-
Atuam na parede celular: BacteRICIDAS
Beta-lactâmicos: Pelicininas e Cefalosporinas
e
Vancomicina
Atuam na síntese de proteínas: BacterisTÁTICO
QUE agem na subunidade 30s(Trinta): Tetraciclina
Que agem na subunidade 50s: Macrolídeos (Eritromicina e Azitrominica).
Atuam ou na síntese de ácidos nucleicos: BacteRICIDA
Metronidazol
-
A) O metronidazol faz parte do grupo de antibióticos que atuam na síntese de proteínas pela interferência da tradução da informação genética. - METRONIDAZOL INTERAGE COM O DNA BACTERIANO, INIBINDO A SÍNTESE DE ACIDOS NUCLEICOS E RESULTADO EM MORTE CELULAR, PORTANTO, É BACTERICIDA.
B) Os aminoglicosídeos são os antibióticos que atuam na síntese de ácidos nucleicos.- INIBEM A SÍNTESE PROTEICA E TÊM COMO LOCAL DE AÇÃO A SUBUNIDADE 30S DO RIBOSSOMA BACTERIANO.
C) Penicilinas e Cefalosporinas atuam no momento em que as bactérias estão em divisão celular, pois esses medicamentos não destroem a parede celular já existente, apenas bloqueiam uma nova síntese. CORRETO. BETALACTAMICOS INIBEM A SÍNTESE DA PAREDE CELULAR, POR ISSO, SAO CONSIDERADOS BACTERICIDAS.
D) Tetraciclinas, as lincosaminas, os macrolídeos e os azalídeos atuam na síntese de proteínas pela formação de proteínas defeituosas. - SAO BACTERIOSTATICOS, E AGEM INIBINDO A SÍNTESE PROTEICA.
-
Letra D errada. Pq o Antibiótico que atua na síntese de proteínas defeituosas e portanto são bactericida são os Aminoglicosídeos
-
A) O metronidazol faz parte do grupo de antibióticos que atuam na síntese dos ácidos nucleicos, levando á formação de radicais tóxicos que interrompem a síntese de DNA da célula bacteriana (ação bactericida).
B) Os aminoglicosídeos são os antibióticos que atuam na síntese das proteínas (formação de proteínas defeituosas)
C) Penicilinas e Cefalosporinas atuam no momento em que as bactérias estão em divisão celular, pois esses medicamentos não destroem a parede celular já existente, apenas bloqueiam uma nova síntese. (GABARITO)
D) Tetraciclinas, as lincosaminas, os macrolídeos e os azalídeos atuam na síntese de proteínas pela interferência na tradução da informação genética (alteração da síntese proteica).
Fonte: Andrade
-
Não diria que a D está errada, porém está incompleta. Pode não só agir na formaçao de proteínas defeituosas como também na interferência na tradução da informação genética (alteração da síntese protéica). Mesmo assim a alternativa D não está errada.