SóProvas


ID
5288440
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Prado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando-se que os alimentos e nutrientes podem alterar a ação farmacológica pretendida de um fármaco pelo aumento ou oposição aos efeitos da medicação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A ingestão significativa de alimentos ricos em tiramina, como queijos envelhecidos e carnes curadas, durante o tratamento com antidepressivos IMAO pode causar uma crise hipertensiva com aumento de frequência cardíaca, rubores, cefaleia, acidente vascular cerebral e até mesmo a morte.

( ) As bebidas e os alimentos que contêm taurina aumentam os efeitos adversos dos fármacos estimulantes, como anfetaminas, metilfenidato ou teofilina causando nervosismo, tremor e insônia.

( ) A coenzima CoQ10, os vegetais de folhas-escuras, a erva-de-são-joão e o abacate diminuem o efeito anticoagulante da varfarina.

Alternativas
Comentários
  • (C) A ingestão significativa de alimentos ricos em tiramina, como queijos envelhecidos e carnes curadas, durante o tratamento com antidepressivos IMAO pode causar uma crise hipertensiva com aumento de frequência cardíaca, rubores, cefaleia, acidente vascular cerebral e até mesmo a morte.

    INIBIDORES DA MONOAMINA OXIDASE:

    Efeitos colaterais: os mais comuns são hipotensão ortostática, ganho de peso e disfunção sexual. Alguns IMAOs, como a tranilcipromina, têm estrutura química semelhante à anfetamina, contribuindo para efeitos colaterais como insônia, ativação e inquietação. O efeito colateral mais temido dos IMAOs é a crise hipertensiva induzida por tiramina, a qual libera noradrenalina. Em indivíduos que não utilizam os IMAOs, a liberação de noradrenalina pela tiramina não gera consequências, pois a MAO-A destrói a noradrenalina liberada. Porém, quando a MAO-A é inibida, pode ocorrer aumento da pressão arterial, já que a noradrenalina possui efeito vasoconstritor e não está sendo destruída. Assim, pacientes que utilizam IMAOs devem fazer restrições dietéticas (quadro 1). Essa reação à tiramina é conhecida como “reação do tipo queijo”, pois se acreditava que todos os queijos não deveriam ser consumidos com o uso do IMAO. No entanto, isso é válido apenas para queijos envelhecidos.

    (E) As bebidas e os alimentos que contêm taurina aumentam os efeitos adversos dos fármacos estimulantes, como anfetaminas, metilfenidato ou teofilina causando nervosismo, tremor e insônia.

    A cafeína nos alimentos e bebidas aumenta os efeitos adversos dos fármacos estimulantes, como anfetaminas, metilfenidato (Ritalina, Concerta) ou teofilina causando nervosismo, tremor e insônia.

    (C) A coenzima CoQ10, os vegetais de folhas-escuras, a erva-de-são-joão e o abacate diminuem o efeito anticoagulante da varfarina.

    A Varfarina (Coumadin) é um agente anticoagulante oral que reduz a produção hepática de quatro fatores de coagulação dependentes de Vitamina K pela inibição da conversão da vitamina K a uma forma utilizável. Por causa dessa interação competitiva, a ingestão da Vitamina K na forma utilizável se opõe à ação da varfarina e permite a produção de mais fatores de coagulação. Par atingir esse nível de anticoagulação, um equilíbrio deve ser mantido entre a dose do fármaco e a ingestão de vitamina K. O aconselhamento de uma pessoa que esteja recebendo a terapia oral anticoagulante deve incluir terapia nutricional para que seja mantida uma ingestão diária de vitamina K consistente, e não a proibição do consumo de alimentos ricos em Vitamina K, como vegetais de folhas escuras. A coenzima CoQ10, a erva-de-são-joão e o abacate também contrapõem o efeito anticoagulante da varfarina.

    Gabarito: C