SóProvas


ID
5273467
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aquisição dos papéis de gênero, disse Kohlberg, depende da constância de gênero, também chamada de constância da categorial sexual – a percepção que a criança tem de que seu gênero será sempre o mesmo. Quando as crianças alcançam essa percepção, elas são motivadas a adotar comportamentos apropriados ao seu gênero. A constância de gênero parece desenvolver-se em três estágios, sendo assim descritos:


I. Identidade de gênero: consciência do próprio gênero e do gênero dos outros que normalmente ocorre entre as idades de 2 e 3 anos.

II. Estabilidade de gênero: consciência de que o gênero não muda. Entretanto, as crianças neste estágio podem basear os julgamentos sobre gênero em aspectos superficiais (vestuário, penteado) e em comportamentos estereotipados.

III. Consistência de gênero: a percepção de que uma menina permanece menina mesmo se ela tiver cabelo curto e brincar com caminhões, e um menino permanece menino mesmo se tiver cabelo longo e usar brincos normalmente ocorre entre os 8 e 10 anos. Quando as crianças percebem que seu comportamento ou suas roupas não afetarão seu gênero, elas podem tornar-se menos rígidas em sua adesão às normas do gênero.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Kohlberg (1966) concebe os comportamentos relacionados ao gênero e aquisição da identidade de género através de três estágios:

    Identidade de Género. Entre os dois e três anos a criança aprende a se auto-rotular como menino ou menina, assim como identificar o sexo de outras pessoas também.

    Estabilidade de Género: Entre très e cinco anos as crianças aprendem a categorizar os outros, observando principalmente as caracteristicas fisicas (roupas, voz, estatura), e compreendem que continuam com o mesmo genero pelo resto da vida

    Constância de Gênero: Aos sete anos a constância de gênero está instalada, isto significa que a criança entende que é um menino ou menina de modo definitivo, qualquer que seja o contexto

    https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16293/1/PED%20-%20Renata%20Pascoto.pdf