SóProvas


ID
5283343
Banca
IADES
Órgão
PM-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Hoje em dia, o crescimento de alguns polos de plantio de soja na região de Santarém e de Marabá e Redenção, no Pará, reflete a implementação de políticas estaduais de incentivo a plantios comerciais fora das áreas de expansão dessa cultura nos cerrados de Mato Grosso, Tocantins e de Balsas, no sul do Maranhão e do Piauí.

Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/
mapas-regionais/15976-fronteira-agricola-amazonia-legal.html?=&t=oque-e>. Acesso em: 27 dez. 2020, com adaptações.

As políticas de incentivo ao cultivo da soja no estado do Pará desencadeiam mudanças estruturais que exercem fortes pressões na fronteira agrícola amazônica. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas alterações estruturais.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Fortalecimento de um setor agropecuário local mais articulado com o mercado nacional. 

  • Com efeito, a criação de novos povoados, vilas e cidades, isto é, a distribuição das sedes urbanas constituem fator preponderante na dinâmica de expansão da fronteira agropecuária nessa imensa região cuja vida econômica era pautada, até há bem pouco tempo, pelo ritmo e acesssibilidade ditados pelo traçado dos rios.

    Servindo de ponto de apoio técnico e operacional além de pólo de difusão da comunicação regional, as cidades do interior amazônico concentram, cada vez mais, os serviços e a mão-de-obra envolvidos na realização, em bases modernas, do processo de produção agro-industrial. Fonte: IBGE

    Resumindo, a expansão da fronteira agropecuária vai trazer nessa região uma crescente infraestrutura, seja ela industrial ou social, aumentando a importância da economia local.