SóProvas


ID
5283706
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


‘Speed watching’: o que você perde quando acelera a velocidade do filme?


    Com a pandemia de coronavírus, uma legião de confinados passou a sentir o tempo de forma diferente. Um exemplo disso é o crescente hábito de consumir produções audiovisuais em velocidade acelerada. Cada vez mais plataformas de streaming têm oferecido ferramentas de speed watching, que permitem alterar o ritmo do que se assiste ou se escuta. Na Netflix, é possível ver um filme ou série com até o dobro da velocidade original. As possibilidades são as mesmas no Youtube e no Spotify. Isso estende a funcionalidade para podcasts, palestras e até aulas online.

    Especialistas entendem que essa tendência é uma resposta ao atual momento: mais do que nunca, a tecnologia é a principal interface das pessoas com o mundo ao redor. Isso interfere no ritmo com o qual se vive e se consomem conteúdos. O psiquiatra Adriano Aguiar lembra que, durante muito tempo, a rotina das pessoas era ditada pela natureza. Depois, com a chegada da televisão, os programas passaram a interferir no dia a dia das famílias. “Algumas iam dormir só depois da novela ou do programa do Jô Soares”, exemplifica o médico. Hoje, em meio à explosão do mercado de streaming, que dá a possibilidade de se assistir ao que se quer e quando se quer, esses limites se dissolveram. “Estamos jogados no ilimitado da informação e submetidos ao funcionamento de algoritmos que deliberadamente trabalham para gerar uma adição”, defende Aguiar.

    É diante desse fluxo frenético que as pessoas se veem impelidas a consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível. Isso pode levar à chamada síndrome de FOMO, sigla do inglês “fear of missing out”: aquele medo desesperado de perder alguma coisa frente a uma avalanche de dados. O “speed watching” se insere nesse contexto.

    Assistir a um filme em velocidade acelerada ajuda a ganhar tempo. Por outro lado, um hábito que serviria para descansar a mente acaba alimentando a ansiedade, conforme explica a psiquiatra e professora da Universidade Positivo, Raquel Heep. O cérebro do ansioso pode operar em um sistema de recompensa: consumindo mais em menos tempo e sentindo os ganhos disso, terá dificuldade em desfrutar de uma obra no ritmo original. Para Heep, há uma confusão entre absorver fatos e ter um momento de contemplação. O cineasta Alexandre Rafael Garcia concorda. Ele argumenta que receber informações é diferente de assimilá-las mediante a reflexão que um filme ou série promovem sob um ritmo determinado. “Eu sei que o homem de ferro morre, mas ver o homem de ferro morrendo é outra coisa. E a nossa sociedade está muito centrada no volume do que se consegue absorver”, diz Garcia, que é também professor de cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

    Embora acelerar um filme atrapalhe a experiência de assistir a um grande clássico, cineastas e neurocientistas concordam que o cérebro humano pode estar ficando mais rápido e, com isso, os filmes também. O premiado diretor de cinema Fernando Meirelles está entre os que enxergam esse movimento. Para ele, o fato de nossa cabeça estar ficando mais veloz impacta a recepção das produções cinematográficas agora. “A quantidade do que processamos hoje é muitas vezes maior do que o que recebíamos há 40 anos”, diz.

    O neurocientista Marcelo de Meira Santos Lima, da Universidade Federal do Paraná, explica que, embora não haja estudos comprovando a influência do “speed watching” no cérebro, esse órgão pode, sim, sofrer impactos de longo prazo, a começar pelas sinapses. Coletivamente, a formação de novas redes neurais poderia originar cérebros mais eficientes e rápidos, embora com uma demanda de energia atípica e capaz de impulsionar quadros de ansiedade, insônia, distúrbios de atenção e depressão.

    Enquanto a ciência não decifra esse mistério, muitos seguirão acelerando conteúdos. Ao menos de vez em quando, como faz o próprio Fernando Meirelles. Ele confessa que em alguns casos, quando um filme lhe parece previsível ou desinteressante, opta por escaneá-lo, na expectativa de que alguma cena para frente o prenda. “Acelerar para mim é o estágio que vem antes de abandonar”.


(Lívia Inácio, 14/03/2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56368238.)

De acordo com o texto, considere as seguintes afirmativas:


1. A possibilidade de se alterar a velocidade com que se assiste a vídeos e áudios surgiu com a disponibilização de acesso à informação decorrente da pandemia.

2. O crescimento na tendência de consumir produtos audiovisuais foi ocasionado pela redução nas interações físicas, que levou as pessoas a se ajustarem ao ritmo da internet.

3. A ferramenta speed watching tem criado um descompasso entre a velocidade com que recebemos informações e nossa capacidade de processá-las.

4. A síndrome de FOMO é causada pelos algoritmos da internet que atuam sobre o comportamento dos usuários.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Jesus amado..

  • Alguém me explica?

    4. A síndrome de FOMO é causada pelos algoritmos da internet que atuam sobre o comportamento dos usuários.

  • Alguém me explica?

    4. A síndrome de FOMO é causada pelos algoritmos da internet que atuam sobre o comportamento dos usuários.

    No início do 3º parágrafo: o termo "é diante desse fluxo frenético" faz menção à explicação de Aguiar dada no parágrafo anterior-"Estamos jogados no ilimitado da informação e submetidos ao funcionamento de algoritmos que deliberadamente trabalham para gerar uma adição” -,e corrobora a afirmativa 4.

  • Acho que na 4 o que acontece é que os algoritmos da internet acabam que fazendo as pessoas alterarem a velocidade com medo de perder algo a frente, estando assim a questão correta, na vdd é bem confuso isso...

  • As pessoas se veem impelidas a consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível. Isso pode levar à chamada síndrome de FOMO!!

    A meu ver síndrome do FOMO e isso que esta no texto !!!

  • O examinador estava, nitidamente, possuído pelo "Demonho" quando desenvolveu essa prova.

  • O PROERD é um programa,

    o PROERD é a solução ...

  • 1. A possibilidade de se alterar a velocidade com que se assiste a vídeos e áudios surgiu com a disponibilização de acesso à informação decorrente da pandemia.

    Como pode ser verdade isso??

    No Texto diz:  "Com a pandemia de coronavírus, uma legião de confinados passou a sentir o tempo de forma diferente. Um exemplo disso é o crescente hábito de consumir produções audiovisuais em velocidade acelerada."

    Isso não quer dizer que foi a partir da pandemia que todas as pessoas puderam acelerar os vídeos.

    Eu mesmo já assistia vídeos acelerados antes da pandemia.

    Discordo totalmente!

  • Meu Deus!!

  • Todas as questões relacionadas a esse texto nessa prova estão absurdas. A banca viajou legal!

  • A banca alterou o gabarito afirmando que a questão 4 está errada? Como pode? Resposta explícita no texto!

  • A banca alterou o gabarito para C.

    http://www.nc.ufpr.br/601.pdf

  • A celeuma está em torno da alternativa 4, inicialmente dada como certa, mas teve seu gabarito alterado para "C", diga-se de passagem, de forma justa. Ou seja, apenas a 2 e a 3 estão corretas.

    4) A síndrome de FOMO é causada pelos algoritmos da internet que atuam sobre o comportamento dos usuários. ERRADA

    Vejam (3º paragrafo):

    "É diante desse fluxo frenético que as pessoas se veem impelidas a consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível. Isso pode levar à chamada síndrome de FOMO"

    ou seja, o pronome demonstrativo retoma "consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível". Tudo isso é que pode levar a síndrome FOMO, não os algoritmos da internet.

    Espero ter ajudado.

    BONS ESTUDOS!!!

  • A princípio comecei eliminando essa aqui, pois acreditei que era a mais errada:

    3. A ferramenta speed watching tem criado um descompasso entre a velocidade com que recebemos informações e nossa capacidade de processá-las.

     O neurocientista Marcelo de Meira Santos Lima, da Universidade Federal do Paraná, explica que, embora não haja estudos comprovando a influência do “speed watching” no cérebro

    "não existe estudo comprovando"

    correta?

    O teste de inteligência emocional começa na correção do gabarito

  • Uma hora a banca extrapola os textos, outra não. Isso confunde demais os candidatos.

    MUITO CUIDADO! ESSA BANCA NÃO POSSUI UM PADRÃO NAS QUESTÕES DE PORTUGUÊS.

  • Galera não sei se faz sentido, mas nas questão 3 dessa prova, no item 4, há extrapolação. Na questão 11 há uma pouca extrapolação no item 3. O que elas tem em comum?

    Essas 2 questões se iniciam o enunciado como Com base no(a) texto/tira.

    Já essa questão começa De acordo com o texto

    Acredito eu que o item 4 está correto, uma vez que sabemos que, por exemplo, o algoritmo do YTB te recomenda videos que quando vc menos espera já se passou horas assistindo no ytb (QUEM NUNCA??).

    Mas a alternativa foi dada como errada por conta do que o enunciado pedia

    digam se estou louco ou n

  • O erro da alternativa 4 é que no texto fala que PODE levar à síndrome e na alternativa 4 afirma que leva à síndrome.

  • Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

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  • Se parar pra analisar friamente, essa questão deveria ter sido anulada, visto que a "única" alternativa que dá para forçar é a 2.

    A 1 não tem o que se discutir, errada.

    A 2 da pra tirar daqui "Com a pandemia de coronavírus, uma legião de confinados passou a sentir o tempo de forma diferente. Um exemplo disso é o crescente hábito de consumir produções audiovisuais"

    Forçando um pouco.

    A 3 viaja, no texto em momento algum afirma-se que speed watching tem criado um descompasso.

    O que se afirma é "O neurocientista Marcelo de Meira Santos Lima, da Universidade Federal do Paraná, explica que, embora não haja estudos comprovando a influência do “speed watching

    "Enquanto a ciência não decifra esse mistério, muitos seguirão acelerando conteúdos"

    Errada.

    Por fim a 4 é refutada nessa parte

    "É diante desse fluxo frenético que as pessoas se veem impelidas a consumir em pouco tempo a maior quantidade de conteúdo possível. Isso pode levar à chamada síndrome de FOMO"

    Essa banca é complicada, é de interpretação, mas conforme a interpretação do examinador.

    Minha humilde opinião, sem gabarito.

    Corrijam-me e acrescentem.