-
Teoria de Malthus: século XVIII
- A população cresce em PG (progressão geométrica) dobrando a cada 25 anos.
- A alimentação cresceria em PA (progressão aritmética) de forma linear.
- Para Malthus a diferença entre o crescimento populacional e a alimentação gera fome.
- Solução: controle rígido da população onde o individuo deverá ter condições materiais de sustentabilidade.
- Acreditava na ideia das epidemias e guerras como um mal necessário.
- Erro: não considerou a revolução tecnológica na produção de alimentos.
Fonte: grancursos
-
Os reformistas foram os principais críticos à Teoria Neomalthusiana. As ideias desses pensadores seguiam caminho oposto às ideias de Malthus. Para os reformistas, o aumento das taxas de natalidade era resultado do subdesenvolvimento, e não a causa. De acordo com essa teoria, a pobreza existia porque havia deficit na educação, saúde e saneamento básico. Se o acesso às políticas públicas para a educação e atendimento médico fossem eficazes, o controle do crescimento populacional seria possível.
-
Teoria Reformista ( Antimalthusiana ) = a pobreza é a responsável pelo crescimento populacional = má distribuição de riqueza / Pobreza gera um crescimento populacional acelerado, consideram que é a miséria e a exclusão de parte da sociedade, a responsável pelo rápido crescimento populacional
-
GAB-A
Teoria Reformista ou Marxista;
Significado de divergir
Afastar-se cada vez mais do ponto de partida; separar-se, desviar-se. Não concordar com; ter uma opinião contrária a; não se combinar: discordar: seu ponto de vista diverge do meu; divergiram na compra da casa; passam a vida a divergir.
SÓ RESPONDE O QUE É PERGUNTADO. HOJE ESSA QUESTÃO O GAB-A