SóProvas


ID
5286076
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de sistema aberto pode ser associado à dinâmica das organizações contemporâneas. Nessa perspectiva, uma organização representa “um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica de interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos” (CHIAVENATO, 2011, p. 449).
Marque a alternativa que NÃO apresenta uma característica das organizações, quando observadas como sistemas abertos.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de 'complexo' retrata a abordagem contingencial.

    A Abordagem sistêmica que tem as organizações como sistemas abertos, tem como características:

    Principal expoente: Bertalanffy.

    Visão da organização: sistemas abertos, recebendo entradas, transformando-as e exportando os produtos e serviços para o ambiente.

    Conceitos: Homeostasia (manutenção do equilíbrio), adaptabilidade (ajustes necessários), sinergia (o todo é maior que a soma das partes), equifinalidade (o sistema pode alcançar o mesmo resultado a partir de diferentes condições iniciais), entropia (todas organizações tendem à desordem ou à morte), entropia negativa (reabastecimento de energia)

    • Estudo da organização: de fora para dentro.

    Homem funcional: indivíduo que se comporta como executante.

  • por ser complexo, a previsibilidade não acontece facilmente

  • LETRA C).

    Por se tratar de uma SISTEMA ABERTO, a organização começa a entender a situação na qual está inserida: o seu ambiente externo (ambiente orgânico), deixando de agir de forma fechada (ambiente mecanicista).

    Por haver a abertura para o ambiente externo, os comportamentos tornam-se imprevisíveis, diante da alta mutabilidade do ambiente.

    Com base na análise SWOT, é observado que o ambiente externo é um fator incontrolável.

    Todas as outras alternativas relacionam-se com características dos sistemas abertos (a), b) e d)).

  • A previsibilidade do comportamento, justificada pelo fato de as organizações serem complexas e responderem a muitas variáveis ambientais.

  • A) As fronteiras, que variam quanto ao grau de permeabilidade, indicam o grau de abertura de uma organização no ambiente do qual faz parte.

    sim, dependendo da organização ela pode ser mais aberta ou menos

    B) A resiliência, que, no contexto das organizações, associa-se ao grau de defesa ou ao grau de vulnerabilidade do sistema diante das pressões ambientais externas.

    sim, o sistema mesmo sendo aberto visa resistir a problemas das empresas

    C) A previsibilidade do comportamento, justificada pelo fato de as organizações serem complexas e responderem a muitas variáveis ambientais.

    A imprevisibilidade do comportamento, justificada pelo fato de as organizações serem complexas e responderem a muitas variáveis ambientais. Se a organização é complexa, como irá responder de forma padronizada aos diversos problemas ?

    E) A interdependência das partes, que observa as organizações como sistemas sociais cujas partes são independentes mas inter-relacionadas.

    sim, a organização aberta parte exatamente da premissa de que uma parte depende da outra e vice-versa, ex.: pra mim comprar um automóvel, eu preciso ir até a empresa que fabrica ele, e pra concertar eu já vou em outra empresa por exemplo

  • SISTEMA FECHADO------- previsível

    SISTEMA ABERTO--------- imprevisível

    não existe previsibilidade no sistema aberto

  • Para resolvermos à questão em análise, precisamos revisar o que nos fala a Abordagem Contingencial ou Teoria da Contingência, a qual surge como um avanço da Teoria dos Sistemas.

    Para a Teoria Contingencial, não há nada absoluto nas organizações. Tudo é relativo, tudo depende. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Essa Teoria possui uma visão do homem enquanto “Homem Complexo", existe uma análise ambiental e uma abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis dos líderes.

    Entre seus principais autores, podemos destacar o professor da Harvard University - Alfred D. Chandler Jr e os sociólogos Tom Burns e George M. Stalker. Segundo esses autores, a estrutura e o funcionamento das organizações dependem da interface com o ambiente e dessa interação, pode-se caracterizar a existência de dois sistemas: mecanicistas ou orgânicos.

    Após esse breve resumo, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTA. As fronteiras, que variam quanto ao grau de permeabilidade, indicam o grau de abertura de uma organização no ambiente do qual faz parte - o ambiente aberto das organizações possibilita essa flexibilidade quanto à permeabilidade organizacional.

    B) CERTA. A resiliência, que, no contexto das organizações, associa-se ao grau de defesa ou ao grau de vulnerabilidade do sistema diante das pressões ambientais externas – uma vez que as empresas estão em constante interação com o ambiente, a resiliência para a superação dos desafios com as mudanças que surgem é fundamental.

    C) ERRADA. A previsibilidade do comportamento, justificada pelo fato de as organizações serem complexas e responderem a muitas variáveis ambientais – uma das características mais marcantes das organizações inseridas em ambientes em constante mudança e em sistemas abertos é a imprevisibilidade do comportamento organizacional.

    D) CERTA. A interdependência das partes, que observa as organizações como sistemas sociais cujas partes são independentes, mas inter-relacionadas – uma característica marcante desses sistemas abertos é a interdependência entre as partes da organização, o que facilita e agiliza o processo decisório.


    Gabarito do Professor: Letra C.