A questão cobra conhecimento sobre o alcoolismo à luz da Medicina do Trabalho.
A- CORRETO. A trecho está duplicado, mas está correto. O alcoolismo tem efeitos na pprodutividade, no absenteísmo (faltas, ausências, atrasos) e presenteísmo ( fenômeno em que o empregado encontra-se em seu posto, mas não produz a maioria do tempo. Em outras palavras: ao contrário do absenteísmo, o corpo está no trabalho, porém sua mente não).
B- INCORRETO. Pois, segunda a ANAMT, as duas últimas revisões sistémicas não indicaram consenso em relação aos efeitos positivos do rastreamento de álcool e drogas nesses profissionais.
C- CORRETO. Para entendermos melhor, traremos um trecho do artigo da ANAMT (2016) sobre o tema:
"Apesar do rastreamento do uso de álcool e drogas ser incluído como uma ação para a promoção de saúde e a prevenção de agravos, a obrigatoriedade da participação dos trabalhadores na testagem suscita questões éticas. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina considerou em parecer que a solicitação de exames de monitoramento de drogas ilícitas para permitir acesso ao trabalho contraria os postulados éticos".
D- CORRETO. Tais matrizes são utilizadas no referido rastreamento para detecção de consumo recente, de acordo com o artigo da ANAMT (2016)
FONTE:
ANAMT Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Efeito do rastreamento do uso de álcool e drogas entre trabalhadores . 14 de julho de 2016.
Disponível em http://www.anamt.org.br/site/arq_consulta_publica/arquivo_3.pdf. Acesso em 25 de julho de 2021.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
Gabarito B INCORRETO
As revisões sistemáticas recentes indicam consenso quanto ao efeito positivo do rastreamento do uso de álcool e drogas sobre a redução do número de acidentes de trabalho em motoristas profissionais.
Resultados positivos de redução nos acidentes de trabalho foram descritos no estudo primário observacional17(B) e em uma das revisões sistemáticas.16(B) Porém, as duas revisões sistemáticas mais recentes de estudos originais não indicaram consenso do efeito positivo do rastreamento do uso de álcool e drogas sobre os acidentes de trabalho quando avaliaram dados de categorias específicas, como os motoristas profissionais,18(A) ou trabalhadores de diversas atividades econômicas.19(B)
http://www.rbmt.org.br/details/124/pt-BR/diretriz-tecnica-da-anamt--dt-n%C2%BA-02-2016-----efeito-do-rastreamento-do-uso-de-alcool-e-drogas-entre-trabalhadores