Uma cena típica da Idade Média: a doação de um feudo entre o suserano e o vassalo. A cerimonia era realizada para marcar essa relação de dependência. Nessa cerimônia, havia um juramento de fidelidade diante de uma relíquia religiosa. Trata-se da:
A banalidade;
Errado. Banalidades eram tributos da época feudal pagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal.
B vassalagem;
Errado. A vassalagem tinha sua importância na garantia mínima de coesão da classe dominadora que asseguravam a reprodução das relações sociais de produção implantadas
C homenagem;
Gabarito. A cerimónia da homenagem, através da qual o vassalo colocava suas mãos entre as do senhor, sacramentava, solenemente, os laços de dependência pessoal. ... Ao longo da Alta Idade Média, esse quadro político se consolida, afirmando-se o poder local, monopolizado pelo senhor feudal.
D corveia;
Errado. A corveia é o trabalho gratuito que no tempo do feudalismo os servos e camponeses deviam prestar ao seu senhor feudal ou ao Estado durante três ou mais dias por semana, como previa o contrato de enfeudação.
E ajuda mútua.
Errado.