SóProvas


ID
5283913
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Campos Sales - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

Solitude: o lado bom da solidão


    Para alguns, sinônimo de tristeza, para outros apenas uma opção de vida. Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez que, desde os primeiros instantes de vida, já são naturalmente instruídos ao contato e interação com os demais. Muitos julgam a solidão como algo ruim, como ter uma grande decepção amorosa, por exemplo, mas nem sempre ela precisa ser caracterizada como negativa.

    A solidão pode ajudar a amadurecer, fazendo com que as pessoas possam ter calma e maturidade para resolver problemas que surjam. Quem age assim tem grande probabilidade de conhecer a raiz da situação e solucionar adversidades com os próprios meios, sem depender de ninguém para isso, tornando-se uma pessoa mais independente, emocionalmente forte e com uma maior autoestima.

    SOLITUDE

    Estar só nem sempre é uma forma triste de viver: pode ser uma escolha positiva de vida. Os que optam por momentos assim vivem o que é conhecido como solitude, caracterizada quando a pessoa considera-se a melhor companhia de si mesma. O recolhimento em si potencializa o conhecimento da autoessência e potencializa a solução de problemas.

    Segundo o psicólogo Domingos Sávio Rodrigues, essa forma de vida é adotada por opção e pelo desejo de se entender com as próprias situações. "Isso [a solitude] é uma atitude adotada pela modernidade. É o ato de se sentir bem consigo mesmo sem ter a necessidade de precisar de outras pessoas para dividir os problemas ou a felicidade. É um meio de sobrevivência em que o indivíduo acaba se conhecendo mais e se preparando para os problemas colocados pela vida", explica o profissional.

    Na solitude deseja-se entender, de alma aberta, o que afeta e faz falta. Ainda segundo Rodrigues, a solitude torna o ser humano mais cuidadoso com a própria vida e a leveza, alcançada por meio dela, faz com que as pessoas sintam-se melhores para entender a voz da alma.

http://www20.opovo.com.br/app/revistas/saude/2017/06/13/notrsaude,3680675/solitude-o-lado-  bom-da-solidao.shtml

Em “Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez que, desde os primeiros instantes de vida, já são naturalmente instruídos ao contato e interação com os demais”, a expressão destacada pode ser classificada gramaticalmente como sendo:

Alternativas
Comentários
  • “Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez que, desde os primeiros instantes de vida, já são naturalmente instruídos ao contato e interação com os demais”

    → A expressão em destaque trata-se de uma locução adverbial com função sintática de ajunto adverbial de tempo.

    GABARITO. A

  • GAB; D

    adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,...

    Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala.

    Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem.

    Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente.

    Adjunto adverbial indicando intensidade: Eu estudei pouco.

    Adjunto adverbial indicando companhia: Eu estudei com a Milena.

    Adjunto adverbial indicando frequência: Eu estudei todos os dias.

    Adjunto adverbial indicando finalidade: Eu estudei para o teste

    Nos exemplos acima, o adjunto adverbial acompanha e modifica um verbo, mas pode acompanhar e modificar também um adjetivo ou um advérbio.

    Os adjuntos adverbiais podem ser ou não destacados por vírgulas, conforme a posição que ocupam na oração e a extensão do próprio adjunto adverbial.

    No fim da oração: O diretor pediu a ajuda dos funcionários educadamente.

    No início da oraçãoEducadamente, o diretor pediu a ajuda dos funcionários.

    No meio da oração: O diretor, educadamente, pediu a ajuda dos funcionários.

    Sendo um termo acessório da oração, a sua presença não é obrigatória na estrutura sintática da oração, mas contribui para o enriquecimento e compreensão da mensagem.

  • gaba D

    “Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez que, desde os primeiros instantes de vida, já são naturalmente instruídos ao contato e interação com os demais”

    ...desde os primeiros instantes de vida → locução adverbial de tempo de grande extensão sendo obrigatoriamente isolada por vírgulas.

    pertencelemos!

  • Rapaz, só 3 comentários e 2 ainda dão gabarito errado! Parabéns pelo comentário Gledisson da Silva!

    Gabarito: d.

  • Gabarito D, GALERA!

  • Assertiva D

    Uma locução adverbial de tempo. = Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez que, desde os primeiros instantes de vida, j(..)

  • locução adjetiva é o conjunto de mais de uma palavra com função de adjetivo:

    de criança= infantil

    de mar = marítimo

    cardápio de hoje=hodierno

  • Os seres humanos são animais sociais por natureza, uma vez quedesde os primeiros instantes de vida, já são naturalmente instruídos ao contato e interação com os demais”,

    Os seres humanos - sujeito.

    São - Verbo de ligação

    Animais por natureza - Predicado do sujeito.

    Podemos notar que o trecho se refere ao predicado do sujeito, que exerce função ADJETIVA. Logo, é um adverbio. Somando a isso a ideia de tempo, assume a posição de uma locução adverbial de tempo.

  • Nunca nem vi locução adjetiva de tempo kkkkkkkk

  • Zaralho.