- ID
- 5273467
- Banca
- AMEOSC
- Órgão
- Prefeitura de Descanso - SC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
A aquisição dos papéis de gênero, disse Kohlberg, depende da constância de gênero, também chamada de constância da categorial sexual – a percepção que a criança tem de que seu gênero será sempre o mesmo. Quando as crianças alcançam essa percepção, elas são motivadas a adotar comportamentos apropriados ao seu gênero. A constância de gênero parece desenvolver-se em três estágios, sendo assim descritos:
I. Identidade de gênero: consciência do próprio gênero e do gênero dos outros que normalmente ocorre entre as idades de 2 e 3 anos.
II. Estabilidade de gênero: consciência de que o gênero não muda. Entretanto, as crianças neste estágio podem basear os julgamentos sobre gênero em aspectos superficiais (vestuário, penteado) e em comportamentos estereotipados.
III. Consistência de gênero: a percepção de que uma menina permanece menina mesmo se ela tiver cabelo curto e brincar com caminhões, e um menino permanece menino mesmo se tiver cabelo longo e usar brincos normalmente ocorre entre os 8 e 10 anos. Quando as crianças percebem que seu comportamento ou suas roupas não afetarão seu gênero, elas podem tornar-se menos rígidas em sua adesão às normas do gênero.