-
"Em termos de LDs, não faz sentido falar em léxico, nem em vocabulário nas acepções da Linguística, uma vez que esses elementos são específicos da Linguagem Natural. Não integram vocabulários porque são formados de palavras preferenciais, combinando palavras de vocabulários de determinados domínios e palavras utilizadas pelos usuários."
CINTRA p. 26
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2533158/mod_resource/content/1/64170110-LIVRO-Para-entender-as-linguagens-documentarias.pdf
-
Acrescentando...
Cintra et al (2002, p. 37-38):
Já vocabulário refere-se ao conjunto de ocorrências que integram um determinado corpus discursivo, como uma lista de unidades da fala.
Uma nomenclatura, por sua vez, como sugere, a própria palavra, diz respeito à ação de chamar algo por seu nome. Assim, se constitui em lista de nomes que supõem biunivocidade da relação significado-significante. Talvez se possa melhor caracterizar uma nomenclatura como etiquetas que designam coisas ou conceitos pré-existentes.
Diferentemente de uma nomenclatura, uma terminologia refere-se ao conjunto de termos de uma área, termos relacionados e definidos rigorosamente para designar as noções que lhe são úteis.
Gab. C
-
Comentário da Nina Santos feito em outra questão:
A) Diferentemente de uma nomenclatura, uma terminologia refere-se ao conjunto de termos de uma área, termos relacionados e definidos rigorosamente para designar as noções que lhe são úteis.
B) Já vocabulário refere-se ao conjunto de ocorrências que integram um determinado corpus discursivo, como uma lista de unidades da fala.
D) Uma nomenclatura, por sua vez, como sugere a própria palavra, diz respeito á ação de chamar algo por seu nome. Assim, se constitui em lista de nomes que supõem biunivocidade da relação significado-significante. Talvez se possa melhor caracterizar uma nomenclatura como etiquetas que designam coisas ou conceitos pré-existentes, como a nomenclatura da Química, por exemplo, na qual, independentemente de um sistema nocional particular, algo se chama ouro, nitrogênio ou potássio.
Fonte: CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.