SóProvas


ID
5286172
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com MOTTA; CARVALHO; FERNANDES (2005 p.189), “a tomada de consciência dos gestores de patrimônios culturais em relação às questões de preservação vai acontecer, no Brasil, a partir da década de 90 do século XX”.
Julgue as afirmativas, a seguir, em relação às questões de preservação apontadas pelos autores.

I. Em pesquisa realizada pelas autoras, identificou-se que o desconhecimento do que é e como se elabora um diagnóstico de conservação de coleções de documentos, dificulta a tomada de decisões no gerenciamento de acervos e coloca em risco a durabilidade e a permanência das coleções de qualquer instituição cultural inclusive, nesse caso específico, da UFMG.
II. A preservação inclui todas as considerações administrativas baseadas em políticas estabelecidas que devem prever desde o projeto de edificações e instalações, até a seleção, aquisição, acondicionamento e armazenamento dos materiais informacionais, assim como o treinamento de usuários e de pessoal administrativo.
III. A restauração implica em técnicas e práticas específicas relativas à proteção de materiais de diferentes formatos e natureza física (papel, tecido, couro, registros magnéticos) contra danos, deterioração e decomposição.
IV. A conservação compreende as intervenções técnicas sobre os componentes materiais de um documento já deteriorado, praticadas por especialistas em laboratório, com o propósito de recuperá-lo para a forma tão próxima quanto possível do original e com sacrifício mínimo da integridade estética e histórica da peça.

Escolha a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos de "Restauração" e "Conservação" estão trocados nas alternativas III e IV. A resposta correta seria:

     A conservação implica em técnicas e práticas específicas relativas à proteção de materiais de diferentes formatos e natureza física (papel, tecido, couro, registros magnéticos) contra danos, deterioração e decomposição.

    A restauração compreende as intervenções técnicas sobre os componentes materiais de um documento já deteriorado, praticadas por especialistas em laboratório, com o propósito de recuperá-lo para a forma tão próxima quanto possível do original e com sacrifício mínimo da integridade estética e histórica da peça.