-
Gab : A
Confidencialidade: o que é? A confidencialidade tem a ver com a privacidade dos dados da organização. Esse conceito se relaciona às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam roubadas dos sistemas organizacionais por meio de ciberataques, espionagem, entre outras práticas.
Integridade: o que é? Integridade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações e sistemas pela empresa ao longo dos processos ou de seu ciclo de vida. É importante que os dados circulem ou sejam armazenados do mesmo modo como foram criados, sem que haja interferência externa para corrompê-los, comprometê-los ou danificá-los.
Disponibilidade: o que é? A disponibilidade está relacionada ao tempo e à acessibilidade que se tem dos dados e sistemas da empresa, ou seja, se eles podem ser consultados a qualquer momento pelos colaboradores.
-
LETRA A CORRETA
CONFIDENCIALIDADE:
Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.
-
- Confidencialidade: somente por pessoas autorizadas
- Integridade: exatidão e completeza da informação
- Disponibilidade: sempre disponível
- Autenticidade (do remetente): Garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação
- Não-repúdio (irretratabilidade): trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.
*Algum equívoco? Inbox, por favor*
-
GAB: A
Confidencialidade é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas – incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos.
Confidencialidade é o princípio segundo o qual a informação só será acessível a pessoas autorizadas e será, também, protegida contra a revelação não permitida.
-
A) A confidencialidade se refere à limitação de acesso à informação apenas às pessoas e/ou entidades autorizadas por aqueles que detêm os direitos da informação. ITEM CORRETO! ✓✓
B) A confidencialidade diz respeito à garantia de que as informações manipuladas conservarão todas as suas características originais. ITEM ERRADO! ✘
RESPOSTA CORRETA ➦
Confidencialidade: ACESSO somente aos AUTORIZADOS.
C) A integridade consiste em garantir que as informações estarão sempre disponíveis para o uso. ITEM ERRADO! ✘
RESPOSTA CORRETA ➦
Integridade: É a certeza, é a pontualidade, é a completeza da informação. Enfim, é algo verdadeiro, SEM FALSIDADE, SEM ALTERAÇÃO.
D) A disponibilidade corresponde à preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações. ITEM ERRADO! ✘
RESPOSTA CORRETA ➦
Disponibilidade: Garante aos usuários AUTORIZADOS obtenham acesso à informação.
E) ITEM JÁ RESPONDIDO!
-
Palavras chaves que sempre caem, decorem isso e nunca mais errem Princípios.
Disponibilidade: Informação disponível sempre que preciso;
InTegridade: alTerados por quem de direito;
ConfidenCialidade: aCessados por quem de direito;
AutentiCIDADE: Garante a veraCIDADE da autoria;
Não repúdio (Irretratabilidade): Não pode negar que executou
Letra A -> "A confidencialidade se refere à limitação de acesso à informação...
-
GABARITO: ALTERNATIVA A
A segurança da informação apresenta princípios que agregam e facilitam a segurança dos meios informacionais, dentre eles temos ''o famoso DICA'':
DISPONIBILIDADE: Princípio que preza pela disponibilidade das informações, ou seja, que ataques de negação de serviço, por exemplo, não tragam a indisponibilidade dos dados.
INTEGRIDADE: Princípio que zela pela não alteração dos dados no processo de transferência do mesmo, ou seja, através de algoritmos HASHs, os quais velam uma informação a um tamanho fixo, impossibilitando, no processo de transação destas informações, sua alteração.
CONFIDENCIALIDADE: Princípio que preza pelo envio das informações apenas aos usuários previamente autorizados, ou seja, os dados enviados serão limitados apenas àquele que for autorizado. A criptografia, tanto simétrica como assimétrica, é meio necessário para codificar a informação e consolidar a aplicabilidade do princípio.
AUTENTICIDADE: Princípio que zela pela existência de uma autor na criação das informações, utilizado juntamente com a criptografia assimétrica e com as assinaturas digitais.
NÃO CONTRADIÇÃO: Princípio ligado à autenticidade, pois preza pela não contradição de uma autor em relação a criação de determinada informação. A criptografia assimétrica, por apresentar um par de chaves mutuamente conectado, será meio importante para o autor não invalidar certas informações.
-
• Confidencialidade: A informação só será acessada por pessoas autorizadas;
• Integridade: Garantir a exatidão da informação de forma integra e completa;
• Disponibilidade: A informação sempre estará disponível para os usuários interessados.
-
"No mundo atual, se torna cada vez mais relevante..."
Está parecendo eu começando uma redação. Coloca uma frase batida no começo e erra a posição do pronome oblíquo átono.
-
CONFIDENCIALIDADE: Esse princípio leva em consideração que os dados somente podem ser acessados pelos seus usuários legítimos e demais pessoas autorizadas, desde que previamente informado nos termos de serviço. Esse conceito engloba a proteção dos dados dos usuários contra acessos não autorizados e medidas a fim de preservar a privacidade dos mesmos.
INTEGRIDADE: A integridade dispõe sobre as condições dos dados, estes devem manter-se inalterados. O emissor (ou proprietário) deve ser capaz de emitir um documento e o mesmo ser disponibilizado para o destinatário sem a possibilidade de ter sido alterado proposital ou acidentalmente.
DISPONIBILIDADE: Não adianta nada ter a informação se a mesma não é entregue aos usuários legítimos quando requisitadas. Sendo assim, é importante que os recursos estejam disponíveis para usuários e funcionários sempre. É importante que os sistemas utilizados para armazenar e processar os dados estejam sempre funcionando corretamente.
AUTENTICIDADE: Esse conceito se refere a confirmação de que o usuário é realmente quem alega ser, desde quem está emitindo a informação até quem irá recebê-la. Essa garantia pode ser realizada de diversas formas, um exemplo bastante prático são os códigos de confirmação que são enviados por e-mail ou SMS após inserir uma senha. Outro exemplo é a autenticação biométrica e por senha para terá acesso a uma sala, combinando algo que você conhece com algo que você é.
IRRETRATABILIDADE OU NÃO REPÚDIO: A irretratabilidade tem foco na legitimidade do autor da informação, isso funciona como uma forma de rastrear todas as ações de um indivíduo dentro do sistema de forma que não seja possível negar a autoria de uma ação. A criação e assinatura de um documento ou arquivo é um exemplo bastante prático.
-
Minha contribuição.
Segurança da Informação - Princípios Fundamentais
Confidencialidade: É a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas.
Integridade: É a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida.
Disponibilidade: É a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
Autenticidade (legitimidade): É a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Em outras palavras, garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação.
Irretratabilidade: Também chamada de irrefutabilidade ou não-repúdio, o princípio trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!