O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo para controlar os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir as suas necessidades estruturais e energéticas. Os principais processos metabólicos são: o catabolismo e o anabolismo.
1. Catabolismo: via degradativa, ou seja, os alimentos têm o único propósito de fornecer metabólitos ao nosso corpo que ele pode decompor em outros mais simples. e, como resultado dessa quebra de moléculas, liberamos energia na forma de ATP. A energia liberada pela via catabólica é utilizada pelo organismo para a realização das mais diversas atividades. As vias catabólicas podem ser classificadas como aeróbico e anaeróbico.
1.1 Aeróbico: As reações ocorrem na presença de oxigênio, que, nas cadeias respiratórias, funciona como aceitador final de elétrons e combina-se com o hidrogênio para formar água. No metabolismo aeróbico, os produtos finais das reações são água e gás carbônico.
1.2 Anaeróbico: As reações ocorrem na ausência de oxigênio. Os aceitadores finais de elétrons nesse tipo de metabolismo podem ser íons nitrato, sulfato, fumarato e também a amônia. Dentre os produtos finais dessas reações, podemos destacar o lactato (fermentação láctica) e o etanol (fermentação alcoólica).
OBS: A respiração celular é um processo em que ocorre a extração de energia química presente nas moléculas de substâncias orgânicas. A respiração aeróbica requer O2 e é desenvolvida principalmente nas mitocôndrias (armazenagem de energia). Quando isso acontece, há quebra da glicose, em que os átomos de carbono são separados em moléculas de CO2 e, em seguida, os átomos de hidrogênio, com alta energia, são removidos. A respiração aeróbia pode ser dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Na respiração anaeróbica não existe a presença de oxigênio e a energia é oriunda da molécula ATP, formada pela base nitrogenada adenina, açúcar, além de três fosfatos. Essa ligação, quando necessário, é quebrada para a liberação de energia. Nesse caso, a glicose será originada da alimentação ou reservas criadas pelo próprio organismo. Durante o processo de respiração anaeróbia, a molécula ADP (Fosfato de Adenosina) recebe fostato, ocorrendo a formação da ATP.
GABARITO LETRA D: os organismos anaeróbicos obrigatórios não conseguem produzir ATP pela via glicolítica a partir da glicose. (INCORRETA, produzem ATP através de glicose)
BONS ESTUDOS!