SóProvas


ID
5283679
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    A insegurança alimenta o medo. Não surpreende que a guerra contra a insegurança ocupe lugar de destaque na lista de prioridades dos planejadores urbanos; ou pelo menos estes acreditam que deveria e, se indagados, insistem nisso. O problema, porém, é que, quando a insegurança se vai, a espontaneidade, a flexibilidade, a capacidade de surpreender e a oferta de aventuras, principais atrações da vida urbana, também tendem a desaparecer das ruas da cidade. A alternativa à insegurança não é a bênção da tranquilidade, mas a maldição do tédio. É possível superar o medo e ao mesmo tempo fugir do tédio? Pode-se suspeitar __________ esse quebra-cabeça seja o maior dilema a confrontar os planejadores e arquitetos urbanos – um dilema ainda sem uma solução convincente, satisfatória e incontestada, uma questão __________ talvez não se possa achar uma resposta plenamente adequada, mas que (talvez pela mesma razão) continuará estimulando arquitetos e planejadores a produzir experimentos cada vez mais radicais e invenções cada vez mais ousadas.

    Desde o início, as cidades têm sido lugares __________ estranhos convivem em estreita proximidade, embora permanecendo estranhos. A companhia de estranhos é sempre assustadora (ainda que nem sempre temida), já que faz parte da natureza dos estranhos, diferentemente tanto dos amigos quanto dos inimigos, que suas intenções, maneiras de pensar e reações a condições comuns sejam desconhecidas ou não conhecidas o suficiente __________ se possa calcular as probabilidades de sua conduta. Uma reunião de estranhos é um lócus de imprevisibilidade endêmica e incurável. Pode-se dizer isso de outra forma: os estranhos incorporam o risco. Não há risco sem pelo menos algum resquício de medo de um dano ou perda, mas sem risco também não há chance de ganho ou triunfo. Por essa razão, os ambientes carregados de risco não podem deixar de ser vistos como locais de intensa ambiguidade, o que, por sua vez, não deixa de evocar atitudes e reações ambivalentes. Os ambientes repletos de risco simultaneamente atraem e repelem, e o ponto __________ uma reação se transforma no seu oposto é eminentemente variável e mutante, virtualmente impossível de apontar com segurança, que dirá de fixar.


(BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. Adaptado.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. A origem da insegurança nas cidades está na impossibilidade de se obter ganho ou triunfo, devido à convivência com estranhos.

2. A complexidade da problemática enfrentada pelos arquitetos e planejadores urbanos na estruturação das cidades é de natureza paradoxal.

3. O que faz com que a companhia de estranhos nas cidades seja assustadora é a semelhança entre a natureza dos estranhos e a do inimigo.

4. A busca de arquitetos e planejadores urbanos em projetos mais ousados é atingir o ponto ótimo entre segurança e monotonia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não consigo visualizar a 4 como correta

    a busca é pela superação do medo (segurança) e fuga do tédio (variabilidade)...

    A MONOTONIA CONDUZ, OBVIAMENTE, AO TÉDIO.

    "É possível superar o medo e ao mesmo tempo fugir do tédio? ... esse quebra-cabeça seja o maior dilema a confrontar os planejadores e arquitetos urbanos ... questão para a qual talvez não se possa achar uma resposta plenamente adequada, mas que (talvez pela mesma razão) continuará estimulando arquitetos e planejadores a produzir experimentos cada vez mais radicais e invenções cada vez mais ousadas."

    #continue

  • Concordo com o pensamento do colega. Meu posicionamento:

    Só por esse trecho ..."continuará estimulando arquitetos e planejadores a produzir experimentos cada vez mais radicais e invenções cada vez mais ousadas" e analisando a alternativa 4 " atingir o ponto ótimo entre segurança e monotonia." percebo que há diferença COM BASE NO TEXTO, como pede a assertiva.

    No texto, há ideia de continuidade, ao passo que a assertiva transmite ideia de problema resolvido/acabado (ponto ótimo). Ademais, o próprio texto transmite essa sensação/ideia de flexibilidade, transformação, adaptabilidade e não de posicionamento fixo e irrestrito, com uma solução simplista e imutável (corroborando também com os tipos de textos produzidos pelo autor).

    Ademais, o próprio título do texto é VIDA LÍQUIDA, que reforça a ideia de SEM FORMA DEFINIDA, AMORFA, ADAPTÁVEL, QUE SE AJUSTA AO MEIO. Se pensarmos dessa forma, uma cidade nunca chegará em um ponto ótimo, pois essa é dinâmica, transformada a todo momento por todas as coisas que ocorrem nela e no mundo (exemplo da pandemia: uma cidade em seu ponto ótimo, estava pronta para a pandemia?por óbvio ela teve de se adaptar, seja em oferta de segurança, educação, transporte, saúde, lazer e outros serviços).

    Particularmente não gosto nem um pouco de questões muito "abertas" quando aplicadas em concurso público. Isso abre margem para anulações, questionamentos e muitas dúvidas (essa última em todos os sentidos). Essas discussões/análises e problematizações devem ser feitas no ambiente acadêmico e não em uma prova objetiva.

    Bons estudos.

  • Pessoal, por gentileza pedir comentário ao professor para verificarmos essa questão da extrapolação da banca.

  • parece que toda questão de interpretação da ufpr tem uma alternativa que temos que extrapolar

  • Sobre a 4

    4. A busca de arquitetos e planejadores urbanos em projetos mais ousados é atingir o ponto ótimo entre segurança e monotonia.

    "A insegurança alimenta o medo. [...] A alternativa à insegurança não é a bênção da tranquilidade, mas a maldição do tédio. É possível superar o medo e ao mesmo tempo fugir do tédio? Pode-se suspeitar __________ esse quebra-cabeça seja o maior dilema a confrontar os planejadores e arquitetos urbanos"

    Segundo minha interpretação, quando se tem segurança você não tem medo, mas acaba tendo tédio.

    Logo, o desafio de arquitetos seria atingir o meio termo entre essas duas questões.

    Acredito que muitas questões da UFPR geram interpretações diversas, é uma caraterística da banca, as assertivas corretas nem sempre parecem tão corretas assim.

  • Extrapolação....

  • Item 4. Minha humilde interpretação contrária ao gabarito:

    Segurança = monotonia X insegurança = aventuras/atrações da vida urbana

    Como é possível achar o ponto médio em coisas que estão do mesmo lado????

    Ponto médio existe entre opostos, por exemplo, segurança X aventura OU monotonia x insegurança

  • Errei porque li "ponto máximo". affff que raiva!