SóProvas


ID
5285539
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante a noite, um duplo homicídio aconteceu no interior de um sítio próximo à rodovia. Não há família nem documentos no local do crime. Em relação ao processo de identificação dos cadáveres em questão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Vucetich se baseou, fundamentalmente, na presença ou ausência de delta, criando a fórmula datiloscópica

    e a classificação decadactilar. No sistema datiloscópico de Vucetich, o delta é a característica fundamental.

  • Fórmula Dactiloscópica de Vucetich

    Numerador (série):

    • Os dedos da mão DIREITA
    • Começando pelo POLEGAR: Polegar SEMPRE será representado por uma LETRA
    • Demais dedos (indicador, médio, anelar e mínimo): serão representados por NÚMEROS - 4,3,2,1.

    Então se V E I A é 4 3 2 1, o POLEGAR pode ser por exemplo a letra E mas se a impressão fosse analisada do dedo indicador seria o número 3.

    Repete-se a mesma regra para a mão esquerda, todavia deve-se lembrar que a observação da impressão digital deve ser feita de acordo com a impressão no PAPEL e não o desenho - o dedo em si do periciando.

  • GABARITO: LETRA E

    A) Incorreto. O reconhecimento facial não é feito pelo perito papiloscopista. A papiloscopia é um método de identificação primária. O reconhecimento é um método leigo, pode ser feito por qualquer pessoa. Ademais, o perito papiloscopista não é o responsável pela gestão da equipe de antropologia forense, pois a antropologia forense diz respeito a identificação médico-legal, isto é, depende de conhecimentos médicos.

    B) Incorreto. A identificação por datiloscopia é um processo confiável, porém, NÃO é de difícil execução. É um método prático, rápido, fácil, de baixo custo e aceitável socialmente.

    C) Incorreto. Não é apenas o DNA que pode fornecer a identidade. Os métodos primários de identificação são a papiloscopia, o estudo da odontologia forense (pela arcada dentária) e a genética forense (pelo DNA). Além disso, há também outros métodos de identificação. Outrossim, os responsáveis pelo exame de DNA são os peritos da genética forense.

    D) Incorreto. Não é obrigatório que a identificação seja feita no local do crime. E o método antropométrico de Bertillon é um método histórico, que utilizava medidas corporais, mas não é um método utilizado hoje na prática e nem com grande eficácia para a identificação.

    E) Correto. O polegar da mão direita é chamado de fundamental no sistema dactiloscópico de Vucetich.

    Fonte: Professora Luciana Gazzola

  • Olha pra sua identidade... o que está lá? Dedão da mão direita.

  • GABARITO: E.

    "Sistema datiloscópico de Juan Vucetich foi lançado em 1891 e adotado oficialmente no Brasil em 1903. É um dos métodos mais eficientes em termos de identificação judiciária (disputa com o DNA).

    (...) trabalha com o que se chama "desenho digital". Significa o conjunto de cristais e sulcos existentes nas polpas dos dedos."

    "(...) seu início é com o polegar direito, sendo esta chamada de parte fundamental." (Grifo nosso)

    FERREIRA, Wilson Luiz Palermo. Medicina Legal, coleção sinopses para concursos, 5. ed., rev., atual. e ampl. - Salvador: Ed. JusPodvim, 2020. p. 119-120.

  • As questões de ML dessa prova foram ótimas

  • GABARITO [E]

    Exemplo de fórmula:

    V - 222X

    I - 1034

    Mão direita (série ou numerador – fica em CIMA):

    - Polegar: é chamado de fundamental [gabarito].

    - Demais dedos: divisão.

    Mão esquerda (secção ou denominador – fica EMBAIXO):

    - Polegar: é chamado de subclassificação;

    - Demais dedos: subdivisão.

    Nos polegares: usam-se letras (V, E, I, A)

    Nos demais: números (4, 3, 2, 1)

    Fórmula: serve para classificar (arquivar), mas não para identificar.

    Lembre-se do que te fez começar e não desista até conseguir.

  • CORRETA: Letra E

    A questão cobra conhecimentos sobre Antropologia Forense, especificamente a datiloscopia.

    Sistema datiloscópico de Juan Vucetich:

    No Brasil, o sistema adotado é o de Juan Vucetich (decadactilar). Foi lançado em 1891 e adotado, oficialmente, em 1903. É um dos métodos mais eficientes em termos de identificação judiciária (disputa com DNA).

    Trabalha com o que se chama de "desenho digital" (conjunto de cirstas e sulcos existentes nas polpas dos dedos, sendo variável e único em cada indivíduo).

    Para essa metodologia, a impressão do polegar da mão direita denomina-se fundamental e é a base do sistema, embora não exclua a possibilidade de verificação do demais dedos (da mão esquerda inclusive).

  • Clediane, sim, pelo que vi até agora a banca foi direta e simples na cobrança de questões de Med. Leg. Foi uma "mãe". Sorte pros deltas!

  • Assertiva E

    No sistema dactiloscópico de Vucetich, a impressão do polegar da mão direita denomina-se fundamental e é a base da classificação do sistema.

    Prof.Cielo

  • A questão traz um exemplo prático mas a resposta é puramente teórica.

  • "Sistema datiloscópico de Juan Vucetich foi lançado em 1891 e adotado oficialmente no Brasil em 1903. É um dos métodos mais eficientes em termos de identificação judiciária (disputa com o DNA).

    (...) trabalha com o que se chama "desenho digital". Significa o conjunto de cristais e sulcos existentes nas polpas dos dedos."

    "(...) seu início é com o polegar direito, sendo esta chamada de parte fundamental.

    Exemplo de fórmula:

    V - 222X

    I - 1034

    Mão direita (série ou numerador – fica em CIMA):

    - Polegar: é chamado de fundamental [gabarito].

    - Demais dedos: divisão.

    Mão esquerda (secção ou denominador – fica EMBAIXO):

    - Polegar: é chamado de subclassificação;

    - Demais dedos: subdivisão.

    Nos polegares: usam-se letras (V, E, I, A)

    Nos demais: números (4, 3, 2, 1)

    Fórmula: serve para classificar (arquivar), mas não para identificar.

  • Curiosidade: 

    O processo de identificação é aquele que dá certeza sobre a identidade de alguém, certeza que só surgiu mesmo apenas no século XIX, quando cientistas forenses começaram a perceber que o desenho das pontas dos nossos dedos é ÚNICO, não se repete jamais de um indivíduo para outro e não se altera ao longo da vida.

    Juan Vicetich foi um dos cientistas que mais contribuiu nesse processo, e até hoje tem seu método utilizado, pois desenvolveu e pôs pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais. 

    E, quando começou a se falar em impressões digitais, nasceu a papiloscopia forense.

    Papilla vem de "papilas". As papilas dérmicas. Skopêin = vem de estudo, exame. Papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através do estudo das papilas dérmicas. O estudo do desenho das pontas dos dedos é uma das divisões da papiloscopia, chamada de datiloscopia (ao lado da podoscopia, poroscopia etc). (datilos = dedo; copia = examinar).

    São os desenhos digitais. São únicos, de cada ser humano. Esse desenho é formado por áreas mais elevadas e por áreas menos elevadas (cristas e sulcos interpapilares, respectivamente). Quando se toca algo com a ponta dos dedos, por conta das secreções glandulares que existem nessa região, deixa-se esse desenho digital marcado num determinado anteparo. É quando se tem, então, a chamada IMPRESSÃO DIGITAL. 

    Atente-se à diferença entre desenho digital x impressão digital. 

    Impressão digital pode se dizer que é a transferência desse desenho para um anteparo.

    - Anotações de aulas.

  • No sistema dactiloscópico de Vucetich, a impressão do polegar da mão direita denomina-se fundamental e é a base da classificação do sistema.

  • Sobre a alternativa D:

    O Sistema Antropométrico de Bertillon caiu em desuso. Bertiolagem é método de identificação criminal com base em dimensões e características individuais do identificado, como cor de cabelo e olhos e fotografias (frente e perfil). Essas informações eram registradas em cartões, que eram posteriormente arquivados e possibilitavam consulta posterior.