. Cobrar melhoras, empenho no tratamento ou que tenha positividade também são ações ineficientes. Lidar com o transtorno emocional é dolorido e requer esforço, por isso, as exigências podem gerar bloqueios.

        Ao notar os sinais de depressão, a primeira coisa a ser feita é buscar ajuda profissional. O paciente precisa de psicoterapia para aprender a ressignificar os sentimentos, lidar com os problemas diários e aprender mecanismos de prevenção. [...] Além disso, será necessário auxílio de psiquiatras que indicarão a medicação mais adequada para o quadro. Os remédios inibem sintomas e colaboram com os efeitos da terapia psicológica. [...]

Indique, dentre os períodos abaixo relacionados, aquele em que o sujeito da oração só vem explicitamente expresso em relação à primeira forma verbal, estando não-expresso nas demais, ou seja, é classificado como oculto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL - C

    “O paciente precisa de psicoterapia (.....)

    I) Quem precisa de Psicoterapia ?

    O paciente = Sujeito.

    II) para aprender a ressignificar os sentimentos (.....)

    Quem vai aprender a ressignificar os sentimentos ?

    O paciente

    III) (....),  lidar com os problemas diários e aprender mecanismos de prevenção”.

    Quem vai lidar com os problemas diários e aprender ......?

    O paciente

    ---------------------------------------------------------------

    Sujeito oculto é o que não está expresso, mas pode ser determinado pelo contexto

    ou pela forma desinência verbal.

    ____________________________________

    Havendo equívocos, comunique-me !

    Bons estudos!!!

  • A questão passa a ser fácil no momento em que o enunciado fica claro.

    PRIMEIRA FORMA VERBAL: PRECISA

    pergunta para o verbo, PRECISA o que ? PRECISA ... aprender ....

  • não entendi

  • Não entendi nem a pergunta

  • O sujeito não está oculto. A questão pedi uma coisa e o gabarito mostra outra.

  • A questão pede duas coisas:

    1) Indicar os o sujeito da oração explicito

    2) Indicar os demais ocultos;

    A meu ver o gab. está errado pela segunda parte, os sujeitos seguides não são ocultos. É simples.

  • Eita banca DIFÍCIL


ID
5272630
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Talento e compromisso


Kobe Bryant era um gênio nas quadras de basquete. Fora delas mostrou-se um cidadão engajado e talentoso


A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete Kobe Bryant, sua filha e seus companheiros no voo de helicóptero que deveria levá-los ao centro de formação de base no qual trabalhavam.

Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque, que durante 20 anos defendeu um único clube, o Los Angeles Lakers.

Este fato por si só destaca o atleta em um tempo em que o esporte é marcado por transferências milionárias.

Uma curiosidade marcante entre diferentes jogadores de todos os esportes também foi sua característica: Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas no confronto com adversários fabulosos que tinham na força física sua marca principal.

Muito corretamente ele era comparado a Michael Jordan, para mim o melhor atleta da década de 1990, desde que iniciou sua trajetória na NBA ao lado de Shaquille O'Neal, um nome único entre jogadores com físico agigantado. Juntos, eles ganharam um tricampeonato da NBA. Mais adiante, Bryant levantaria outras duas vezes o troféu, além de conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, sem falar em uma infinidade de vitórias individuais.

De todo modo, é grandioso o reconhecimento da contribuição do craque para o desenvolvimento do espetacular basquete americano e dos seus exemplos de responsabilidade social e humana, atestados pelas amizades que angariou em muitas áreas de atividade além do esporte. Consternação geral.

Dentre os períodos abaixo listados, indique aquele em que se apresenta oração adjetiva explicativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Oração subordinada adjetiva é introduzida por pronome relativo, no caso o que.

    explicativa sempre com vírgula.

  • Gabarito: C.

    A - Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Restritiva.

    B - Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Restritiva.

    C -Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Explicativa.

    D - Oração Subordinada Substantiva Adjetiva Restritiva.

    Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem.

    Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas.

  • GABARITO - C

    Trocando o " que" por " qual (Ais ) " = Pronome relativo

    O pronome relativo introduz orações subordinadas adjetivas.

    Com vírgulas - Explicativa

    Sem vírgulas - Restritiva

    Trocando o " que" por isso = Conjunção integrante

    Introduz orações subordinadas substantivas.

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque, que durante 20 anos defendeu um único clube, o Los Angeles Lakers.

    (....) O QUAL durante anos ......


ID
5272633
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Talento e compromisso


Kobe Bryant era um gênio nas quadras de basquete. Fora delas mostrou-se um cidadão engajado e talentoso


A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete Kobe Bryant, sua filha e seus companheiros no voo de helicóptero que deveria levá-los ao centro de formação de base no qual trabalhavam.

Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque, que durante 20 anos defendeu um único clube, o Los Angeles Lakers.

Este fato por si só destaca o atleta em um tempo em que o esporte é marcado por transferências milionárias.

Uma curiosidade marcante entre diferentes jogadores de todos os esportes também foi sua característica: Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas no confronto com adversários fabulosos que tinham na força física sua marca principal.

Muito corretamente ele era comparado a Michael Jordan, para mim o melhor atleta da década de 1990, desde que iniciou sua trajetória na NBA ao lado de Shaquille O'Neal, um nome único entre jogadores com físico agigantado. Juntos, eles ganharam um tricampeonato da NBA. Mais adiante, Bryant levantaria outras duas vezes o troféu, além de conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, sem falar em uma infinidade de vitórias individuais.

De todo modo, é grandioso o reconhecimento da contribuição do craque para o desenvolvimento do espetacular basquete americano e dos seus exemplos de responsabilidade social e humana, atestados pelas amizades que angariou em muitas áreas de atividade além do esporte. Consternação geral.

Avalie a veracidade das informações abaixo com relação a algumas estruturas linguísticas presentes no texto.


I- Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso”, o verbo pede objeto direto, representado pelo “se” e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso”.

II- Em: “Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque”, o item “SE” classifica-se como partícula apassivadora.

III- Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete”, que se apresenta na voz passiva, a preposição “por” introduz o agente da passiva.

IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta” o verbo “destacar” pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas”, o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por”.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  •  I - Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete”, que se apresenta na voz passiva, a preposição “por” introduz o agente da passiva.

    è O agente da passiva é aquele que verdadeiramente pratica a ação.

    “Pelo mundo”, SE FOSSE O AGENTE DA PASSIVA estaríamos admitindo que o mundo pratica a ação de espalhar.

    O mundo espalhou a tristeza .. (ERRADO).

    ACREDITO QUE: A TRISTEZA FOI ESPALHADA (onde)? NO MUNDO – adjunto adverbial de lugar.

    IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta” o verbo “destacar” pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas”, o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por”.

     

    ESTE FATO POR SI SÓ DESTACA O ATLETA. (Quem destaca – DESTACA ALGO) VTD – O ATLETA É VTD. Mas esse verbo também pode ser essencialmente pronominal.

    Quem (se) destaca – se destaca (por) algo (VTI).

     

    I-            Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso”, o verbo pede objeto direto, representado pelo “se” e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso”.

    ESSA ME PEGOU!! NÃO SEI... quem souber dá um HELP.

    (HAHA) e não sou professora, então pode estar errado o meu comentário. 

  • CUIDADO

    A banca comete erro grosseiro. A questão possui gabarito incorreto.

    I- Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso”, o verbo pede objeto direto, representado pelo “se” e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso”.

    Incorreta. O verbo em questão, "mostrou-se", com sentido de "revelar(se)", "evidenciar" é verbo copulativo, necessitando a presença de um predicativo do sujeito, de modo que a partícula "se" não assume função sintática.

    'Pedro mostrou-se inteligente".

    Na construção proposta pela banca, de cunho reflexivo, forçoso é notarmos o problema estrutural:

    "Bryant mostrou-se (mostrou a si mesmo) um cidadão engajado e talentoso..." - Percebam que impossível é classificar o predicativo vez que sujeito e objeto são o mesmo termo. Seria "...um cidadão engajado e talentoso..." predicativo do sujeito ou predicativo do objeto ?

    Inexistindo esdrúxula possibilidade de construção, evidencia-se que o verbo em questão é de natureza copulativa, inexistindo objeto direto na presente construção.

    II- Em: “Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque”, o item “SE” classifica-se como partícula apassivadora.

    Incorreto. A locução verbal "tem falado" é transitiva indireta, sendo a partícula "se" índice de indeterminação do sujeito.

    III- Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete”, que se apresenta na voz passiva, a preposição “por” introduz o agente da passiva.

    Incorreta. Ainda que se possa tomar a construção como passiva, assumindo que o fato (morte) espalhou a tristeza, a construção "...pelo mundo..." é adjunto adverbial.

    IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta” o verbo “destacar” pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas”, o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por”.

    Correta.

    Na primeira construção temos o verbo aplicado em acepção transitiva direta, "...o atleta..." serve aqui como objeto direto.

    Na segunda construção, aplica-se acepção transitiva indireta e pronominal, sendo "...pelas suas qualidades técnicas..." objeto indireto.

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto na alternativa D

  • Gabarito: D.

    Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso

    • Bryant - Sujeito

    • Mostrou-se: O quê? = Objeto Direto - Um cidadão.

    • Engajado e talentoso = predicativo do sujeito.

    Se "x" é adjetivo, então pode ser:

    • adjunto adnominal se vier junto/integrar o termo ao qual se vincula;
    • predicativo do sujeito ou do objeto direto.

  • Essa questão é interessante, peçam gabarito comentado por favor!

  • Chama os prof, gabarito comentadooooooooooo please!

  • Ou o gabarito está errado ou a banca está enlouquecida.

    "D" deve ser a alternativa correta.

  • Verbos pronominais são acompanhados do pronome oblíquo, que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que a executa ou, no caso de mais de um sujeito, que se trata de uma ação recíproca que reflete em todos os sujeitos do enunciado.

    Arrepender-se: suicidar-se

    Apiedar-se: queixar-se

    Atrever-se: zangar-se

    Abster-se: indignar-se

  • EXISTE UM EQUÍVOCO DA BANCA AO INFORMAR QUE O ITEM B É O CORRETO. NO ITEM I, A PARTÍCULA "SE" INDICAÇÃO UMA CONDIÇÃO REFLEXIVA.

    GABARITO CORRETO > ITEM D

  • Comentário de professor por aqui nunca mais vi , Qconcurso ta deixando muito a desejar , digo quem nem vale mais a pena o investimento

  • nem eu sei

  • tbm acho que a D é a alternativa certa

  • Galera, vamos passar e-mail reclamando que as questões não têm mais comentários dos professores.

  • até onde sei, o "se" nos verbos pronominais acidentais tem papel de objeto direto reflexivo. Ou seja, realmente o GABARITO é B

  • Esta questão avalia conhecimentos sobre flexão de vozes verbais e funções morfossintáticas, bem como de funções de outros termos integrantes da oração. Como temos quatro afirmativas e como nossa tarefa é apontar qual (ou quais) está correta (estão corretas), é mais produtivo analisar caso a caso.

     

    Dito isto, vamos à resolução.

     

    I) Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso", o verbo pede objeto direto, representado pelo “se" e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso".

     

    Esta afirmação é verdadeira. Temos, aqui, uma frase na voz passiva sintética. De acordo com as regras de concordância verbal, tanto a voz passiva analítica quanto a voz passiva sintética não admitem verbos transitivos indiretos.

     

    Um exemplo simples é dado por meio da frase “Precisa-se de operários", que está na voz passiva sintética. Precisar é um verbo transitivo indireto (quem precisa, precisa de alguma coisa), cujo complemento é operários. Porém, se passarmos a frase para a voz passiva analítica (verbo auxiliar + particípio) teremos “Operários é precisado". Errado. Essa frase é agramatical, isto é, não se encaixa nas regras.

     

    Além disso, frases na voz passiva sintética pedem a presença obrigatória da partícula apassivadora (se). No caso de “Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso", temos a presença desse agente da passiva. Quanto ao predicativo do sujeito (cidadão engajado e talentoso), ele dá uma qualidade ao jogador Bryant.

     

    II- Em: “Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque", o item “SE" classifica-se como partícula apassivadora.

    Esta afirmativa está errada. Aqui, o se não é classificado com partícula apassivadora. A partícula apassivadora é usada na voz passiva sintética, acompanhando verbos transitivos diretos, como na frase “Vendem-se casas". A frase acima não está na voz passiva sintética. O se é um pronome pessoal.

     

    III- Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete", que se apresenta na voz passiva, a preposição “por" introduz o agente da passiva.

     

    Esta afirmação está errada. O agente da passiva é um termo que pratica a ação expressa pelo verbo. Na frase acima, o que vem depois da preposição (mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete) não é um agente da passiva, pois não pratica a ação do verbo (espalhou).

     

    IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta" o verbo “destacar" pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas", o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por".

     

    Esta afirmação está correta. Na primeira oração o verbo destacar pede objeto direto, pois um fato destaca alguma coisa. Se um fato destaca algum outro, neste caso específico, não há necessidade de preposição.

     

    Já na segunda frase verbo destacar é usado como verbo pronominal. Os verbos pronominais são acompanhados de pronome oblíquo, o que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que executa a ação. No caso, a ação de se destacar é refletida no próprio sujeito (Bryant).

     

    Sendo assim, as duas únicas afirmativas corretas são I e IV. E a única alternativa que comporta essa resposta é a letra B.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • O que eu vi de questões em que o gabarito da banca está errado! Essa é a 31° questão que respondi hoje. Pelos comentários dos colegas, e pelos meus erros que no final estavam certos, essa é a 5° questão com erro da banca.

    Difícil...

    QC abre teu olho!

  • As questões de prefeitura estão mais difíceis do que as da federal.
  • I) Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso", o verbo pede objeto direto, representado pelo “se" e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso".

     

    Esta afirmação é verdadeira. Temos, aqui, uma frase na voz passiva sintética. De acordo com as regras de concordância verbal, tanto a voz passiva analítica quanto a voz passiva sintética não admitem verbos transitivos indiretos.

     

    Um exemplo simples é dado por meio da frase “Precisa-se de operários", que está na voz passiva sintética. Precisar é um verbo transitivo indireto (quem precisa, precisa de alguma coisa), cujo complemento é operários. Porém, se passarmos a frase para a voz passiva analítica (verbo auxiliar + particípio) teremos “Operários é precisado". Errado. Essa frase é agramatical, isto é, não se encaixa nas regras.

     

    Além disso, frases na voz passiva sintética pedem a presença obrigatória da partícula apassivadora (se). No caso de “Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso", temos a presença desse agente da passiva. Quanto ao predicativo do sujeito (cidadão engajado e talentoso), ele dá uma qualidade ao jogador Bryant.

     

    II- Em: “Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque", o item “SE" classifica-se como partícula apassivadora.

    Esta afirmativa está errada. Aqui, o se não é classificado com partícula apassivadora. A partícula apassivadora é usada na voz passiva sintética, acompanhando verbos transitivos diretos, como na frase “Vendem-se casas". A frase acima não está na voz passiva sintética. O se é um pronome pessoal.

     

    III- Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete", que se apresenta na voz passiva, a preposição “por" introduz o agente da passiva.

     

    Esta afirmação está errada. O agente da passiva é um termo que pratica a ação expressa pelo verbo. Na frase acima, o que vem depois da preposição (mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete) não é um agente da passiva, pois não pratica a ação do verbo (espalhou).

     

    IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta" o verbo “destacar" pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas", o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por".

     

    Esta afirmação está correta. Na primeira oração o verbo destacar pede objeto direto, pois um fato destaca alguma coisa. Se um fato destaca algum outro, neste caso específico, não há necessidade de preposição.

     

    Já na segunda frase verbo destacar é usado como verbo pronominal. Os verbos pronominais são acompanhados de pronome oblíquo, o que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que executa a ação. No caso, a ação de se destacar é refletida no próprio sujeito (Bryant).

     

    Sendo assim, as duas únicas afirmativas corretas são I e IV

  • Questão no modelo... quem acertar vai errar e quem errar vai acertar
  • Orgulho de ter "errado" três vezes já!


ID
5272636
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Golpistas impunes


Brigar contra os ladrões e vigaristas da internet é como enxugar gelo

    

       As informações que chegam pela internet trazem o melhor e o pior dos mundos.

    É desnecessário falar da revolução que a rede trouxe ao universo da cultura, da ciência e da tecnologia. Com poucos toques no teclado consigo ver as coleções do Louvre e do Metropolitan, acessar os avanços do tratamento do câncer, [....]

     Em contrapartida, no esgoto da rede corre tudo o que não presta: exploração sexual de crianças, pornografia que afronta a dignidade feminina, calúnias que destroem reputações e desequilibram processos eleitorais, além de um mundo de mentiras, besteiras e cretinices antes ouvidas apenas por meia dúzia de desocupados, nos botequins. A internet, de fato, deu voz aos imbecis. E aos estelionatários, também. Ladrões que clonam cartões de crédito, roubam senhas de contas bancárias e promovem vendas fictícias, lesam um número incalculável de incautos.

    No meu caso particular, caí na mira de falsários que anunciam, em meu nome, produtos “revolucionários” que apregoam realizar curas milagrosas. Invariavelmente, os anúncios trazem minha fotografia montada ao lado do remédio à venda. [...]

    É evidente que, por razões éticas, nunca fiz nem farei propaganda de qualquer remédio ou medicamento. Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres: “O Dr. Drauzio não faz propaganda de remédio. Não compre”. O golpe maior é que anuncia cápsulas para dores nas juntas, que os estelionatários afirmam repor o colágeno desgastado nas cartilagens com o passar dos anos. [...]

    Como denunciamos a farsa no próprio programa, os falsários mudaram o nome do produto, e continuam veiculando o anúncio impunemente.

     Os amigos me perguntam por que não processo essa gente. Eu gostaria de vê-los na cadeia, são ladrões, mas não há como. Porque a autoria vem de perfis falsos e sites ancorados no exterior.

     Quando consigo que o Facebook tire do ar (tarefa que não é fácil), no dia seguinte é publicado outro perfil tão falso quanto o anterior. É enxugar gelo.

Dispomos, a seguir, novas formas de escritura para os parágrafos 2, 3 e 4 do texto. Avalie se o conteúdo dessas versões tem ou não equivalência com a informação do texto base, indicando (V), em caso afirmativo ou (F), em caso negativo.


( ) No esgoto da rede correm não só exploração sexual de crianças, pornografia que afronta a dignidade feminina, calúnias que destroem reputações e desequilibram processos eleitorais, mas também um mundo de mentiras, besteiras e cretinices antes ouvidas apenas por meia dúzia de desocupados, nos botequins. Ou seja, tudo o que não presta. Com certeza, a internet deu voz aos imbecis.

( ) Da mesma forma, (a internet) deu voz aos estelionatários, que clonam cartões de crédito, roubam senhas de contas bancárias e promovem vendas fictícias, lesando um número incalculável de incautos.

( ) No meu caso especificamente, caí na mira de falsários, que anunciam produtos “revolucionários” em meu nome, e apregoam realizar curas milagrosas. Os anúncios apresentam a minha fotografia montada ao lado do remédio à venda, infelizmente. [...]


A avaliação CORRETA está disposta na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Todo o segundo parágrafo decorre de uma visão contrária, pelo ponto de vista completamente oposto ao parágrafo anterior, e mesmo assim a banca considerou correta/equivalente a omissão da expressão "em contrapartida". Não faz nenhum sentido, no mínimo, essa omissão perde a conexão com o início do texto.

    O que também não faz sentido é desconsiderar a conotação negativa, no contexto, da palavra "invariavelmente" como infelizmente.

    Provavelmente o examinador usou a referência vozes da mente para elaborar a questão.

  • Gab. D aos não assinantes.

    Creio que o erro da ultima seja apenas a palavra infelizmente que faz ficar fora do contexto do parágrafo.

  • No texto: caí na mira de falsários que anunciam,

    Sem Vírgula: reStritiVa

    Questão: caí na mira de falsários, que anunciam 

    Com Vírgula: expliCatiVa

    Ou seja, as informações não são equivalentes!

  • Questão que vc tem de estar em conexão com o divino


ID
5272639
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Golpistas impunes


Brigar contra os ladrões e vigaristas da internet é como enxugar gelo

    

       As informações que chegam pela internet trazem o melhor e o pior dos mundos.

    É desnecessário falar da revolução que a rede trouxe ao universo da cultura, da ciência e da tecnologia. Com poucos toques no teclado consigo ver as coleções do Louvre e do Metropolitan, acessar os avanços do tratamento do câncer, [....]

     Em contrapartida, no esgoto da rede corre tudo o que não presta: exploração sexual de crianças, pornografia que afronta a dignidade feminina, calúnias que destroem reputações e desequilibram processos eleitorais, além de um mundo de mentiras, besteiras e cretinices antes ouvidas apenas por meia dúzia de desocupados, nos botequins. A internet, de fato, deu voz aos imbecis. E aos estelionatários, também. Ladrões que clonam cartões de crédito, roubam senhas de contas bancárias e promovem vendas fictícias, lesam um número incalculável de incautos.

    No meu caso particular, caí na mira de falsários que anunciam, em meu nome, produtos “revolucionários” que apregoam realizar curas milagrosas. Invariavelmente, os anúncios trazem minha fotografia montada ao lado do remédio à venda. [...]

    É evidente que, por razões éticas, nunca fiz nem farei propaganda de qualquer remédio ou medicamento. Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres: “O Dr. Drauzio não faz propaganda de remédio. Não compre”. O golpe maior é que anuncia cápsulas para dores nas juntas, que os estelionatários afirmam repor o colágeno desgastado nas cartilagens com o passar dos anos. [...]

    Como denunciamos a farsa no próprio programa, os falsários mudaram o nome do produto, e continuam veiculando o anúncio impunemente.

     Os amigos me perguntam por que não processo essa gente. Eu gostaria de vê-los na cadeia, são ladrões, mas não há como. Porque a autoria vem de perfis falsos e sites ancorados no exterior.

     Quando consigo que o Facebook tire do ar (tarefa que não é fácil), no dia seguinte é publicado outro perfil tão falso quanto o anterior. É enxugar gelo.

Analise as afirmações a seguir, a respeito da construção de determinadas estruturas oracionais que formam o texto.


I- Na oração: “A internet, de fato, deu voz aos imbecis”, o uso da expressão “de fato” imprime à frase um tom de certeza, evidenciando a atitude do sujeito-autor em relação ao seu dizer.

II- Na oração: “E aos estelionatários, também”, houve a elipse do verbo “dar”, seja porque este apareceu no contexto anterior, seja devido à presença do advérbio “também”, que permite a recuperação da informação.

III- A informação que aparece em parêntese, estando intercalada, no último parágrafo é uma estratégia usada para inserir uma avaliação/ressalva do sujeito-autor; por meio dela, o autor atribui toda responsabilidade dos golpes ao facebook.

IV- Em: “Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres:”, seria possível substituir a forma verbal “tem adiantado” por “adiantou” sem que acarretasse prejuízo quanto à informação ou à intenção comunicativa.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- Na oração: “A internet, de fato, deu voz aos imbecis”, o uso da expressão “de fato” imprime à frase um tom de certeza, evidenciando a atitude do sujeito-autor em relação ao seu dizer.

    Correta. A expressão em comento é um reforço, afirmando, dando certeza ao fato narrado.

    II- Na oração: “E aos estelionatários, também”, houve a elipse do verbo “dar”, seja porque este apareceu no contexto anterior, seja devido à presença do advérbio “também”, que permite a recuperação da informação.

    Correta. Ocorre zeugma da forma verbal "deu", que é marcada pela virgula. O adverbio presente na construção, com sentido de "da mesma forma" ajuda a retomar a informação "deu voz".

    III- A informação que aparece em parêntese, estando intercalada, no último parágrafo é uma estratégia usada para inserir uma avaliação/ressalva do sujeito-autor; por meio dela, o autor atribui toda responsabilidade dos golpes ao facebook.

    Incorreta. A informação extrapola o apresentado no texto.

    IV- Em: “Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres:”, seria possível substituir a forma verbal “tem adiantado” por “adiantou” sem que acarretasse prejuízo quanto à informação ou à intenção comunicativa.

    Incorreta. Embora estejamos diante de tempos equivalentes, respectivamente pretérito perfeito composto do indicativo e pretérito perfeito do indicativo, seus sentidos destoam.

    "Pouco tem adiantado deixar..." - Ação que ainda ocorre.

    "Pouco adiantou deixar..." - Ação finalizada.

    Gabarito na alternativa D

  • Item IV, verbo adiantou sinaliza uma função acabada, enquanto, tem adiantado, que ainda está ocorrendo a ação.

  • Ter/haver mais particípio regular igual a pretérito mais-que-perfeito

  • No item II ocorre zeugma, e não elipse!

  • Lembrando que:

    Todo zeugma é uma elipse, mas nem toda elipse é um zeugma.

    O zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente na frase.

    A elipse é a omissão de um termo qualquer no enunciado. Assim, se um termo ainda não apareceu e ficar omisso será apenas elipse, mas se já tiver aparecido pode ser encarado como um zeugma ou como elipse.

    O zeugma, portanto, é um tipo específico de elipse, já que a supressão, nesse caso, está condicionada ao fato de esse termo já ter sido anteriormente mencionado na frase.

    Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/zeugma.html

  • O conteúdo desta questão versa sobre análise sintática, associada aos conhecimentos interpretativos do candidato. Análise sintática costuma ser encarada com certo temor, mas quando percebemos que ela não é assim tão complicada, o desafio se torna menos penoso.

     

    Em linhas gerais, a análise sintática estuda os termos essenciais e acessórios da oração.

     

    • Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas. Sujeito é o ser sobre o qual se declara alguma coisa e predicado é aquilo que é declarado a respeito do sujeito.
     

    • Termos acessórios da oração: vocativo, o aposto, o adjunto adverbial e o adjunto adnominal. Vejamos caso a caso:
     

    >> O vocativo é o termo usado para interpelar/chamar o interlocutor. Exemplo: Bom dia, Maria, como vai? Aqui, Maria é o vocativo.

     

    >> O aposto é um termo acessório que tem como função explicar, resumir, especificar sobre algo que já foi dito anteriormente, sendo, geralmente, separado por vírgulas, parênteses ou travessões. Exemplo: Maria, que é irmã de Sandro, viajou para a África do Sul. Aqui, o trecho que é irmã de Sandro é o aposto.

     

    >> Adjunto adverbial: termo que complementa os verbos, os advérbios e os adjetivos, indicando uma circunstância. Exemplo: Jaime mora muito longe. Aqui, muito é um adjunto adverbial que expressa intensidade.

     

    >> Adjunto adnominal: termo que acompanha o substantivo com a função de caracterizar, modificar, determinar ou qualificar o nome. Os adjuntos adnominais pronomes, numerais, artigos, adjetivos e locuções adjetivas. Exemplo: Os seus filhos são comportados. O pronome seus, aqui, é um adjunto adnominal.

     

    Feitos estes esclarecimentos, vamos à resolução.

     

    Nossa tarefa é analisar as afirmações abaixo e apontarmos qual ou quais estão corretas.

     

    I- Na oração: “A internet, de fato, deu voz aos imbecis", o uso da expressão “de fato" imprime à frase um tom de certeza, evidenciando a atitude do sujeito-autor em relação ao seu dizer.

     

    Esta afirmação está correta. Aqui, o que está em jogo são os conhecimentos interpretativos do candidato, particularmente os relacionados aos sentidos de expressões. A expressão de fato tem esse tom de certeza e evidencia a atitude do sujeito em relação àquilo que está sendo dito.

     

    II- Na oração: “E aos estelionatários, também", houve a elipse do verbo “dar", seja porque este apareceu no contexto anterior, seja devido à presença do advérbio “também", que permite a recuperação da informação.

     

    Esta afirmação está correta. O verbo dar já havia aparecido anteriormente no texto, no fragmento “A internet deu voz aos imbecis". Para não ter de repetir o verbo, o autor optou pela elipse (omissão de uma palavra sem que haja prejuízo para o sentido do texto). Além disso, o próprio contexto permite que recuperemos a informação anterior, a partir da inserção da palavra também.

     

    III- A informação que aparece em parêntese, estando intercalada, no último parágrafo é uma estratégia usada para inserir uma avaliação/ressalva do sujeito-autor; por meio dela, o autor atribui toda responsabilidade dos golpes ao Facebook.

     

    Esta informação está errada. De fato, a informação inserida entre parênteses no trecho em questão (“tarefa que não é fácil") introduz uma avaliação do autor do texto a respeito do trabalho de lutar contra os perfis falsos naquela rede social. Só que a culpa de haver tantos perfis falsos no Facebook não é da plataforma, mas sim, dos próprios criadores desses perfis. A rede social até tenta combater os perfis, mas nem sempre consegue.

     

    IV- Em: “Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres:", seria possível substituir a forma verbal “tem adiantado" por “adiantou" sem que acarretasse prejuízo quanto à informação ou à intenção comunicativa. 

     

    Esta afirmação está errada. A locução verbal tem adiantado está num tempo verbal chamado de composto e tem o sentido de se referir a uma ação contínua, que já aconteceu e que continua ocorrendo. Já a forma verbal adiantou (conjugada na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) tem o sentido de algo que já ocorreu e que não ocorre mais.

     

    Fechando nossa resolução, temos que as únicas duas afirmações corretas são I e II, o que corresponde à alternativa D.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Item IV ele pergunta sobre valor semântico. Semanticamente altera o sentido, sintaticamente a frase pode ser substituída sem alterações


ID
5272642
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base na leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Golpistas impunes


Brigar contra os ladrões e vigaristas da internet é como enxugar gelo

    

       As informações que chegam pela internet trazem o melhor e o pior dos mundos.

    É desnecessário falar da revolução que a rede trouxe ao universo da cultura, da ciência e da tecnologia. Com poucos toques no teclado consigo ver as coleções do Louvre e do Metropolitan, acessar os avanços do tratamento do câncer, [....]

     Em contrapartida, no esgoto da rede corre tudo o que não presta: exploração sexual de crianças, pornografia que afronta a dignidade feminina, calúnias que destroem reputações e desequilibram processos eleitorais, além de um mundo de mentiras, besteiras e cretinices antes ouvidas apenas por meia dúzia de desocupados, nos botequins. A internet, de fato, deu voz aos imbecis. E aos estelionatários, também. Ladrões que clonam cartões de crédito, roubam senhas de contas bancárias e promovem vendas fictícias, lesam um número incalculável de incautos.

    No meu caso particular, caí na mira de falsários que anunciam, em meu nome, produtos “revolucionários” que apregoam realizar curas milagrosas. Invariavelmente, os anúncios trazem minha fotografia montada ao lado do remédio à venda. [...]

    É evidente que, por razões éticas, nunca fiz nem farei propaganda de qualquer remédio ou medicamento. Pouco tem adiantado deixar uma luz piscando o tempo todo no topo da página principal do meu site, com os dizeres: “O Dr. Drauzio não faz propaganda de remédio. Não compre”. O golpe maior é que anuncia cápsulas para dores nas juntas, que os estelionatários afirmam repor o colágeno desgastado nas cartilagens com o passar dos anos. [...]

    Como denunciamos a farsa no próprio programa, os falsários mudaram o nome do produto, e continuam veiculando o anúncio impunemente.

     Os amigos me perguntam por que não processo essa gente. Eu gostaria de vê-los na cadeia, são ladrões, mas não há como. Porque a autoria vem de perfis falsos e sites ancorados no exterior.

     Quando consigo que o Facebook tire do ar (tarefa que não é fácil), no dia seguinte é publicado outro perfil tão falso quanto o anterior. É enxugar gelo.

Após a análise do emprego das palavras gramaticais “como” e “por que”, em negrito, no fragmento abaixo, é CORRETO afirmar que têm as seguintes características:


Como denunciamos a farsa no próprio programa, os falsários mudaram o nome do produto, e continuam veiculando o anúncio impunemente.

Os amigos me perguntam por que não processo essa gente. Eu gostaria de vê-los na cadeia, são ladrões, mas não há como. Porque a autoria vem de perfis falsos e sites ancorados no exterior”.

Alternativas
Comentários
  • Qconcursos ta vacilando ao nao colocar esse filtro pra excluir bancas. Essa CPCON da até pena de quem vai fazer as provas dela

  • Gabarito letra E

    São palavras relacionais, pois estabelecem nexos entre as orações; e são de natureza subordinativa.

  • Alguém poderia explicar, por favor, que tipo de oração é introduzida pelo "por que" na segunda frase?

    Eu achei que somente o "porque" (junto) poderia introduzir uma oração subordinada adverbial, no caso, do tipo "de causa", por exemplo.

  • CUIDADO

    A questão possui problemas, julgando de forma objetiva, à luz da norma culta, não há gabarito.

    Como denunciamos a farsa no próprio programa, os falsários mudaram o nome do produto, e continuam veiculando o anúncio impunemente.

    "Os amigos me perguntam por que não processo essa gente. Eu gostaria de vê-los na cadeia, são ladrões, mas não há como. Porque a autoria vem de perfis falsos e sites ancorados no exterior”.

    A) O item conjuncional “como” estabelece relação de condição entre as orações; quanto ao “por que”, relação de explicação.

    Incorreta. A conjunção subordinativa "como" introduz oração causal. O termo "por que" é adverbio interrogativo.

    B) No contexto em que ocorre, o item “como” se classifica como um advérbio de modo.

    Incorreto. O termo é conjunção.

    C) No contexto em que ocorre, o item “por que” se classifica como uma conjunção adverbial de causa.

    Incorreto. O termo é adverbio interrogativo.

    D) No contexto em que ocorre, o item “como” se classifica como um advérbio interrogativo.

    Incorreto. O termo é conjunção.

    E) São palavras relacionais, pois estabelecem nexos entre as orações; e são de natureza subordinativa.

    Incorreto. "Palavras relacionais" é classificação dada às conjunções e às preposições, por sua natureza de "termo de ligação/relação".

    O termo "por que" é adverbio interrogativo, no período compondo uma não tão conhecida "oração subordinada interrogativa". Podemos afirmar que a natureza da oração é subordinativa, mas classificar o termo "por que" como relacional, e atribui-lo, sozinho, valor subordinativo, não é posição abraçada pela norma culta.

    Gabarito da banca na alternativa E

    Gabarito correto ausente

  • Por que é separado?

    perguntas diretas e indiretas

    dica:

    "Não explicaram por que motivo ele foi promovido."

    Retire da frase tudo que vier antes de por que.

    "Por que motivo ele foi promovido?"

    Se a frase se transformar em uma pergunta direta, você saberá que se trata de uma pergunta indireta.

    :)


ID
5272645
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura da matéria abaixo, extraída do Jornal Correio da Paraíba (23/02/20), aponte qual dos tópicos temáticos elencados nas alternativas NÃO é contemplado no texto.


De acordo com a pesquisadora e jornalista Silvana Torquato, as fake News são criadas para parecerem reais. E ao contrário do que se pensa, a prática não é nova. “Fake News é uma informação falsa disseminada sob a ótica de uma notícia verdadeira. É um termo tão onipresente hoje, que muitas vezes não entendemos de onde surgiu a prática. A expressão se generalizou em novembro de 2016 com a eleição presidencial norte-americana, mas a prática de espalhar notícias falsas, segundo historiadores, surgiu no século VI, quando um historiador famoso da Idade Antiga escreveu notícias falsas sobre o imperador Justiniano”, explica.

Segundo ela, pessoas com pouco interesse em entender outras realidades, podem ser mais facilmente envolvidas nestas histórias. “As Fake News não surgiram com as redes sociais na internet, apenas as novas tecnologias alteraram a forma com que essa prática dissemine mais rápido. Como estamos vivenciando uma polarização, principalmente em temas polêmicos, como política, as notícias consideradas falsas são mais propícias de serem disseminadas, porque as pessoas vivem em uma bolha e preferem acreditar e compartilhar o que lhes convêm. Assim, sua bolha contribui para essa disseminação de notícias inverídicas”, afirma.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre a B e a D, principalmente por que não encontrei indícios no texto de comportamentos radicais, mas lembrando da atual situação brasileira e nas entrelinhas do texto acabei percebendo ser a D a correta!

  • Letra E, porque tendo ou não fins lucrativos e uma estratégia de influenciar números de pessoas!

  • Fiquei entre B e E. Chutei E. Não percebi, no texto, o comportamento radical da alternativa B.

  • Letra E

    e nenhum momento há algo relacionado a fins lucrativos.


ID
5272648
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um professor ministrará suas aulas de forma remota e, para tanto, pretende armazenar o calendário letivo, o planejamento das aulas e as provas dos alunos em um servidor online acessível em qualquer computador, por meio da Computação em Nuvem. Diante deste cenário, assinale a alternativa que representa ações que poderão ser realizadas a partir do uso da Computação em Nuvem.

Alternativas
Comentários
  • Não dá para acreditar no nível das questões de informática dessa prova. É muito difícil.

  • Gab.: E

    O professor e os alunos deverão, obrigatoriamente, pagar pelo serviço oferecido. (Errado. Existe a possibilidade de usarmos gratuitamente, porém o acesso é limitado.)

    O professor poderá armazenar apenas arquivos de texto, planilhas eletrônicas e apresentações. (Errado. Não é APENAS isso)

    Não é necessário o professor dispor de conexão com a internet para que as informações sejam disponibilizadas para os alunos. (Errado. É necessário sim ter internet para realizar o upload dos arquivos)

    Os alunos não precisam se conectar à internet para que possam acessar as informações disponibilizadas pelo professor. (Errado. É necessário sim, afinal os arquivos estão na "nuvem", ou seja, na internet)

    O professor poderá armazenar arquivos eletrônicos como textos, planilhas, tabelas, apresentações, vídeos, músicas, fotos, figuras e até programas.

  • Em questões de informática, desconfie dessas que trazem negações do tipo: não é possível, em nenhuma hipótese, não é necessário... Geralmente estão erradas. ;) Bons estudos a todos!!

  • Assertiva E

    O professor poderá armazenar arquivos eletrônicos como textos, planilhas, tabelas, apresentações, vídeos, músicas, fotos, figuras e até programas.

  • Não sabia que dava para armazenar música e programas

  • Gabarito letra E:O professor poderá armazenar arquivos eletrônicos como textos, planilhas, tabelas, apresentações, vídeos, músicas, fotos, figuras e até programas.

  • Lembrendo que a B tambem nao esta errada, porem esta menos completa.

  • Acertei a questão, mas o gabarito D está suspeito.

  • "e até programas" ?

  • A letra C também tá meio estranha. Depois que o professor disponibilizar os arquivos na nuvem, não é necessário que ele disponha de conexão com a internet para que os alunos tenham acesso aos arquivos.

  • A - O professor e os alunos deverão, obrigatoriamente, pagar pelo serviço oferecido. Tem aplicativos gratuitos

    B - O professor poderá armazenar apenas arquivos de texto, planilhas eletrônicas e apresentações. Outros também. Vide letra E

    C - Não é necessário o professor dispor de conexão com a internet para que as informações sejam disponibilizadas para os alunos. É indispensável conexão

    D - Os alunos não precisam se conectar à internet para que possam acessar as informações disponibilizadas pelo professor. - É indispensável conexão

    E - O professor poderá armazenar arquivos eletrônicos como textos, planilhas, tabelas, apresentações, vídeos, músicas, fotos, figuras e até programas.

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!


ID
5272651
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na hierarquia de memória de um sistema computacional, um tipo de memória bastante relevante para o bom funcionamento do computador é a memória CACHE. Em relação a este tipo de memória, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e esse nível de questões pra esse cargo?! Socorro...

  • GABARITO. C)

    AGENTE ADM. DA NASA.

    No mapeamento direto, cada bloco da memória principal é mapeado em uma única linha de cache. Sua principal desvantagem é que cada bloco é mapeado em uma posição fixa na memória cache; Dessa forma, se um programa fizer repetidas referências a palavras de dois blocos distintos, mapeados em uma mesma linha, esses blocos será trocados continuamente na memória cache e a taxa de acertos à memória cache será baixa.

  • Noções de Informática...tá bom...

  • Eu que sou da Area estou de boca aberta, nem pra cargos superior de TI são assim

  • Avante nasa

  • Isso não existe. Eu estou estudando para técnico de informática e nem as questões de lá são assim. VSF cambada de filha da p***

  • Bateu a depressão agora....cruzes

  • esses tipos de questões me faz pensar se o cargo já não ta direcionado pra alguém, mas enfim, tomara que seja só uma questão sem noção mesmo.

  • Coitado de quem fez essa prova! Sem condições.

  • "Noções de informática" eles disseram

  • Com certeza deve ter alguma coisa por trás aí, pq cobrar isso de nivel médio, ta de sacanagem né?!

  • Que banca sem noção é essa

  • Estão pegando pesado.

  • Na cache temos o mapeamento, que é o direcionamento de um bloco da RAM (memória principal) para uma linha da cache. No mapeamento associativo, não há como prever para qual linha da cache o bloco da RAM vai ser enviado, depende de algoritmos de substituição. Já no mapeamento direto, cada bloco da RAM é mapeado em apenas uma linha de cache, ou seja, é enviado de forma "direcionada".

    Quanto as outras alternativas, é só ter em mente que a L1 é a memória primária, e as outras, L2, L3 e as sucessivas, são memórias cache secundárias. Além disso, o processador primeiro acessa a cache L1, depois a L2, depois a L3, e, por fim, a memória RAM, depois o caminho inverso é feito para finalmente se realizar o processamento (imagina uma escadinha, em que o processador vai e depois realiza o caminho de volta).

    Lembrando que não sou uma profissional da área, muito menos uma super conhecedora do assunto. Só tentei resumir o que entendi das minhas pesquisas.

  • banca sem vergonha, viu

  • Agente Administrativo ou da FBI?

  • Fazendo as questões de informática, acho que esses órgãos querem alguém de nível superior na área de informática para trabalhar num cargo de nível médio, porque é cada questão que só o senhor.

  • #NASA2022

    #Pertenceremos

    brincadeiras a parte, eu fico abismada com esse tipo de cobrança em noções de informática para nível médio. Sem condições

  • Tá louco, sinceramente viu.

  • Tem hora que penso em desistir de estudar para concurso de prefeitura.

  • não sei o que se passa pela cabeça de quem elabora essas provas, essa banca sempre tem essas palhaçadas com questões
  • Vou fazer Engenharia da computação primeiro ,depois volto pra responder essas questões pra "nível médio ".

ID
5272654
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um estudante utilizou a calculadora do seu computador para realizar uma operação aritmética de soma dos operandos A e B. Sabendo que A = 1D e B = 21, representados em hexadecimal, qual a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, o resultado da operação em hexadecimal, binário e decimal, respectivamente? 

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Questão tranquila para quem trabalha na NASA, FBI ETC.. fala sério cobrar isso para agente administrativo...

  • mas gente....o que foi isso!?

  • Item B

    Os números hexadecimais são contados iguais ao decimais (dã), mas vão mudar os símbolos depois do dígito 9, adicionando letras de A até o F na seguinte lógica:

    De 0 a 9 = igual aos decimais não muda nada. No entanto a partir daí começa a misturar com letras.

    10 = A,

    11= B,

    12 = C

    13 = D

    14 = E

    15 = F

    16 = 10

    17 = 11

    18 = 12

    19 = 13

    20 = 14

    ...

    25 = 19

    26 = 1A

    27 = 1B

    28 = 1C

    29 = 1D

    30 = 1E

    31 = 1F

    32 = 20

    33 = 21

    29 + 33 = 62, item B correto.

  • sem condições- impossível

  • Noções de informática (....)

  • curioso para saber quantos acertaram essa questão, sem chutar kkkkk

  • Meu Deus do céu...o que foi isso?

  • AGENTE ADMINISTRATIVO???

  • "Noções de informática para agente administrativo". tá, flw!

  • Só pode ser aquelas provas de prefeitura onde é jogo de cartas marcadas e a prova é difícil para ninguém acertar mesmo, salvo aqueles com o gabarito...

  • There is fuck!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Questão edificante para o MAL.

  • agente administrativo da NASA....rs, só pode!!!

  • Primeira vez que acerto num chute aleatório KKKKKKKKKKKK

  • oxeeee e o que é que eu faço agora que eu nao sei kkk

  • WTF ????!!!!

  • TÔ RELENDO E AINDA NÃO SEI O QUE A QUESTÃO PEDE

  • OLHE FAÇO VÁRIOS CONCURSOS E SINCERAMENTE É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJA ESSE TIPO DE QUESTÃO,

  • Deveriam ter vergonha de revelar que, mesmo que de maneira implícita, algumas pessoas tem o gabarito e já estão na frente de uma galera que perdeu tempo estudando e se dedicando para fazer uma prova com cartas marcadas. Lamentável!!!!

  • Eu chutei , acertei e não sei porque acertei !!! Não sei nem como se resolve esta´formula !!!!!!

    Asertiva - B

  • Não entendi foi nada. Acertei no chute, mas não estou contente, pois nunca vi uma questão cobrando este assunto.

  • Passa a régua. Next.

  • Qual a formula pra resolver essa questao? alguem??//??

  • Em todos esses anos nessa indústria vital essa é a primeira vez que isso me acontece.

  • Isso não é questão de nível médio, banca sem vergonha

  • Tem que tirar o chapéu pro agente administrativo quando for na prefeitura.

  • igual o colega falou ali em cima. em concurso de prefeitura você pode esperar de tudo, até questões dificílimas que só quem pegou o gabarito antes acerta.
  • Certamente algum amigo ou parente do prefeito sabia fazer essa questão. O restante dos candidatos, meros mortais, não...

  • Coitado do Agente Administrativo

  • Isso que e para guarda municipal kkkkkk.Imagem uma SUPER BANCA dessa fazendo uma prova da PF. KKKKKK
  • SANGUE DO CORDEIRO ! KKKKKKKKKK

  • Noções de informática?
  • Mano, é desumano cobrar isto de um agente administrativo.

  • Eu, formado em TI, não sei responder.
  • GABARITO: Letra B

    Tem que ter malícia pra responder esse tipo de questão. É recomendado decorar 15 números binários (eles têm uma lógica para serem decorados). Se não quiser decorar 15, decore ao menos 2: 0000 e 1010. Veja como responder a questão de maneira fácil:

    • 0: 0000
    • 1: 0001
    • 2: 0010
    • 3: 0011
    • A: 1010
    • B: 1011
    • C: 1100
    • D: 1101
    • E: 1110
    • F: 1111

    Não precisa fazer transformação nenhuma. É só olhar para as contradições das alternativas

    a) ERRADO. 2C, 00011110, 56. Veja que a banca representou 2 como sendo 0001. Está errado, pois 2 é 0010.

    b) CERTO. É a única que sobra ao julgar as outras.

    c) ERRADO. 3E, 00111111, 61. Veja que aqui a banca representou E como 1111. Está errado, pois a letra E é 1110.

    d) ERRADO. 2C, 00101101, 55. Veja que a banca representou C como 1101. Está errado, pois C é 1100.

    e) ERRADO. 32, 00111101, 60. Veja que a banca deu 2 como sendo 1101. Está errado, pois 2 é 0010.

  • NOÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOES


ID
5272657
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um desenvolvedor de software decidiu que, na construção de um jogo online, as informações serão enviadas entre os jogadores, sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. Em caso de erros, ocorre, simplesmente, o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados. Considerando esta decisão de projeto, qual o protocolo de rede a ser utilizado no jogo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A)

    UDP (USER DATAGRAM PROTOCOL): protocolo da Camada de Transporte, o UDP fornece um serviço de entrega sem conexão e rápido, porém não confiável. Esse protocolo é praticamente o inverso do TCP. Alguns contextos específicos não se preocupam se uma mensagem for perdida, duplicada ou chegar fora de ordem. Se eu estou conversando com outra pessoa por áudio ou vídeo (VoIP), é razoável pensar que a perda de alguns pacotes não é significativa. Recuperar os pacotes não faz sentido após o envio. Logo, é bastante adequado para serviços real-time (tempo real). Não orientado à conexão.

  • Assertiva A

    (..) sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. = UDP(User Datagram Protocol).

  • UDP - Uma Doideira da Porra

    TCP - Total Controle dos Pacotes

  • O protocolo UDP fica na camada de TRANSPORTE. É o transporte NÃO orientado a conexão. É mais rápido e flexível, mas a informação pode chegar destruída. Não tem responsabilidade pelos dados perdidos.

  • → TCP: Protocolo que entrega os dados de maneira confiável

    • Controle de fluxos (segmentos)
    • *Orientado à conexão
    • Prioridade: Dados exatos

    → UDP: Protocolo de transporte, mas não confiável

    • Sem controle de fluxo
    • *Não orientado à conexão
    • Utilizado pelo DNS
    • Prioridade: Tempo real

    No caso, o desenvolvedor deseja que as informações sejam em tempo real, o que ocorre com o UDP

    *Algum equívoco? Inbox, por favor*

  • CAMADA DE TRANSPORTE:

    T CPTÁXI - MAIS DEVAGAR+ CONFIAVEL

    U DP - UBER - MAIS RÁPIDO – CONFIAVEL

  • A questão aborda conhecimentos acerca das definições dos protocolos de internet, mais especificamente quanto ao protocolo mais adequado a ser utilizado em jogos online, onde o transporte de pacote deve ser realizado de maneira rápida.

    A)     Correta – O protocolo UDP é um protocolo de transporte, porém, diferente do TCP, não é confiável, pois não há garantia de que os dados chegarão na ordem correta e intactos, bem como não realiza o handshake, porém, ele realiza rapidamente o transporte dos pacotes, ou seja, é utilizado para situações que demandam uma alta velocidade, como, por exemplo, jogos online.

    B)     Incorreta – O protocolo TCP é um protocolo de transporte, ou seja, realiza a transferência de dados entre diferentes máquinas, ele é mais confiável, pois é voltado à conexão, verifica a integridade, realiza o handshake, porém é mais lento comparado ao protocolo UDP.

    C)     Incorreta – O protocolo SCTP, basicamente, é o meio termo entre o protocolo TCP e UDP, uma vez que o protocolo SCTP é orientado a mensagens, como o UDP, realiza o controle de congestionamento e busca diversos caminhos para a entrega dos pacotes, aumentando a confiabilidade na conexão, assim como o TCP.

    D)     Incorreta – O protocolo FTP é o protocolo responsável por realizar a transferência de arquivos na internet.

    E)     Incorreta – O protocolo IMAP é abreviatura de Internet “Message Access Protocol” e tem como função o recebimento de e-mails, porém, diferentemente do protocolo POP, o IMAP realiza uma sincronização com o servidor do e-mail, permitindo ao usuário acessar aos e-mails em diversos dispositivos.

    Gabarito – Alternativa A. 

  • UDP - É tipo os Correios, que entrega de qualquer jeito, dane-se se der erro.

    TCP - É a pessoa que gosta de você. te trazendo algo, perfeitinho, sem demora, sem erro.

  • gab a

    UDP(User Datagram Protocol).

    ps. não trabalha com janela deslizante de confirmações de ACK

  • UDP(User Datagram Protocol). " Não orientado à conexão "

    O protocolo UDP fornece um serviço de pacotes sem conexão que oferece entrega com base no melhor esforço, ou seja, UDP não garante a entrega ou verifica o sequenciamento para qualquer pacote.

    TCP (Transmission Control Protocol). - Tem Conexão "orientado por conexão."

    Executa a segmentação e reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas e garante o sequenciamento adequado e entrega ordenada de dados segmentados.

  • Gabarito A

    Trechos para saber que será UDP: "Um desenvolvedor de software decidiu que, na construção de um jogo online, as informações serão enviadas entre os jogadores, sem a exigência de que essas sejam sempre recebidas corretamente. Em caso de erros, ocorre, simplesmente, o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados."

  • UDP = HOMEM DIRIGINDO: Mais rápido, e seja o que Deus quiser

    TCP = MULHER DIRIGINDO: Mais devagar, mas com a garantia de que tudo vai chegar intacto

    *É só pra facilitar; não me crucifiquem kkkkk

  • O Renato do Estratégia é o mais brabo. Deu um exemplo parecidíssimo com esse em 2020!


ID
5272660
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Muitas empresas possuem diversas informações que precisam ser organizadas e armazenadas para pesquisas futuras, o que pode ser resolvido a partir da utilização de um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Em relação aos bancos de dados e SGBD, selecione a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B= Um banco de dados não relacional é um banco de dados que não usa o esquema de tabela de linhas e colunas encontrado na maioria dos sistemas de banco de dados tradicionais.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/architecture/data-guide/big-data

  • O Mongo Db trabalha em dados NoSQL

  • Gloogle Chorme não é SGBD


ID
5272663
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No mundo atual, se torna cada vez mais relevante a preocupação com a segurança da informação. As empresas precisam priorizar aspectos como a integridade, a disponibilidade e a confiabilidade de suas informações. Em relação a esses aspectos, selecione a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab : A

    Confidencialidade: o que é? A confidencialidade tem a ver com a privacidade dos dados da organização. Esse conceito se relaciona às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam roubadas dos sistemas organizacionais por meio de ciberataques, espionagem, entre outras práticas.

    Integridade: o que é? Integridade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações e sistemas pela empresa ao longo dos processos ou de seu ciclo de vida. É importante que os dados circulem ou sejam armazenados do mesmo modo como foram criados, sem que haja interferência externa para corrompê-los, comprometê-los ou danificá-los.

    Disponibilidade: o que é? A disponibilidade está relacionada ao tempo e à acessibilidade que se tem dos dados e sistemas da empresa, ou seja, se eles podem ser consultados a qualquer momento pelos colaboradores.

  • LETRA A CORRETA

    CONFIDENCIALIDADE:

    Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.

    • Confidencialidade: somente por pessoas autorizadas
    • Integridade: exatidão e completeza da informação
    • Disponibilidade: sempre disponível
    • Autenticidade (do remetente): Garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação
    • Não-repúdio (irretratabilidade): trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.

    *Algum equívoco? Inbox, por favor*

  •  

    GAB: A

    Confidencialidade é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas – incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos. 

    Confidencialidade é o princípio segundo o qual a informação só será acessível a pessoas autorizadas e será, também, protegida contra a revelação não permitida.  

     

  • A) A confidencialidade se refere à limitação de acesso à informação apenas às pessoas e/ou entidades autorizadas por aqueles que detêm os direitos da informação. ITEM CORRETO! ✓✓

    B) A confidencialidade diz respeito à garantia de que as informações manipuladas conservarão todas as suas características originais. ITEM ERRADO!

    RESPOSTA CORRETA

    Confidencialidade: ACESSO somente aos AUTORIZADOS.

    C) A integridade consiste em garantir que as informações estarão sempre disponíveis para o uso. ITEM ERRADO!

    RESPOSTA CORRETA

    Integridade: É a certeza, é a pontualidade, é a completeza da informação. Enfim, é algo verdadeiro, SEM FALSIDADE, SEM ALTERAÇÃO.

    D) A disponibilidade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações. ITEM ERRADO!

    RESPOSTA CORRETA

    Disponibilidade: Garante aos usuários AUTORIZADOS obtenham acesso à informação.

    E) ITEM JÁ RESPONDIDO!

  • Palavras chaves que sempre caem, decorem isso e nunca mais errem Princípios.

    Disponibilidade: Informação disponível sempre que preciso;

    InTegridade: alTerados por quem de direito;

    ConfidenCialidade: aCessados por quem de direito;

    AutentiCIDADE: Garante a veraCIDADE da autoria;

    Não repúdio (Irretratabilidade): Não pode negar que executou

    Letra A -> "A confidencialidade se refere à limitação de acesso à informação...

  • GABARITO: ALTERNATIVA A

    A segurança da informação apresenta princípios que agregam e facilitam a segurança dos meios informacionais, dentre eles temos ''o famoso DICA'':

    DISPONIBILIDADE: Princípio que preza pela disponibilidade das informações, ou seja, que ataques de negação de serviço, por exemplo, não tragam a indisponibilidade dos dados.

    INTEGRIDADE: Princípio que zela pela não alteração dos dados no processo de transferência do mesmo, ou seja, através de algoritmos HASHs, os quais velam uma informação a um tamanho fixo, impossibilitando, no processo de transação destas informações, sua alteração.

    CONFIDENCIALIDADE: Princípio que preza pelo envio das informações apenas aos usuários previamente autorizados, ou seja, os dados enviados serão limitados apenas àquele que for autorizado. A criptografia, tanto simétrica como assimétrica, é meio necessário para codificar a informação e consolidar a aplicabilidade do princípio.

    AUTENTICIDADE: Princípio que zela pela existência de uma autor na criação das informações, utilizado juntamente com a criptografia assimétrica e com as assinaturas digitais.

    NÃO CONTRADIÇÃO: Princípio ligado à autenticidade, pois preza pela não contradição de uma autor em relação a criação de determinada informação. A criptografia assimétrica, por apresentar um par de chaves mutuamente conectado, será meio importante para o autor não invalidar certas informações.

  • Confidencialidade: A informação só será acessada por pessoas autorizadas;

    Integridade: Garantir a exatidão da informação de forma integra e completa;

    Disponibilidade: A informação sempre estará disponível para os usuários interessados. 

  • "No mundo atual, se torna cada vez mais relevante..."

    Está parecendo eu começando uma redação. Coloca uma frase batida no começo e erra a posição do pronome oblíquo átono.

  • CONFIDENCIALIDADE: Esse princípio leva em consideração que os dados somente podem ser acessados pelos seus usuários legítimos e demais pessoas autorizadas, desde que previamente informado nos termos de serviço. Esse conceito engloba a proteção dos dados dos usuários contra acessos não autorizados e medidas a fim de preservar a privacidade dos mesmos.

    INTEGRIDADE: A integridade dispõe sobre as condições dos dados, estes devem manter-se inalterados. O emissor (ou proprietário) deve ser capaz de emitir um documento e o mesmo ser disponibilizado para o destinatário sem a possibilidade de ter sido alterado proposital ou acidentalmente.

    DISPONIBILIDADE: Não adianta nada ter a informação se a mesma não é entregue aos usuários legítimos quando requisitadas. Sendo assim, é importante que os recursos estejam disponíveis para usuários e funcionários sempre. É importante que os sistemas utilizados para armazenar e processar os dados estejam sempre funcionando corretamente.

    AUTENTICIDADE: Esse conceito se refere a confirmação de que o usuário é realmente quem alega ser, desde quem está emitindo a informação até quem irá recebê-la. Essa garantia pode ser realizada de diversas formas, um exemplo bastante prático são os códigos de confirmação que são enviados por e-mail ou SMS após inserir uma senha. Outro exemplo é a autenticação biométrica e por senha para terá acesso a uma sala, combinando algo que você conhece com algo que você é.

    IRRETRATABILIDADE OU NÃO REPÚDIO: A irretratabilidade tem foco na legitimidade do autor da informação, isso funciona como uma forma de rastrear todas as ações de um indivíduo dentro do sistema de forma que não seja possível negar a autoria de uma ação. A criação e assinatura de um documento ou arquivo é um exemplo bastante prático.

  • Minha contribuição.

    Segurança da Informação - Princípios Fundamentais

    Confidencialidade: É a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas.

    Integridade: É a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida.

    Disponibilidade: É a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.

    Autenticidade (legitimidade): É a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Em outras palavras, garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação.

    Irretratabilidade: Também chamada de irrefutabilidade ou não-repúdio, o princípio trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
5272666
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Editores de texto fazem parte do dia a dia de muitos profissionais. Em relação ao editor de texto Microsoft Word 2016, avalie as proposições com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O editor de texto salva automaticamente um documento no formato de arquivo .docx e não permite salvar arquivos em outros formatos.

( ) Ao ativar a opção “Controlar Alterações” na edição de um documento, o Word marca todas as adições, exclusões, movimentações e mudanças de formatação.

( ) Afunção chamada "Estatística de legibilidade" indica números como: média da quantidade de frases por parágrafo, palavras por frases e caracteres por palavras.

( ) O editor de texto possui uma funcionalidade que permite compartilhar os documentos, planilhas e até apresentações com outras pessoas.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas
Comentários
  • Caminho >>> (Guia) Revisão >>> (Grupo) Controle >>> Controlar Alterações

    Atalho = CTRL + SHIFT + E

  • Gurizada, no gabarito da prova indica alternativa "C". É só vocês realizarem o download no link e verificarem.

  • ALTERNATIVA CORRETA É A (((C))). Está no gabarito. Cuidado.

    O editor de texto possui uma funcionalidade que permite compartilhar APENAS documentos.

    Planilhas (Excel) e apresentações (Power Point).

    Link do gabarito. Questão 22

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/82067/cpcon-2021-prefeitura-de-areial-pb-agente-administrativo-gabarito.pdf?_ga=2.120116040.1395984036.1627143680-649924870.1624812604&_gac=1.48634324.1627143680.Cj0KCQjw9O6HBhCrARIsADx5qCSeN-uT2-tMjmiHXWGFMD6PCM71NL4N2yJeuq7Gti_I694yh29nRRwaAtQJEALw_wcB

  • E

    F, V, V e V

  • Galera, a equipe do QConcursos já corrigiu o gabarito aqui no site.

    Sendo o correto: F, V, V e F.

    Gabarito: Alternativa "C"

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • Documento = Word.

    Planilha = Excel.

    Apresentação = PowerPoint.

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • Colegas, o gabarito da banca pode até ser a alternativa "C", porém, no Word do pacote Office16, entrando em "Arquivo", na coluna da esquerda pode-se observar a opção Compartilhar.

    Acredito que acabaram se equivocando.

    Abraço.

  • onde fica essa função estatística e legibilidade?

ID
5272672
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema operacional é um dos softwares mais importantes de um sistema computacional. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a conceitos básicos sobre recursos comuns nos sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Um sistema operativo ou sistema operacional ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória nãovolátil ROM chamado BIOS num processo chamado “bootstrapping”, conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

  • A) Microsoft Edge é um navegador, não um sistema operacional.

    B) Errado, já que os sistemas operacionais mais utilizados, como o Windows e o Linux, são multitarefas, permitindo que vários programas rodem junto.

    C) O Windowns é um software de código fonte fechado. No que se refere ao Linux, está correto, ele é open source.

    D) Correta, conforme explicação do Bruno Aguiar.

    E) Nos sistemas operacionais multiusuários, utilizam-se técnicas de escalonamento, como o escalonamento preemptivo.

    Qualquer erro, mande no privado que eu corrijo. :)

  • A-ERRADA: Edge navegador (como o google), os demais corretos.

    B-ERRADA: Uma só tarefa não, tanto Windons como Linux permitem o sistema de multi-tarefas.

    C-ERRADA: O Windons não é Open Source, somente o Linux.

    D-CORRETA: São exemplos de funções de um sistema operacional: inicializar o hardware do computador; fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas.

    E-ERRADA: No sistema de multiusuários é utilizado sim as técnicas de escalonamento.

  • Letra D, mas é a BIOS, em PCs modernos, que inicializa e testa os componentes de hardware do sistema e carrega um carregador de inicialização de um dispositivo de memória em massa, o qual inicializa um sistema operacional.

  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca das funções e tipos de sistemas operacionais.

    A)     Incorreta – O Microsoft Edge é um tipo de navegador web, ou seja, é um software que tem como função acessar aos sites da internet, através do processamento de linguagens, como, por exemplo, a HTML.

    B)     Incorreta – Normalmente, os sistemas operacionais, como, por exemplo, o Windows, são multitarefas, ou seja, permitem a execução de vários programas e tarefas ao mesmo tempo. Dessa forma, a alternativa está incorreta ao afirmar que todos os sistemas operacionais são monotarefa.

    C)     Incorreta – O Windows é um sistema operacional de código fechado, ou seja, seu código-fonte não é liberado aos usuários para modificações.

    D)     Correta – O sistema operacional tem como função, basicamente, gerenciar os recursos do sistema (hardware e software). Dentre as atividades do sistema operacional, pode-se destacar o fornecimento da interface com o usuário, compartilhamento de dados, interpretação dos comandos realizados pelo usuário, inicialização do hardware, gerenciamento de tarefas etc.

    E)     Incorreta – Sistemas operacionais multiusuários utilizam técnicas de escalonamento, que basicamente são técnicas que escalonam melhor os processos em execução no computador, permitindo que os processos rodem de forma viável e concorrente. Dessa forma, a alternativa está incorreta ao afirmar que um sistema operacional nunca adota métodos de escalonamento.

    Gabarito – Alternativa D. 

  • São exemplos de funções de um sistema operacional: inicializar o hardware do computador; fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas.

  • Escalonamento de processos é o ato de realizar o chaveamento dos processos ativos, de acordo com regras bem estabelecidas, de forma que todos os processos tenham chance de utilizar a UCP.

    O escalonador é a parte do SO encarregada de decidir entre os processos prontos, qual será colocado em execução.

    Diferente da idéia de execução de um processo até o término, vamos utilizar o escalonamento preemptivo, ou seja, o SO interrompe um processo em execução e roda o escalonador para decidir qual o próximo processo a ser executado.

    Existem várias formas de implementar o escalonamento e estes devem seguir critérios como justiça (cada processo obter sua parte justa do tempo da UCP), eficiência (garantir ocupação de 100% do tempo da UCP), minimizar o tempo de resposta a comandos de usuários interativos, maximizar o número de serviços processados por hora etc.

    https://alexcoletta.eng.br/artigos/escalonamento-de-processos/

  • Gab d!

    São exemplos de funções de um sistema operacional: inicializar o hardware do computador; fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas.

    Um Sistema Operacional (S.O.) é um conjunto de programas (softwares básicos) desenvolvidos para:

    Execução de processos ; gerenciar memórias.

    Gerenciar os recursos físicos de um computador:

    processador, memórias e dispositivos (camada de hardware).

    Ele dá “vida” ao hardware e controla seu comportamento;

    Estabelecer, com ajuda do drivers, a comunicação entre do hardware e softwares aplicativos (camada de aplicação).

    Criar uma interface gráfica para acesso do usuário;

    O sistema operacional se encontra na camada intermediária do sistema (camada do núcleo/kernel)

  • Gabarito D

    A-ERRADA: Edge navegador (como o google), os demais corretos.

    B-ERRADA: Uma só tarefa não, tanto Windons como Linux permitem o sistema de multi-tarefas.

    C-ERRADA: O Windons não é Open Source, somente o Linux.

    D-CORRETA: São exemplos de funções de um sistema operacional: inicializar o hardware do computador; fornecer rotinas básicas para controle de dispositivos e fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas.

    E-ERRADA: No sistema de multiusuários é utilizado sim as técnicas de escalonamento.

  • A alternativa D é a correta. Mas vale uma ressalva: quem inicia o hardware do pc, o qual também faz o teste deste é o firmware, que no caso é a BIOS.


ID
5272675
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, navegar na web se tornou fundamental para realização de diversas atividades. Para tanto, estão disponíveis vários tipos de navegadores. Sobre os navegadores, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO. D)

    • PILHA DE PROTOCOLOS TCP/IP.

    CAMADA DE APLICAÇAO:

    HTTP - TRANSFERE PÁGINAS WEB;

    HTPPS - TRANSFERE PÁGINAS WEB (CRIPTOGRAFADA);

    SMTP - ENVIO DE E-MAIL;

    POP3 - RECEBIMENTO DE E-MAIL (OFFLINE);

    IMAP - RECEBIMENTO DE E-MAIL (ONLINE E OFFLINE);

    FTP - TRANSFERNCIA DE ARQUIVOS;

    TELNET - ACESSO REMOTO A OUTRO COMPUTADOR;

    SSH - ACESSO REMOTO (CRIPTOGRAFADO);

    DNS - FAZ A TRADUÇAO DE IP PARA NOME E NOME PARA IP.

    AVANTE PMCE.

  • Alguém consegue explicar as outras alternativas ?

  • LETRA D CORRETA

    HTTPS: Hypertext Transfer Protocol Secure: é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou TLS, essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais

  • A) Os cookies de um navegador são dispositivos ou instrumentos por meio dos quais o navegador salva dados, como imagens e HTML, que são necessários para exibir um website. (acho que esteja errado pelo fato de cookies salvar informações do usuário como senhas e links anteriores e a definição mencionada em tal afirmativa refere-se a cache)

    B) Um navegador se comunica com servidores hospedados na internet usando diversos tipos de protocolos de rede. Um dos mais conhecidos é o protocolo FTP(File Transfer Protocol), que transfere dados binários na comunicação entre a máquina, o navegador e os servidores. (aqui eu acredito que esteja errado devido ao protocolo FTP ser utilizado para transferência de arquivos e não de dados binários)

    C) Cache de navegadores são pequenas peças de dados, como nomes e endereços de e-mail, que um site salva em seu computador.. ( cache pode consumir grande espaço, pois armazena vários conteúdos da web )

  • resumo.... da alternativas

    a) Os cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site.

    NADA HAVER O QUE ASSERTIVA TROUXE COMO RESPOSTA '' VIAJOU NA MAIONESE ''

    b) Ele é basicamente um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores conectados à internet.

    ( não tem essa de tranf. de binários É erro da questão está ai )

    c) podem ocupar um grande espaço na memória do PC ou smartphone... não são pequenas como cita a questão

    d) GABARITO !

    E) NO Linux, Mac... TAMBEM...

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • FTP é a sigla para File Transfer Protocol, um termo que, traduzido para o português, significa Protocolo de Transferência de Arquivos.

    Ele é basicamente um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores conectados à internet.

    Com isso, você pode enviar qualquer coisa para uma outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP, ficando ela sempre disponível para o usuário acessar. 

  • Sobre as demais alternativas:

    A) Cookies são um tipo de dado armazenado no seu computador. Eles registram os dados de acesso e preferências de uso de determinado site de forma que, quando acessar o endereço, todas as preferências são carregadas automaticamente.

    B) FTP (File Transfer Protocol), em português: Protocolo de Transferência de Arquivos, é basicamente um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores conectados à internet.

    C) Cache é o termo usado para classificar um conjunto determinado de informações salvas que refletem componentes estáticos do site, como imagens e documentos em geral que formam a página. A princípio, o ponto positivo disso é que, toda vez que você abre uma página, seu navegador não precisa requisitar todos os dados da Internet, carregando-os a partir do cache em um processo que economiza banda e torna a navegação mais rápida, já que é mais rápido ler arquivos no seu computador do que requisitá-los da Internet.

    Gabarito: D

  • Mas arquivos não são dados binários?

ID
5272678
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre a linguagem das redações oficiais, pode-se observar que apresenta


I- vocabulário claro, preciso, uniforme a fim de que seja compreendida por todos os cidadãos independente do cargo que ocupam na sociedade e da classe social a que pertencem.

II- registro de impressões pessoais quando a situação ocorre entre pessoas que ocupam cargos de mesma hierarquia.

III- escrita sem opinião de quem a redige, sem espaço para intimidades.


Analise as proposições acima e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    I- vocabulário claro, preciso, uniforme a fim de que seja compreendida por todos os cidadãos independente do cargo que ocupam na sociedade e da classe social a que pertencem.

    II- registro de impressões pessoais quando a situação ocorre entre pessoas que ocupam cargos de mesma hierarquia.

    III- escrita sem opinião de quem a redige, sem espaço para intimidades.

    Item II errado, uma coisa não tem nada haver com a outra.

    Fiquem na paz! (:

  • Os princípios da redação oficial são:

    Clareza - qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.

    Concisão - é uma qualidade do texto, principalmente o do oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. A concisão é, basicamente, economia linguística. Isso não quer dizer economia de pensamento , isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    Impessoalidade - a redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.

    Formalidade - as comunicações oficiais devem ser sempre formais. Não só ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento, mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez e à civilidade.

    Padronização - a clareza de digitação, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação do texto são indispensáveis à padronização.

    Linguagem - o texto oficial requer o uso do padrão culto da língua. Padrão culto é aquele em que: se observam as regras da gramática formal, se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

    Fonte: https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm

    Nunca desista de seus objetivos!!!

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da linguagem da redação oficial.


    I - De acordo com o Manual de Redação, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para a obtenção dela, é preciso buscar, entre outras coisas, a uniformidade do tempo verbal em todo o texto, bem como a precisão, que é um atributo que a complementa. Dessa forma, a comunicação oficial será entendida por todo e qualquer cidadão. Portanto, esta afirmativa está correta.
    II. Conforme determina o atributo da impessoalidade, a redação oficial deve ser sempre elaborada em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Dessa forma, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal, independente de qualquer situação ou da hierarquia que exista entre as pessoas. Assim, esta afirmativa está incorreta.
    III. Tendo em vista o que determina a característica da impessoalidade, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Ou seja, a escrita da redação oficial deve ser sem opinião de quem a redige e não possui espaço para intimidades. Portanto, esta afirmativa está correta.

    Com base na análise das afirmativas, constatamos que estão corretas apenas a I e III e, assim, a única alternativa correta é a letra E.
    Gabarito do Professor : Letra E.
  • Gabarito: letra E (I e III apenas).

    I - item correto.

    II - item errado, o erro da afirmativa está em: registro de impressões pessoais.

    Um dos atributos da redação oficial é a impessoalidade. Ela não deve privilegiar/prejudicar ninguém, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, pois é elaborada em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. (MRPR, pág. 20)

    III - item correto.

  • GABARITO: E

    PECULIARIDADES DA REDAÇÃO OFICIAL

    1. Impessoalidade: A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.

    2. Linguagem: O texto oficial requer o uso do padrão culto da língua.

    3. Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais.

    4. Padronização: A clareza de digitação, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação do texto são indispensáveis à padronização.

    5. Concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

    6. Clareza: Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

    7. Pronomes de Tratamento: Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

    8. Fechos para Comunicações: O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.

    9. Identificação do Signatário: Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

    Fonte: https://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm


ID
5272681
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Padrão Ofício de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), corresponde a três gêneros de documentos com diagramação e nomenclatura únicas, que são

Alternativas
Comentários
  • O Padrão Ofício de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), corresponde a três gêneros de documentos com diagramação e nomenclatura únicas, que são

    ofício, memorando e aviso.

  • Três gêneros de documentos com diagramação e nomenclatura únicas:

    ( OMA )

    OFÍCIO

    MENSAGEM

    AVISO

    Gab letra D

  • Interessante a questão, pois unificou os três expedientes que hoje pelo MRPR 3ª ed. são chamados apenas de Padrão Oficio.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Fonte: MRPR, 3ª ed.

    Gab. D

  • Gabarito D

    "Até a 2ª edição, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma (o ofício, o aviso e o memorando).

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício."

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República 2018 (3ª edição)

  • Três gêneros de documentos com diagramação e nomenclatura únicas:

    ( OMA )

    OFÍCIO

    MEMORANDO

    AVISO

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do documento Padrão Ofício, após a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República.


    De acordo com o que explica o Manual de Redação, a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". 
    Sendo assim, os três gêneros a que se refere o enunciado deste item são "ofício, memorando e aviso" e, portanto, a única alternativa correta é a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.



  • 5 O padrão ofício (pág. 27)

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf


ID
5272684
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O registro sucinto de fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião, pode ser encontrado na escrita de um/uma

Alternativas
Comentários
  • Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

    Algumas das regras básicas para a produção de uma ata de reunião, por exemplo, são:

    • ausência de abreviaturas;
    • sem parágrafos ou alíneas;
    • todos os números devem ser escritos por extenso;
    • não usar corretivos;
    • sem rasuras ou emendas no texto;
    • verbos no pretérito perfeito do indicativo.

    Fonte: https://www.significados.com.br/ata/

    Gab. B

  • Gabarito: B

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca de alguns documentos oficiais.



    a) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, este documento já não é mais usado na redação oficial e, portanto, não responde a este item.
    b) A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Esse documento deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Desse modo, verificamos que o texto apresentado refere-se à ata e, portanto, esta é a alternativa correta.
    c) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, já não existe mais o documento Aviso na redação oficial e, portanto, esta alternativa já pode ser descartada de imediato.

    d) A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação. Dessa forma, verificamos que esta alternativa é incorreta.


    e)  Conforme explica a 2ª edição do manual de redação, o fax é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet. Ele é utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Portanto, verificamos que a definição apresentada não corresponde a esta forma de comunicação e, assim, esta alternativa é incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
5272687
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as situações respeitantes ao emprego dos pronomes de tratamento nas Redações Oficiais e, em seguida coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, sabendo que se pode asseverar que esses termos:


( ) Auxiliam na padronização dos textos oficiais, quando usados adequadamente.

( ) Mesmo sendo de segunda pessoa, os verbos e os outros pronomes empregados em relação a eles devem ficar em terceira pessoa para precisar a concordância.

( ) São usados indiscriminadamente sem nenhuma recomendação específica.

( ) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.


Marque a alternativa que preenche a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C (V, V, F e F).

    (V) Auxiliam na padronização dos textos oficiais, quando usados adequadamente.

    Justificativa: Como possuem regras padronizadas e são obrigatórios às redações oficiais, consequentemente se tornam uma característica do gênero.

    (V) Mesmo sendo de segunda pessoa, os verbos e os outros pronomes empregados em relação a eles devem ficar em terceira pessoa para precisar a concordância.

    Justificativa: A concordância dos pronomes de tratamento SEMPRE serão em terceira pessoa.

    (F) São usados indiscriminadamente sem nenhuma recomendação específica.

    Justificativa: Sendo a primeira assertiva verdadeira, essa dispensa explicações.

    (F) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.

    Justificativa: Olha, na verdade, fiquei na dúvida quanto a essa assertiva, mas optei por marcar como falsa seguindo a lógica geral expressa nos textos do Manual de Redação da Presidência da República. Contudo, cabe discussão.

    Algumas das regras expressas no Manual não possuem uma base teórica normativa, sendo pautadas por puro convencionalismo. Por exemplo o uso do "Sua Excelência" para todos os cargos, menos para "Outros postos militares". Isso não é uma colocação gramatical, e sim uma convenção do próprio Manual. Inclusive, percebe-se o mesmo problema no que tange o uso do "Vossa Excelência, veja o que diz o Manual em sua página 27:

    "Os exemplos acima são meramente exemplificativos. A profusão de normas estabelecendo hipóteses de tratamento por meio do pronome “Vossa Excelência” para categorias especificas tornou inviável arrolar todas as hipóteses."

    Perceba que o próprio Manual reconhece a falta de normas para a profusão de tal uso para todos os cargos.

    Fiquem na paz! (:

  • ( ) Seguem regras específicas, diferentes das adotadas pela gramática normativa.

    Só o fato de os pronomes de tratamento estarem em segunda pessoa, mas concordarem como se fosse em terceira pessoa já derruba essa alternativa.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da função dos pronomes de tratamento na redação oficial.


    (V) Conforme determina o atributo da formalidade e padronização, a digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. Assim, tendo em vista que papéis uniformes refere-se ao emprego dos pronomes, esta afirmativa é correta.
    (V)  De acordo com o Manual de Redação, os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Dessa forma, constatamos que esta afirmativa é correta.
    (F) Os pronomes de tratamento devem ser usados de acordo com as regras determinadas pelo Manual de Redação. Por exemplo, o pronome Sua Excelência só deve ser utilizado para fazer referência a alguma autoridade (indiretamente); já os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Desse modo, identificamos que esta afirmativa é incorreta.
    (F) Os pronomes de tratamento seguem regras, entretanto, algumas delas são estabelecidas apenas pelo Manual de Redação (por exemplo, a que está mencionada na segunda afirmativa desta questão), mas outras também estão de acordo com o que é determinado pela gramática normativa da Língua Portuguesa. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa é incorreta.


    Com base na análise das afirmativas, constatamos que a sequência correta é V, V, F e F e, portanto, a única alternativa que responde este item é a letra C.





    Gabarito do Professor: Letra C.


  • Gabarito: letra C.

    (V) item correto.

    (V) item correto.

    (F) item errado: um dos atributos da redação oficial é a formalidade e padronização.

    (F) item errado: outro atributo da redação oficial é o uso da norma padrão da língua portuguesa.

    (MRPR, pág. 16)


ID
5272690
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Uma das características a seguir NÃO condiz com as características de uma correspondência oficial ditadas pelo Manual de Redação da Presidência da República (2018), identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Nas correspondências, deve-se EVITAR vocabulário rebuscado, linguagem regional e jarguão e linguagem figurada.

    Jarguão = Linguagem não muito compreensível, é de um determinado grupo.

    Bons estudos!!!!

  • Gab. (C)

    Se for adequar a cada destinatário, então perderá o padrão.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos da redação oficial.

    a)  De acordo com o atributo da impessoalidade, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Portanto, esta afirmativa está correta.

    b) Assim como todo texto, a redação oficial também deve ser clara para que possa ser compreendida por qualquer cidadão. Além disso, o tratamento impessoal deve decorrer da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Dessa forma, esta afirmativa está correta.


    c) Conforme determina o atributo da formalidade e padronização, o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, a redação oficial não se adapta as diversas variações linguísticas e, assim, esta afirmativa é a incorreta.


    d) A redação oficial, conforme determina o atributo da impessoalidade, decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos. Desse modo, verificamos que esta afirmativa está correta.


    e) Para que todo cidadão compreenda o texto do documento oficial é preciso, entre outras coisas, que ele utilize palavras e expressões simples, em seu sentido comum; use frases curtas, bem estruturadas (objetividade); e busque a uniformidade do tempo verbal em todo o texto. Sendo assim, identificamos que esta afirmativa está correta.



    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. (pág. 21)

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Gabarito: letra C.

    O erro da alternativa está em afirmar que a redação oficial deverá adequar-se ao padrão linguístico do destinatário, pois um dos atributos da redação oficial é o uso da norma padrão da língua portuguesa.

    (MRPR, pág. 16)


ID
5272693
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O correio eletrônico (e-mail) pode ser utilizado nas correspondências oficiais. Nesse sentido, pode-se afirmar que:


I- Em função de sua praticidade, baixo custo e amplo uso, a legislação vigente permite o uso do e-mail como documento oficial sem certificação digital.

II- Uma das vantagens do e-mail é anexar planilhas, imagens, documentos de diversos formatos que, em situação de dúvida, poderão ser consultados posteriormente.

III- Para que o e-mail tenha valor documental é necessário existir a certificação digital que prove a identidade do remetente seguindo os parâmetros definidos por lei.

IV- Apesar de haver uma flexibilidade estrutural, no e-mail deve-se respeitar uma linguagem compatível com a que determina o Manual de Redação da Presidência da República.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Contudo, essa questão poderia ser passível de anulação, pois como diz no Manual de Redação da Presidência da República --> "O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital. Contudo, caso haja questionamento, será obrigatório repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido por lei."

  • I. Errada. A certificação é necessária. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, 

    "Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil." 
    II.  Certa. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República,, 

    A possibilidade de anexar documentos, planilhas e imagens de diversos formatos é uma das vantagens do e-mail.
    III.Certa.Segundo o Manual de Redação da Presidência da República,

    "Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil."   
    IV. Certa. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República,

    "Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial."
    Fonte:Brasil. Presidência da República. Casa Civil Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A legislação vigente é a Medida Provisória N° 2.200-2, que no Art. 10, § 2° consta: 

    "O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento."

    Ou a questão deveria ser anulada, ou ter seu gabarito alterado para a letra E.

  • Gabarito: letra A.

    Entendi que o item I está incorreto, pois, por mais que o destinatário reconheça e possa aceitar e-mail como válido sem certificação digital, para a legislação vigente (Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001), o e-mail só tem valor documental, quando tiver a certificação digital. 

    (MRPR, pág. 46)

  • A questão deveria ser ANULADA

    I - Em função de sua praticidade, baixo custo e amplo uso, a legislação vigente permite o uso do e-mail como documento oficial sem certificação digital.

    CERTA. O e-mail pode ser usado como comunicação oficial, mesmo sem certificado digital. Isso é corriqueiro em qualquer repartição pública.

     

    Agora, para ter validade documental a história já é diferente. A legislação (Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001) exige certificado digital de acordo com o ICP. O MRPR 3ª Edição acrescentou uma hipótese em que isso pode ser contornado, mas, se questionado, a certificação é que vai determinar a validade do documento. 

     

    II - Uma das vantagens do e-mail é anexar planilhas, imagens, documentos de diversos formatos que, em situação de dúvida, poderão ser consultados posteriormente.

    CERTA.

     

    III - Para que o e-mail tenha valor documental é necessário existir a certificação digital que prove a identidade do remetente seguindo os parâmetros definidos por lei.

    CERTA.

     

    IV - Apesar de haver uma flexibilidade estrutural, no e-mail deve-se respeitar uma linguagem compatível com a que determina o Manual de Redação da Presidência da República.

    CERTA.

     

    A questão não tem gabarito e deveria ter sido ANULADA.


ID
5272696
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O princípio de um atendimento dispensado ao público por um servidor é essencial para funcionamento adequado de uma instituição pública. Nesse sentido, é atribuição do agente administrativo:


I- Prestar informações corretas, claras e completas independente das circunstâncias, transmitindo uma sensação de segurança para o público.

II- Corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, o agente está, de fato, a serviço da comunidade.

III- atentar para as necessidades dos idosos e das pessoas com deficiência, que muitas vezes precisam ser atendidos com um olhar especial.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • QUALIDADE NO ATENDIMENTO

    No momento do contato com o cliente, muitos fatores impactam na sua satisfação. Nos serviços, porém, o atendimento, sempre figura entre os elementos decisivos para a percepção de qualidade e satisfação e retenção

    Conduta no Atendimento

    No serviço público, o atendente representa o elo entre o usuário e os objetivos do Estado

    Por isso, sua conduta é responsável por grande parte da entrega realizada ao cliente-cidadão e contribui, assim, para a sua satisfação ou insatisfação

    Alguns fatores ligados ao perfil dos atendentes, que podem ser desenvolvidos, são fundamentais:

    •Comprometimento – Disposição de aprender, espírito de equipe, iniciativa, disponibilidade, motivação

    •Postura adequada – Relação de ajuda, ética, honestidade, disciplina, estabilidade emocional e resistência psicológica.

    •Produtividade – Dinamismo, organização, preparo, disciplina, precisão, motivação, iniciativa, foco e visão de resultado.

    •Qualidade– Atenção, desenvolvimento das habilidades, busca de conhecimento, aperfeiçoamento, busca de qualidade dos processos

    Essas características básicas devem ser trabalhadas, pois são percebidas nos momentos de atendimento e contribuem para a noção de qualidade e são fundamentais para a satisfação do cliente-cidadão

    No momento do contato com o usuário, muitos fatores impactam na sua satisfação

    O atendimento, porém, sempre figura entre os elementos decisivos para a percepção de qualidade e da satisfação

    Alguns elementos fundamentais para a construção de um bom atendimento ao cliente-cidadão são:

    •Disponibilidade e iniciativa– O cliente-cidadão percebe facilmente quando o atendente mostra-se disponível para atendê-lo. A sua é justamente dar atenção e ter iniciativa, pois ele é quem deve conduzir o processo de atendimento para a satisfação do cliente.

    •Atenção – Prestar total atenção ao que o cliente-cidadão está falando é fundamental. As questões do cliente-cidadão são sempre relevantes, e merecem cuidados e foco por parte do atendente – Olhos e ouvidos atentos

    •Diagnóstico adequado– Muitas vezes, o cliente-cidadão não saberá dizer exatamente o que ele precisa. Por isso, o atendente precisa se esforçar para compreender o que está sendo dito e a real necessidade por trás das questões expostas

    •Empatia – Uma excelente maneira de compreender os problemas e as necessidades do cliente-cidadão é colocar-se no seu lugar (empatia) com desprendimento e dedicação

    •Clareza– Utilizar a linguagem do cliente-cidadão e buscar a máxima clareza pode fazer toda a diferença na sua compreensão. O atendente precisa se certificar de que o cliente-cidadão entendeu corretamente o que foi dito, pois isto também evitará problemas (inclusive legais) e retrabalho

    •Exclusividade – O cliente-cidadão que está em atendimento é prioridade. Por isso, como regra geral, outros problemas e outros clientes que estão aguardando deverão esperar. Dar atenção exclusiva ao cliente-cidadão que está à sua frente pode ser decisivo para a satisfação.

    Gab D

  • Prestar informações corretas, claras e completas independente das circunstâncias, transmitindo uma sensação de segurança para o público.

    Em um setor público isso não pode ser verdadeiro, uma vez que há Informações protegidas por sigilo.


ID
5272699
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O texto oficial, pelas suas características de imparcialidade, clareza e precisão, deve ser de fácil compreensão. Assim, na redação oficial é inadmissível um texto ambíguo. Nos enunciados a seguir, indique o item que NÃO contém ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Não vi ambiguidade, exceto na letra c

  • O que refere ambiguidade? Já um tempo fora da escola

  • A ambiguidade é quando há uma possível dupla interpretação da frase. ''Meu terapeuta disse: escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime.”

    • As cartas ? Ou as pessoas?
  • A) Andrea pediu a Fabiano que pegasse sua mochila. ERRADA

    Mochila da Andrea ou do Fabiano?

    B) O deputado cumprimentou o Presidente em seu discurso. ERRADA

    Discurso do deputado ou do Presidente?

    C) Meu terapeuta disse: “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime.” ERRADA

    Queimar as cartas ou as pessoas?

    D) O povo cumprimentou o Presidente e solicitou providências quanto à violência no país. CERTA

    E) Nesse momento João está na sala com sua namorada. ERRADA

    A namorada é do João ou do leitor?

  • Geralmente (não é regra, mas ajuda) os textos ambíguos possuem pronome possessivo.

  • Na letra C: quem vai pegar fogo? As cartas ou as pessoas? Ambiguidade nela!
  • Eu quase escolhi a c, pq parece absurdo a opção 'queimar pessoas', mas eis que veio a luz e percebi isso

  • Tem gente que quer queimar pessoas! kkkk

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.




    a) Nesta frase o pronome possessivo "sua" não deixa claro de quem é a mochila que Andrea pediu para Fabiano pegar, se é dela ou dele. Portanto, ela é ambígua.
    b) Nesta frase não é possível identificar de quem é o discurso, se do deputado ou do presidente. Dessa forma, ela é ambígua.
    c) Devido ao emprego do pronome oblíquo "as", não fica claro se a orientação do terapeuta é queimar as cartas que escreve ou as pessoas que odeia. Sendo assim, esta frase é ambígua.
    d) A frase apresentada não possui problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e  possibilita imediata compreensão pelo leitor. Assim, esta é a alternativa correta.
    e) A posição do pronome possessivo "sua" não esclarece de quem é a namorada, se do João ou da pessoa que está recebendo a informação. Desse modo, esta frase é ambígua.

    Gabarito do Professor: Letra D.


  • Como assim eu não vejo UM comentário sobre a E? Eu fiquei entre D e E e errei. Como não pode ser a E?


ID
5272702
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O sucesso do trabalho em equipe é de fundamental importância no cotidiano dos funcionários públicos. Nesse sentido, Leia as proposições a seguir sobre essa modalidade de trabalho e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) É necessário criar uma cultura de feedbacks construtivos para ajudar a fortificar o trabalho em equipe.

( ) O trabalho em equipe é, muitas vezes, motivo de discórdia entre seus participantes, por isso deve ser evitado no serviço público.

( ) Um bom relacionamento interpessoal é um dos aspectos mais importantes que contribuem para a eficácia do trabalho em equipe.

( ) Esse tipo de trabalho exige que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA do preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA E


ID
5272705
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O instrumento de Comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos, notadamente o que é enviado pelo Chefe do Poder Executivo ao Legislativo, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Mensagem

    A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo/Judiciário.

    Para quê? :

    a) Encaminhamento de proposta de emenda constitucional, de projeto de lei ordinária, de projeto de lei complementar e os que compreendem plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamentos anuais e créditos adicionais;

    b) Encaminhamento de medida provisória;

    c) Indicação de autoridades;

    d) Pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do país por mais de 15 dias;

    e) Encaminhamento de atos de concessão e de renovação de concessão de emissoras de rádio e TV;

    f) Encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior;

    g) Mensagem de abertura da sessão legislativa;

    h) Comunicação de sanção ou veto.

    Importante: A mensagem não possui fecho e nem identificação do signatário!

  • Gabarito A

    A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos (mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo) para:

    • Informar sobre fato da administração pública;
    • Expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa;
    • Submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas;
    • Apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação.
  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do instrumento de Comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos. 

    a) O instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, para informar sobre fato da administração pública; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação é a mensagem. Dessa forma, verificamos que este é o instrumento a que o enunciado se refere e, assim, esta alternativa é correta.


    b) O ofício é a correspondência utilizada para tratar de assuntos administrativos, destinada a outros órgãos públicos e privados e a pessoas em geral. Sendo assim, verificamos que este não é o instrumento a que o enunciado se refere e, portanto, esta alternativa é incorreta.


    c) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, já não existe mais o documento Aviso na redação oficial e, portanto, esta alternativa já pode ser descartada de imediato.


    d) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, este documento já não é mais usado na redação oficial e, portanto, esta alternativa não responde ao item.
    e) O e-mail é uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens a várias pessoas ou a um grupo, através da criação de listas de distribuição. Nesse sentido, identificamos que este não é o instrumento a que o enunciado se refere e, portanto, esta alternativa é incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • MRPR/2018

    pag. 41

    .

    6.3 Mensagem

    6.3.1 Definição e finalidade

    A Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação.

    Minuta de mensagem pode ser encaminhada pelos ministérios à Presidência da República, a cujas assessorias caberá a redação final.

    As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes

    finalidades:

    a) Encaminhamento de proposta de emenda constitucional, de projeto de lei ordinária, de projeto de lei complementar e os que compreendem plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamentos anuais e créditos adicionais:

    ...

  • O instrumento de Comunicação oficial ENTRE os chefes dos poderes públicos = Mensagem.

    Nas mensagens são enviadas pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo/Judiciário.


ID
5272708
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na Língua Portuguesa e recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República (2018).

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÕES EM VERMELHO.

    A) Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.

    B) Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia.

    C) Nos debates, discutiam-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.

    D) A polícia deteve dois rapazes que participaram das manifestações.

    E) Já faz seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    gab letra B

  • no caso da alternativa B o "se" é um índice de indeterminação do sujeito, mantendo, portanto, o verbo na terceira pessoa do singular.

    gab; B

    erros só avisar

  • GAB: B

    *Só para explicar detalhadamente os erros da questão. Dividi o comentário em duas partes, pois não estava conseguindo publicar inteiro.

    PARTE 1:

    a) Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: O verbo 'haver' é impessoal, portanto não possui sujeito, devendo ficar na terceira pessoa do singular.

    b) Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia.

    RESPOSTA: CERTA

    Justificativa: Trata-se de PIS (Partícula/Pronome Indeterminador(a) de Sujeito), mais conhecido como Índice de Indeterminação do Sujeito. Se o verbo concorda com seu sujeito e não temos um sujeito, o verbo deverá ficar na terceira pessoa do singular, independentemente da flexão do complemento (singular ou plural).

    DICA DA BOA: SEMPRE que houver partícula 'se' (independentemente da função) seguida de preposição (qualquer que seja) o verbo será invariável, DEVENDO ficar na terceira pessoa do singular. Isso acontece porque se há preposição após o 'se', isso significa que o verbo que antecede tal partícula será ou um Índice de Indeterminação do Sujeito - como no caso da questão - ou será PIV (Parte Integrante do Verbo), como é o caso do 'Trata-se de' que usei na minha justificativa. Em ambos os casos o verbo vai ficar na terceira pessoa do singular, pois atendendo as tais regras 'VERBO + SE + PREPOSIÇÃO' são as duas únicas possibilidades possíveis.

  • PARTE 2: *Dividi o comentário em dois, pois não estava dando conta de publicar ele inteiro.

    c) Nos debates, discutia-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: 'VTD + SE = PA (Partícula Apassivadora)', sendo uma Partícula Apassivadora o que parece ser um complemento (Objeto Direito) é, na verdade, o Sujeito (paciente) da estrutura (Voz Passiva Sintética). Sendo o sujeito o verbo DEVE concordar com ele, portanto a estrutura correta seria "Nos debates, discutiam-se os problemas...", no plural.

     

    d) A polícia deteve dois rapazes que participou das manifestações.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: Na questão temos o termo 'Apolícia', certamente é um erro de digitação do próprio QC não presente na assertiva original, por isso corrigi e desconsiderei (é muito comum ver isso aqui). Contudo, a questão continua errada, uma vez que erra a concordância entre o verbo 'participar' (parte de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva iniciada pelo Pronome Relativo 'que') e o seu antecedente 'dois rapazes' (complemento direto do verbo 'deter') da Oração Principal. Sentença correta: "A polícia deteve dois rapazes que participaram/participavam...".

     

    e) fazem seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: O verbo 'fazer' quando indica tempo decorrido é verbo impessoal, assim sendo, não possui um sujeito, DEVENDO ficar na terceira pessoa do singular.

     

    Espero ter ajudado, fiquem na paz! (:

     

  • Gabarito B

    A. Antigamente, haviam inúmeras árvores seculares nestas florestas. → "haver" no sentido de tempo transcorrido, existir ou ocorrer é impessoal (sem sujeito e o verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular)

    B. Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia. → verbo + "se" + preposição = impessoal (sem sujeito e o verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular).

    E. fazem seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil. → "fazer" no sentido de tempo transcorrido é impessoal (sem sujeito e verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular).

  • Índice de indeterminação do sujeito não flexiona, sempre na terceira pessoa do singular

  • Um complemento sobre a letra D:

    Caso a frase estivesse escrita dessa forma: A polícia deteve o grupo de rapazes que participou das manifestações; o verbo poderia estar tanto no plural, concordando com rapazes, ou no singular, concordando com grupo.

  • O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento acerca da concordância verbal estabelecida pela norma culta vigente na Língua Portuguesa e que também é recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República.


    a) De acordo com a regra, o verbo “haver" nos sentidos de “existir", “acontecer", “ocorrer", como é o caso nessa frase, é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Assim, o correto é Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.
    b) Quando a partícula SE exerce a função de índice de indeterminação do sujeito, ela acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, como é o caso do verbo "precisar", que é transitivo indireto. Nesse caso, o verbo deve obrigatoriamente ser conjugado na terceira pessoa do singular. Dessa forma, verificamos que a concordância verbal apresentada na frase está correta.
    c) Quando pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração. Dessa forma, tendo em vista que o sujeito da oração está no plural (problemas), a construção correta da frase é Nos debates, discutiam-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.
    d) O sujeito do verbo participar, que está na 2ª oração, é "dois rapazes", que é simples, mas está no plural. Nesse sentido, para que haja a correta concordância verbal, é preciso flexionar o verbo no plural. Sendo assim, a construção correta é A polícia deteve dois rapazes que participaram das manifestações.
    e) Conforme estabelece a regra da gramática normativa, o verbo fazer, quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural, que é como foi apresentado nesta frase, é impessoal. Assim, não possui sujeito e, por isso, deve ser empregado na terceira pessoa do singular. Desse modo, a construção correta é Já faz seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    Gabarito do Professor: Letra B.




ID
5272714
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), o padrão ofício (Ofício, Memorando e Aviso):


I- Segue nomenclatura e diagramação únicas.

II- Não tem estrutura determinada pelo Manual.

III- O item “assunto” deve estar em negrito.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), o padrão ofício (Ofício, Memorando e Aviso):

    I- Segue nomenclatura e diagramação únicas.

    II- Não tem estrutura determinada pelo Manual.

    III- O item “assunto” deve estar em negrito.

    OBS.: todo o item deve estar em negrito, não só a chamada, exemplo:

    Assunto: Debates sobre o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência.

    Fiquem na paz!

  • Gabarito A

    I - Segue nomenclatura e diagramação únicas.

    Até a 2ª edição, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma (o ofício, o aviso e o memorando). Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    II - Não tem estrutura determinada pelo Manual.

    → Tem sim, como: Partes do documento no padrão ofício (cabeçalho, identificação de expediente, local e data do documento, endereçamento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações, identificação de signatário, numeração das páginas) e Formatação e apresentação.

    III - O item “assunto” deve estar em negrito.

    → Destaque: todo o texto referente ao assunto, inclusive o título, deve ser destacado em negrito.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República 2018 (3ª edição, revista, atualizada e ampliada)

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do padrão ofício (Ofício, Memorando e Aviso), com base na 2ª edição do Manual de Redação da Presidência da República.


    I. De acordo com o Manual de Redação, o Ofício, Memorando e Aviso podem adotar uma diagramação única, com o objetivo de uniformizá-los, que siga o que chamamos de padrão ofício. Sendo assim, identificamos que esta afirmativa é correta.
    II. O Manual de Redação determina que o aviso, o ofício e o memorando contenham as seguintes partes: tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede; local e data; assunto; destinatário; texto; fecho; assinatura e identificação do signatário. Dessa forma, inferimos que o padrão ofício tem estrutura determinada e, portanto, esta afirmativa é incorreta.
    III. Conforme explica o Manual de Redação, o campo "assunto", que tem a função de apresentar o resumo do teor do documento, deve ser destacado com negrito. Desse modo, verificamos que esta afirmativa é correta.

    Com base na análise das afirmativas, constatamos que estão corretas as afirmativas I e III. Portanto, a única alternativa que responde este item é a letra A.





    Gabarito do Professor.: Letra A.


  • PROVAVÉLMENTE ESSA QUESTÃO SERÁ ANULADA. VEJAMOS:

    .

    MRPR/2018

    pag. 27

    .

    5 O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.


ID
5272717
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Analise as afirmações a seguir sobre “Exposição de motivos”.


I- Principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos Ministros.

II- Principal modalidade de comunicação dirigida a um Governador de Estado pelos Deputados.

III- Não tem forma nem estrutura fixas obrigatoriamente.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito diz que a resposta é a B, mas isso contraria o Manual. Ou é erro do QC ou a banca fumou algo, não é possível.

    Página 38 do Manual de Redação da Presidência da República:

    "A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos ministros. Além disso, pode, em certos casos, ser encaminhada cópia ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário."

    Fiquem na paz!

  • Gabarito seria somente alternativa I.

    I - Conforme o Manual de Redação:

    Exposição de motivos (EM) é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

    a) propor alguma medida;

    b) submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou

    c) informá-lo de determinado assunto. 

    Além disso, pode, em certos casos, ser encaminhada cópia ao Congresso Nacional ou ao Poder Judiciário.

    II - Aqui, caberia o e-mail ou ofício.

    III - Na estrutura, deve conter : Introdução, desenvolvimento e conclusão. A forma é padrão, como, por exemplo, o uso da linguagem culta.

    Questão deve ser anulada!


ID
5272720
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação à redação dos documentos oficiais, são deveres de um servidor público:


I- Respeitar as determinações do Manual de Redação da Presidência da República na íntegra.

II- Adaptar as determinações do Manual de Redação da Presidência da República de acordo com as necessidades de cada órgão público.

III- Estar atento não só à configuração de cada modalidade de documento, mas também às técnicas de comunicação escrita e aos aspectos gramaticais normativos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    I- Respeitar as determinações do Manual de Redação da Presidência da República na íntegra.

    II- Adaptar as determinações do Manual de Redação da Presidência da República de acordo com as necessidades de cada órgão público.

    III- Estar atento não só à configuração de cada modalidade de documento, mas também às técnicas de comunicação escrita e aos aspectos gramaticais normativos.

    Justificativa: Manuais são normas, textos PRESCRITIVOS, não dão margem discricionária a quem os for seguir.

    " Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão." (Página 27 do Manual de Redação da Presidência da República.)

    Fiquem na paz!

  • Se cada órgão adaptar a sua necessidade, então perde o padrão.
  • Questão complicada. O MRPR não tem, necessariamente, incidência sobre os outros entes federativos e seus poderes, que podem ter orientações próprias de como proceder em sede de redação oficial. Considerando que o comando da questão não fez essa ressalva (utilizou "servidor público" lato sensu), caberia recurso.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos deveres de um servidor público em relação à redação dos documentos oficiais.

    I. De acordo com o Manual de Redação, a publicidade, a impessoalidade e a eficiência são princípios fundamentais de toda a administração pública, então, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Nesse sentido, inferimos que é dever do servidor público respeitar o que determina o citado manual. Assim, esta afirmativa está correta.
    II. Conforme expõe o Manual de Redação, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. Sendo assim, verificamos que o servidor público não pode adaptar as determinações de tal manual de acordo com as necessidades de cada órgão público. Portanto, esta afirmativa é incorreta.
    III. O Manual de Redação estabelece que o texto da redação oficial seja digitado sem erros, com o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e com a correta diagramação do texto, pois todos esses elementos são indispensáveis para a padronização. Dessa forma, inferimos que todo servidor público precisa estar atento a todos os aspectos listados nesta afirmativa, que é correta.
    Com base na análise apresentada acima, inferimos que estão corretas as afirmativas I e III. Sendo assim, a alternativa que responde este item é a letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Não tem que adaptar, é padrão!

  • MRPR/2018.

    pag 20/21

    3.6 Formalidade e padronização

    As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc.), quanto para os eventuais documentos impressos.

    É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

    A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.