SóProvas


ID
5277355
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um médico legista recebeu da autoridade policial uma guia de solicitação de exame cadavérico referente a uma vítima do sexo masculino, adulto jovem, com diversos ferimentos perfurocontusos em crânio, face e parede anterior do tórax. A autopsia é iniciada às 8 horas do dia 10/01/2019. O médico observou que o corpo apresentava rigidez generalizada, manchas de hipóstases fixas no dorso, opacificação das córneas e ausência de alterações macroscópicas em parede anterior do abdome. Levando-se em conta o aparecimento dos fenômenos abióticos, qual o intervalo que mais provavelmente compreende a hora da morte?

Alternativas
Comentários
  • São sinais abióticos mediatos ou consecutivos ou de certeza.

    Tanto a rigidez generalizada quanto a fixação dos livores ocorrem no período entre 8 a 12 horas.

    Levando-se em consideração que o exame foi realizado às 08:00 do dia 10, a morte só pode ter ocorrido entre 17 horas e 23 horas do dia 09.

  • Macete: se há rigidez no corpo todo, o óbito ocorreu há, no mínimo, 8 horas e, no máximo, 24 horas.

    Refinando ainda mais: se já houve fixação dos livores, é porque o óbito ocorreu há, no mínimo, 12 horas (agora já sabemos que o óbito ocorreu entre 12 e 24 horas antes do exame).

    Refinando ainda mais: o perito notou "ausência de alterações macroscópicas em parede anterior do abdome". Isso nada mais é do que a ausência da mancha verde abdominal, a qual começa a surgir após 16 horas do óbito ("esboço de mancha verde"; o esboço é um estágio inicial da mancha verde, a qual se intensifica após aproximadamente 20 horas do óbito).

    Portanto, com essas informações, sabemos que o óbito ocorreu entre 12 e 16 horas antes do exame.

  • Segundo Genival Veloso de França a mancha verde abdominal surge entre 20 e 24 horas após a morte.

    As manchas hipóstaticas surgem de 2 a 3 horas, e após 12 hrs se fixam.

    A rigidez começa entre 1 e 2 hrs depois da morte chegando ao máximo após 8 hrs e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 hrs.

    Páginas 472, 473, 475 11° edição