A questão acima tem como tema o movimento chamado empate que foi liderado por muitos seringueiros, visando confrontar a expansão da criação de gado e a transferência de títulos de propriedades da floresta - atividades que dificultavam o trabalho dos seringueiros -.
Como forma de resistência, os seringueiros organizaram uma série de movimentos sociais - chamados de empate - no sentido de oferecer resistência contra essas práticas predatórias que ocorriam na Floresta Amazônia.
Para responder corretamente a questão o candidato precisa saber qual foi o método de resistência utilizado nesses movimentos sociais e seus objetivos.
Os "empates" foram movimentos criados pelo líder Chico Mendes, na década de 1980, que visava impedir os frequentes desmatamentos nas terras em Xapuri, no Acre. Uma das práticas mais simbólicas de protesto promovidas por esse movimento, consistia no posicionamento de mãos dadas de seringueiros, mulheres e crianças, em círculos entre as árvores. Com essa prática, muitos madeireiros, fazendeiros e latifundiários desistiam de derrubar as árvores por conta desses protestos.
Atualmente, os "empates" se desenvolvem a partir de uma perspectiva de garantir uma defesa coletiva da Amazônia através de mobilizações, lutas e reivindicações, no sentido de defender os territórios de povos que dependem da floresta para sobreviver, além de impedir o avanço do desmatamento que vem acelerando nos últimos anos, sobretudo por conta da expansão agrícola que vem ameaçando o bioma.
Analisando os objetivos dos "empates" e seus métodos de resistência, conclui-se que esses movimentos se baseiam na defesa coletiva de um modo de vida (de populações ribeirinhas e povos da floresta) a partir de vários tipos de lutas, desde a manifestações pacíficas, ao posicionamento de vários camponeses em volta de árvores que serão derrubadas.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
Gabarito do Professor: Letra D.