SóProvas


ID
5283841
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Abordagem a adolescente termina na apreensão de 11 kg de maconha e fuzil do Exército


Um adolescente de 16 anos foi apreendido por tráfico de drogas e porte ilícito de arma restrita, durante a tarde deste sábado (6), na Vila Zózimo, no bairro Yaris, em Curitiba. De acordo com o tenente XYZ, da Polícia Militar (PM), em abordagem de rotina a menor, os policiais apreenderam 11 kg de maconha, dezenas de pedras de crack, várias munições e um fuzil 765 das forças armadas, que estavam escondidos em um terreno baldio. Após a apreensão do adolescente, os policiais militares foram até a residência dos pais dele e os detiveram para averiguações, encaminhando-os ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, onde prestam depoimento.


(Adaptado de: https://www.bandab.com.br/seguranca/abordagem-a-adolescente-termina-na-apreensao-de-11-kg-de-maconha-e-fuzil-do-exercito/.)


No que diz respeito à ação da autoridade policial nesse caso, considerando o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sobre os direitos individuais dos adolescentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    LEI Nº 8.069/90 - ECA

    Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.

    Parágrafo único. O adolescente tem direito à identificação dos responsáveis pela sua apreensão, devendo ser informado acerca de seus direitos.

  • Questão repetida aff

  • Fuzil 765?

  • ARTIGO 106 Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.

  • O adolescente estava em "flagrante delito"

    ,mesmo ele sendo de menor ele deve ser encaminhado a delegacia para tomar as medidas cabíveis.

  • A questão é respondida com base na literalidade do ECA.

    O menor foi apreendido por ato infracional análogo ao trafico de drogas, sendo apreendido em flagrante.

    Diz o art. 106 do ECA:

    “ Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente."

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. Cabe apreensão do adolescente em função de ato infracional em flagrante, tudo conforme autoriza o art. 106, do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Em caso de flagrante de ato infracional, não há necessidade de decisão judicial para apreensão do adolescente.

    LETRA C- INCORRETA. Uma vez apreendido, o adolescente é encaminhado para a autoridade policial competente, e não para a indicação da alternativa.

    Diz o art. 172 do ECA:

    “ Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente."

    LETRA D- INCORRETA. Advertência é medida socioeducativa a ser aplicada por juiz e não pelo policial.

    Diz o art. 112 do ECA:

    “ Art. 112. Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:

    I - advertência;

    II - obrigação de reparar o dano;

    III - prestação de serviços à comunidade;

    IV - liberdade assistida;

    V - inserção em regime de semi-liberdade;

    VI - internação em estabelecimento educacional;

    VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI."

    LETRA E- INCORRETA. Ao contrário do exposto, não há vedação do ECA. Conforme já exposto, trata-se de medida autorizada pelo art. 106 do ECA.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "Um adolescente de 16 anos foi apreendido por tráfico de drogas e porte ilícito de arma restrita, durante a tarde deste sábado (6), na Vila Zózimo, no bairro Yaris, em Curitiba. De acordo com o tenente XYZ, da Polícia Militar (PM), em abordagem de rotina a menor, os policiais apreenderam 11 kg de maconha, dezenas de pedras de crack, várias munições e um fuzil 765 das forças armadas, que estavam escondidos em um terreno baldio. Após a apreensão do adolescente, os policiais militares foram até a residência dos pais dele e os detiveram para averiguações, encaminhando-os ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, onde prestam depoimento."

    a) Os policiais militares agiram corretamente apreendendo o adolescente, vez que a conduta por ele havida configura ato infracional.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Veja que o adolescente foi privado de sua liberdade em razão de flagrante de ato infracional, por isso, os policiais agiram corretamente. Nesse sentido é o art. 106, caput, ECA: Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.

    b) Os policiais militares deveriam ter aguardado autorização judicial para apreender o adolescente, vez que a aplicação de medida privativa de sua liberdade depende de ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.

    Errado. O adolescente foi apreendido em flagrante, considerando o ato infracional análogo ao delito de tráfico de drogas e porte ilícito de arma restrita. Assim, a atitude dos policiais foi correta, conforme se vê no item "A".

    c) Após apreendido, o adolescente deveria ter sido encaminhado para estabelecimento de internação pelos policiais militares.

    Errado. O adolescente deve ser encaminhado à autoridade policial competente e não no estabelecimento de internação. Aplicação do art. 172, ECA: Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    d) Ao invés de ter apreendido o adolescente, a autoridade policial militar poderia ter-lhe aplicado pena de advertência, consistente em admoestação verbal, reduzida a termo e assinada pelos presentes.

    Errado. Primeiramente, importante expor que a advertência é uma medida socioeducativa, e é aplicada mediante contraditório e ampla defesa. Além disso, não é a autoridade policial que aplica a medida socioeducativa, mas, sim, o juiz.

    e) A apreensão do adolescente realizada pelos policiais é vedada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Errado. Considerando que adolescente foi visto cometendo ato infracional análogo ao delito de tráfico de drogas e porte ilícito de arma restrita, a atitude dos policiais em apreender o adolescente foi correta, vide item "A".

    Gabarito: A

  • GABARITO: A

      Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.