A questão cobra conhecimento sobre a experiência de Hawthorne. Essa experiência de quatro etapas e as suas conclusões embasaram a teoria das relações humanas de Elton Mayo.
A teoria de Mayo possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal.
A Experiência de Hawthorne que concluiu, entre outras coisas, que as relações sociais que existem entre os operários tem influência na produtividade.
Após essa pequena síntese, partiremos para a análise das alternativas:
A- INCORRETA. "(...) as pessoas isolam-se dos grupos sociais, mantendo-se alheias às interações sociais".
Uma das conclusões da experiência, no que tange às relações humanas, afirma que os trabalhadores estão em constante interação social.
B- INCORRETA. "os trabalhadores agem ou reagem de forma isolada nos (...)".
Outra conclusão da experiência, agora em relação ao comportamento do empregado, cita que as pessoas não agem nem reagem de forma isolada, mas com participantes que se comportam de acordo com o seu grupo
C- INCORRETA. "o nível de produção (...) física ou fisiológica dos indivíduos".
Em relação à produção, a referida experiência concluiu que "o nível de produção não é determinado por capacidade física ou mesmo fisiológica, mas por normas sociais e expectativas grupais" (CHIAVENATO, 2014)
D- CORRETA. "(...) sociais compostas por grupos sociais formais e informais".
A Abordagem Clássica já havia "mapeado" os aspectos formais gerais de uma organização (hierarquia, autoridades, estruturas, especialização e etc). Em contraponto, a experiência de Hawthorne percebeu a importância dos grupos informais (organização humana) e seus aspectos (valores, crenças, motivações, atitudes e etc) para as organizações, sobretudo no tocante à sua influência na produtividade. De acordo com Chiavenato (2014): "A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa".
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D