SóProvas


ID
5287141
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir:

I. A matéria-prima que, no momento de sua entrada no estoque, representa um investimento, passa a ser considerado custo quando de sua utilização na produção e torna-se despesa quando o produto produzido é vendido.
II. As perdas normais de matérias-primas durante o processo de produção fazem parte do custo dos produtos fabricados, pois representam um sacrifício necessário para a obtenção dos produtos.
III. Os departamentos de serviços não atuam diretamente na produção e sua finalidade é de prestar serviços aos departamentos. No método do custeio por absorção, os custos dos departamentos de serviços não são apropriados diretamente aos produtos.

Com base nessas afirmativas, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gastos

    Investimento: ativado

    Custo: processo produtivo

    Despesa: CPV, resultado do exercício.

    I) A matéria-prima industrial, que no momento de sua compra, representava um investimento, passa a ser considerada custo no momento de sua utilização na produção e torna-se despesa quando o produto fabricado é vendido. Entretanto, a matéria-prima incorporada nos produtos acabados em estoque, pelo fato de serem ativados, volta a ser Investimento; 

    II) Gasto não intencional decorrente de fatores externos fortuitos (perdas anormais): nesse caso a perda é considerada uma despesa, sendo lançada no resultado como tal.

    Atividade produtiva normal da empresa (perdas normais): nesse caso a perda integra o custo de produção do período. É o caso, por exemplo, das perdas normais de matéria-prima na produção. 

    III) Seguindo a lógica do custeio por absorção, o esquema básico da contabilidade de custos é:

    a) separação entre custos e despesas;

    b) apropriação dos custos diretos diretamente aos produtos ou serviços;

    c) rateio dos custos indiretos.

    Já as despesas — de Administração, de Vendas, Financeiras etc. — sempre são debitadas ao Resultado do período em que são incorridas: assim é que funciona o Custeio por Absorção. Essas despesas, não ligados à fabricação, não são absorvidos pelos produtos.

    Fonte: anotações/apostilas diversas.

  • I CERTO

    Custo são Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos os gastos relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Competência (as despesas devem ser reconhecidos simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar).

    Atenção:

    A matéria-prima adquirida pela indústria, enquanto não utilizada no processo produtivo, representa um investimento e estará registrada numa conta de Ativo Circulante (Estoque); no momento em que é requisitada pelo setor de produção, é efetuada baixa na conta de Ativo e ela passa a ser considerada um custo, pois será utilizada para produzir outros bens ou serviços. No momento em que o produto acabado é vendido, o custo se transforma em despesa e passa a integrar o resultado da empresa.

    II- CERTO

    As Perdas Normais podem ocorrer por problemas de Corte, tratamento térmico, reações químicas, evaporação etc., e, por serem inerentes à tecnologia da produção, fazem parte do Custo do produto elaborado. Se entramos com 10.000 kg de material, mas são aproveitados apenas 9.300 kg em condições normais, para os produtos será apropriado o valor do total dos 10.000 kg. O custo do material perdido fará parte do custo dos produtos fabricados ou dos serviços prestados.

    III CERTO

    O Custeio por Absorção ou Custeio Pleno consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) à produção do período. Os gastos não fabris (despesas) são excluídos.

    Fonte: Fonte: CONTABILIDADE DE CUSTOS UM ENFOQUE DIRETO E OBJETIVO PAULO EDUARDO V. VICECONTI SILVÉRIO DAS NEVES