Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de estocagem de materiais. No caso em análise, deve ser marcada a alternativa que contém a técnica mais adequada para estocar materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc., podem ser de metal, de madeira ou de plástico.
Segundo Chiavenato, são técnicas de armazenagem:
- Carga unitária.
- Caixas ou gavetas.
- Prateleiras.
- Raques.
- Empilhamento.
- Contêiner flexível.
Dessas técnicas, vemos que a questão aborda quatro:
- Carga unitária: trata-se de um conjunto de cargas contidas em um recipiente formando um todo único quanto à manipulação, armazenamento ou transporte.
- Prateleiras: é uma técnica que se destina a estocar materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
- Raques: é feito para abrigar peças longas e estreita, como por exemplo, tubos, tiras, vergalhões, feixes etc.
- Caixas ou gavetas, conforme o próprio Chiavenato (2005, p.127) "é a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc. Alguns materiais em processamento, semiacabados ou acabados podem ser estocados em caixas nas próprias seções produtivas. As caixas ou gavetas podem ser metálicas, de madeira ou de plástico. As dimensões devem ser padronizadas e seu tamanho pode variar enormemente. Podem ser construídas pela própria empresa ou adquiridas no mercado fornecedor."
Nota: os pallets são um exemplo de carga unitária.
Tendo visto as alternativas, quanto ao que se pede, concluímos que a letra "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.