SóProvas


ID
5276695
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Óleos e gorduras brutos, sejam de origem animal ou vegetal, não contêm apenas triacilgliceróis, mas também lipídeos (ácidos graxos livres, fosfolipídios, aromatizantes lipossolúveis e carotenoides) e materiais não lipídicos (como proteínas e carboidratos). Para a produção de óleos e gorduras com cor, sabor e vida útil desejados, é necessário submetê-los a um processo de refino. São etapas de refino de lipídeos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Uma questão acima diz que os processos pelos quais passam os lipídios na indústria são: a hidrogenação, o fracionamento e a interesterificação. Daí, aqui, na questão diz que não existe hidrogenação. Vai entender!!!

  • Hidrogenação é a  que ocorre quando uma  é obtida pela adição de  a uma  insaturada (aquela que contém dupla ou tripla ligação) normalmente na presença de um metal catalisador como  , platina ou paládio e dando origem a um alcano . Este processo era utilizado pela indústria alimentícia na produção de margarinas a partir de óleos vegetais. É uma reação exotérmica, entretanto não ocorre em temperatura ambiente sem a presença de um catalisador e pode ser dividida em hidrogenação homogênea e hidrogenação heterogênea.

  • As principais etapas de refinação do óleo bruto são: degomagem, branqueamento, neutralização, desodorização e clarificação.

    Ao lado da degomagem, neutralização e desodorização está o branqueamento. Juntos eles compõem as principais operações do processo de refino dos óleos e gorduras. É sobre esta importante etapa de adsorver impurezas – conhecida como branqueamento, descoramento ou clarificação