-
Gabarito: C
Mumificação:
--> Ocorre quando a evaporação da água for tão rápida que iniba o crescimento bacteriano.
--> O cadáver mumificado apresenta peso reduzido, pele dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida,
cabeça diminuída de volume e a face conserva vagamente os traços fisionômicos.
--> As condições que favorecem a mumificação são:
• Ambientes secos, bem ventilados, quentes.
• Solos arenosos.
Saponificação ou adipocera:
--> Formação de material esbranquiçado, mole, com cheiro de ranço, NAS PARTES GORDUROSAS do cadáver.
Cadáver adquire consistência untuosa, mole, como o sabão ou cera.
Corificação:
--> Fenômeno transformativo conservador muito raro, foi observado em cadáveres que foram acolhidos
em urnas metálicas (com zinco na composição). O cadáver submetido a tal fenômeno apresenta
a pele ressecada e endurecida, semelhante a couro.
-
GABARITO: LETRA C
A questão versa acerca dos fenômenos cadavéricos transformativos destrutivos ou conservadores.
A) Incorreta. A desidratação cadavérica é um fenômeno abiótico mediato ou consecutivo.
Desidratação cadavérica: ocorre a perda de peso pelo pergaminhamento da pele, dessecamento das mucosas e modificações dos bulbos oculares (globo ocular).
B) Incorreta. O cadáver P2 está na fase da esqueletização, que é um estado avançado da putrefação, por isso a resposta é incorreta. E o cadáver P1 poderia corresponder a corificação ou mumificação.
Corificação cadavérica: É um fenômeno transformativo conservador. Ocorre em corpos que foram sepultados em urnas metálicas de zinco hermeticamente fechadas. Os corpos ficam com aspecto de couro.
C) Correta. O cadáver P1 apresenta características da mumificação. O aspecto de couro curtido aparece na mumificação, é um aspecto de endurecimento da pele, endurecimento dos tecidos moles, que ficam escurecidos, preservando as características da face e dos outros tecidos moles.
Mumificação natural: é um fenômeno transformativo conservador. O clima seco e quente e a exposição ao ar favorecem a mumificação. Na mumificação ocorre a desidratação rápida do cadáver que endurece a pele, formando uma capa protetora que impede a ação bacteriana, que é responsável pela putrefação.
D) Incorreta.
Saponificação ou adipocera: É um fenômeno transformativo conservador. É a transformação de partes do cadáver em uma substância de consistência e aspecto untuoso, mole e quebradiça, de cor amarelo escuro, que é um aspecto semelhante a cera ou sabão.
Fonte: Professora Luciana Gazzola
-
Gostei da referência ao filme Bacurau.
-
A diferença entre corificação e mumificação, é que o segundo pode ocorrer naturalmente, como nesse caso. Já a corificação, somente quando urnas metálicas.
-
Os fenômenos conservadores naturais começam a se instalar dois ou mais meses da morte.
Ocorre o início da putrefação e cerca de dois meses após ocorrem mudanças nas condições ambientais do próprio cadáver. Daí, outros fenômenos aparecem.
1 – MUMIFICAÇÃO
Um ambiente muito arejado, seco e quente é favorável à desidratação. Com a acentuada perda de líquidos, cessa a proliferação bacteriana.
A putrefação cessa e inicia-se a mumificação. A mumificação é o cadáver desidratado.
Se retira a água as bactérias não se proliferam.
-
P2 estava em fase de esqueletização, última fase da putrefação (fenômeno destrutivo).
Com isso, já seria possível eliminar as alternativas B, D e E.
-
GABARITO: C.
"41.3. FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES
41.3.1.Mumificação.
Ocorre, aproximadamente, após o 2º ou 3º mês desde a morte.
(...)
Para que esse processo seja concretizado, uma condição essencial é a falta de umidade." (Grifo nosso)
FERREIRA, Wilson Luiz Palermo. Medicina Legal, coleção sinopses para concursos, 5. ed., rev., atual. e ampl. - Salvador: Ed. JusPodvim, 2020. p. 454.
-
O que achei estranho (ou um pouco contraditório) nessa questão foi o fato de o enunciado indicar que os dois cadáveres estavam "em avançado estado de decomposição" e, logo em seguida, exigir do candidato o pensamento de que houve um fenômeno cadavérico conservador (no caso, a mumificação). A gente sabe que na mumificação, em virtude da desidratação do cadáver, as reações químicas são interrompidas, o que impede os fenômenos putrefativos. O cadáver está em avançado estágio de conservação ou está conservado? Te decide criatura...
-
SAPONIFICAÇÃO (= ADIPOCERA) - É um fenômeno transformativo conservador, que ocorre normalmente com vítimas que morrem em local argiloso com pouca ventilação, o corpo vira uma espécie de “sabão”, gorduroso .
MUMIFICAÇÃO - tem origem química. Pode ser provocado ou artificial (embalsamento), geral ou local, espontâneo ou natural, superficial ou profunda. Condição essencial é a falta de umidade, ou seja, no sertão nordestino, como a própria questão deixa bem claro.
-
Couro curtido é corificação, não mumuficação...
-
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada. JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista a inexistência de uma alternativa correta, pois, no enunciado, menciona-se que os dois corpos estavam em avançado estado de decomposição. Todavia, na alternativa “C”, apontada como correta no gabarito preliminar, é apresentado um corpo com características clássicas de mumificação, a qual é um processo transformativo conservador do cadáver que pode ser produzido por meio natural, artificial, natural e misto. Portanto recurso deferido.