SóProvas


ID
5286064
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem humanística, estudada na Teoria das Organizações, promoveu evoluções conceituais, dentre elas: “a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam nas organizações” (CHIAVENATO, 2011, p. 94).
A Experiência de Hawthorne contribuiu para o desenvolvimento de novas interpretações da natureza humana nos ambientes organizacionais, evidenciando a seguinte perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • Abordagem humanista:

    • Mayo - organização sob o aspecto informal;

    • Hawthorne: iluminação e produtividade;

    • Integração social, recompensa, aspectos emocionais, lealdade e trabalho em equipe.

    Homem social: funcionário com motivações sociais e simbólicas.

  • A questão cobra conhecimento sobre a experiência de Hawthorne. Essa experiência de quatro etapas e as suas conclusões embasaram a teoria das relações humanas de Elton Mayo.

    A teoria de Mayo possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal.

    A Experiência de Hawthorne que concluiu, entre outras coisas, que as relações sociais que existem entre os operários tem influência na produtividade.

    Após essa pequena síntese, partiremos para a análise das alternativas:

    A- INCORRETA. "(...) as pessoas isolam-se dos grupos sociais, mantendo-se alheias às interações sociais".

    Uma das conclusões da experiência, no que tange às relações humanas, afirma que os trabalhadores estão em constante interação social.

    B- INCORRETA. "os trabalhadores agem ou reagem de forma isolada nos (...)".

    Outra conclusão da experiência, agora em relação ao comportamento do empregado, cita que as pessoas não agem nem reagem de forma isolada, mas com participantes que se comportam de acordo com o seu grupo

    C- INCORRETA. "o nível de produção (...) física ou fisiológica dos indivíduos".

    Em relação à produção, a referida experiência concluiu que "o nível de produção não é determinado por capacidade física ou mesmo fisiológica, mas por normas sociais e expectativas grupais" (CHIAVENATO, 2014)

    D- CORRETA. "(...) sociais compostas por grupos sociais formais e informais".

    A Abordagem Clássica já havia "mapeado" os aspectos formais gerais de uma organização (hierarquia, autoridades, estruturas, especialização e etc). Em contraponto, a experiência de Hawthorne percebeu a importância dos grupos informais (organização humana) e seus aspectos (valores, crenças, motivações, atitudes e etc) para as organizações, sobretudo no tocante à sua influência na produtividade. De acordo com Chiavenato (2014): "A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa".

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA D

  • GAB D

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:

    1. A integração social afeta a produtividade;
    2. O comportamento é determinado pelas regras do grupo, os funcionários agem como membros de um grupo;
    3. As organizações são formadas por grupos formais E informais;
    4. A supervisão mais cooperativa aumenta a produtividade;
    5. A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais.
    6. Na interação entre as relações humanas há influências mútuas, que podem ser positivas ou negativas, mas nunca neutras.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)