SóProvas


ID
5280628
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Conforme apostila “Direção Defensiva – Trânsito seguro é um direito de todos”, é preciso aprender os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes. A primeira coisa a aprender é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.


Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:


I. As vias de trânsito.

II. O ambiente.

III. O comportamento das pessoas.

IV. Os condutores.

V. Os veículos.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • A "apostila" a que se refere a presente questão corresponde ao Manual de Direção Defensiva do DENATRAN, da leitura do qual podem ser extraídos os trechos citados pela Banca, in verbis:

    "Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.

    Para isso, você precisa aprender os conceitos da direção
    defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes.

    A primeira coisa a aprender é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.

    Os
    riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:

    Os Veículos;
    Os Condutores;
    As Vias de Trânsito;

    O Ambiente;
    O Comportamento das pessoas"


    Logo, o cotejo deste rol de fatores de risco com as assertivas I a V propostas pela Banca revela que todas estão corretas, de maneira que a resposta da questão corresponde apenas à letra D.


    Gabarito do professor: D