B
A Arquitetura de Harvard baseia-se em um conceito mais recente que a de Von Neumann, tendo surgido da necessidade de se pôr o microcontrolador para trabalhar mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC. Tem, como principal característica, o acesso à memória de dados de modo separado em relação à memória de programa.
A Arquitetura de von Neumann (de John von Neumann, pronunciado Nóimánn) é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
FONTE:
http://cecead.com/assuntos/disciplinas/arquitetura-de-computadores/aula-03-arquitetura-de-computadores/
B e E = Lhufas
C e D = Harvard
GABARITO B
- Arquitetura de VON NEUMANN = PROGRAMAS e DADOS no mesmo espaço de memória = UM BARRAMENTO, Barato e Lento, CISC.
- A máquina de von Neumann tinha cinco partes básicas = Memória, ULA, UC e Equipamento de entrada e saída (E/S).
- Dentro da unidade de lógica e aritmética havia um registrador interno especial de 40 bits, denominado acumulador. Uma instrução típica adicionava uma palavra de memória ao acumulador ou armazenava o conteúdo deste na memória. A máquina não tinha aritmética de ponto flutuante porque von Neumann achava que qualquer matemático competente conseguiria acompanhar o ponto decimal (na verdade, o ponto binário) de cabeça.
- Instrução Registrador-Memória = Permitem que palavras de memória sejam buscadas em registradores, onde podem ser usadas como entradas de ULA em instruções subsequentes. Outras instruções registrador-memória permitem que registradores voltem à memória para armazenagem.
- Instrução Registrador-Registrador = Busca dois operandos nos registradores, traz os dois até os registradores de entrada da ULA, efetua alguma operação com eles (por exemplo, adição ou AND booleano) e armazena o resultado em um dos registradores.
- Caminho de Dados = Processo de passar dois operandos pela ULA e armazenar o resultado, CORAÇÃO DA MAIORIA DAS CPU’S. Até certo ponto considerável, ele define o que a máquina pode fazer. Quanto mais rápido for o ciclo do caminho de dados, mais rápido será o funcionamento da máquina.
- Arquitetura de HARVARD = Barramento de Dados e Endereços, Memória de Dados e Endereços, Caro e Simultaneidade, RISC.
Resumo baseado no TANENBAUM e PATTERSON.