I. É mais frequente em crianças menores de 5 anos, nas quais a deficiência de crescimento é acentuada, bem como a de peso; além da atrofia muscular, ausência de gordura subcutânea e caquexia.
É mais frequente em crianças menores de 5 anos e apresenta como características básicas: edema, diarreia, descamação da pele, despigmentação do cabelo, apatia, tristeza, face de lua.
Ocasiona diminuição da proteína em diversos setores do organismo: sangue, tecidos periféricos, músculos, fígado e outras víceras.
II. Nesse tipo de desnutrição, a deficiência é predominantemente proteica. A criança apresenta face de idoso, pele enrugada e normalmente mostra-se irritadiça.
Marasmo: a deficiência de crescimento é acentuada, bem como a de peso, a atrofia muscular, a ausência de gordura subcutânea e a caquexia. Apresenta face de idoso e pele enrugada. Normalmente são crianças irritadiças. Proteínas plasmáticas normais, ou levemente diminuídas.
III. A hipoalbuminemia é uma das principais causas e não a única, acarretando retenção de água e perda de cálcio, resultando em sede e secreção de vasopressina, que aumenta a ingestão de água e diminui a sua excreção, agravando o edema.
Correta.
IV. Os cabelos das crianças que apresentam esse tipo de desnutrição são descorados, ralos, avermelhados e facilmente arrancáveis – ocorre deficiência de aminoácidos sulfurados especialmente a metionina.
Correta.
Gabarito: C
I). A assertiva se refere ao Marasmo que também é um quadro clínico da desnutrição. A questão pede Kwashiorkor e não Marasmo.
II. Face de idoso e pele enrugada também se refere ao Marasmo, onde há perda da bola de Bichat.
III. A gênese do edema na desnutrição está ligada a vários fatores como: falência da bomba de sódio e potássio, hipoalbuminemia, aumento da secreção do hormônio antidiurético, aumento das citocinas pró-inflamatórias e prejuízo do clareamento de radicais livres.
IV. Além dos sinais nos cabelos, a criança com Kwashiorkor pode apresentar apatia e irritabilidade, retardo no crescimento, perda de gordura subcutânea e muscular, edema depressível nas pernas, hepatomegalia, alterações mentais e de humor, lesões na pele com descamação, dermatose e despigmentação e alterações nos cabelos como textura, cor, brilho e queda.
FONTE: NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA DA NEONATOLOGIA À ADOLESCÊNCIA; VIRGÍNIA RESENDE WEFFORT, JOEL ALVES LAMOUNIER.