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ID
5277097
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Campos Sales - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
     “Quando Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do contrato social em obra clássica, não estava sendo o primeiro a afirmar que o Estado surge de um acordo de vontades. Antes dele, Thomas Hobbes já desenvolvera teoria semelhante. Existe, porém, um foco de divergência entre estes autores: se ambos consideram o homem primitivo vivendo num estado selvagem, passando à vida em sociedade mediante um pacto comum a todos, exatamente como se cria uma sociedade civil ou comercial, vale frisar que Rousseau imaginava uma convivência individualista, mas cordial, vivendo os homens pacificamente, sem atrito com seus semelhantes, ao contrário de Hobbes, para quem, em célebre tirada, "o homem é lobo do próprio homem" (homo homini lupus). Considerava Hobbes que o homem era um ser antissocial por natureza, e seu "apetite social" seria o fruto da necessidade da vida comunitária, fiscalizada por um aparato social gigantesco destinado a impor a ordem, o Estado, enfim. A este aparato Hobbes denominava "Leviatã". Esta palavra, de origem bíblica, designava um monstro mitológico que habitava o rio Nilo e devorava as populações ribeirinhas, tal como, segundo Hobbes, o Estado faz com seus súditos...” 

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Teoria Geral do Estado". 2 ed. rev. e aum.
São Paulo: Saraiva, 2000. p. 18/19.

“...e seu "apetite social" seria o fruto da necessidade da vida comunitária, fiscalizada por um aparato social gigantesco destinado a impor a ordem, o Estado.” Por esse trecho, conclui-se que para Hobbes:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O ''apetite social'', isto é, o desejo de viver em grupo/sociedade, gera a socialização/vida comunitária.

  • descordo da resposta ...

  • Descordo da pergunta...

  • Falando não como concurseiro, mas como alguém que estudou Ciência Política, Hobbes entendia que o Estado (Leviatã) não é um desejo, mas uma necessidade - um mal necessário - para o homem. Que justamente por esse motivo se dispõe a viver em sociedade. Portanto, a afirmativa "...A socialização é consequência do desejo do homem em viver em grupo" é um tanto errada. O correto seria substituir desejo por necessidade, no sentido de imposição. De ponto de vista Sociológico, alternativa C seria a mais viável.