Devem ser realizadas duas coletas de escarro, uma no momento da consulta e a segunda no dia seguinte pela manhã geralmente é de melhor qualidade, porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite. Alternativa A está errada.
As unidades de saúde recebem, a qualquer hora de seu período de funcionamento, as amostras coletadas na unidade ou no domicílio e conserva-as, em temperatura ambiente por até 2 horas após a coleta. Para períodos maiores, refrigerar (2ºC a 8 ºC). Alternativa B está errada.
O volume ideal é de 5 ml a 10 ml. Quando o paciente referir que não tem expectoração, o profissional deve orientá-lo sobre como obter a amostra de escarro e fazer que ele tente fornecer material para o exame. Caso obtenha êxito, deve enviar a amostra ao laboratório para ser examinado, independentemente da qualidade e quantidade. Alternativa C está correta.
A cultura de outras secreções (formas extrapulmonares), as hemoculturas para micobactérias e fungos, bem como a punção aspirativa e a biópsia de medula óssea, devem ser realizadas como parte da rotina de investigação, principalmente nos casos de TB disseminada. Ou seja, não é prova de escarro. Alternativa D está errada.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.