1) Funcional – as estruturas funcionais dividem as áreas da empresa conforme suas funções. Esse tipo de estrutura é indicado para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Essa constância na produção permite ganhos de escala, com uma produção em massa;
2) Em rede – as estruturas em rede separam as principais funções de uma empresa em unidades interdependentes, as quais são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. A maior vantagem desse tipo de organização é a sua flexibilidade e competitividade em escala global. Esse desenho permite maior adaptabilidade a ambientes complexos e mutáveis, porém, não contribui para uma produção em massa.
3) Matricial – as estruturas matriciais compõem-se, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional e uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional e as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. Esse tipo de estrutura é indicado para ambientes em mudança e não complexos, pois, com essa estrutura as empresas conseguem continuar entregando produtos tradicionais e buscar inovações com uma estrutura em paralelo, como por processos ou projetos. Porém, como consequência, as organizações não conseguem focar apenas em uma linha de produtos e perde o ganho de escala com uma produção em massa.
4) Matricial por processo – conforme explicado na questão anterior, essa alternativa está errada e as estruturas matriciais por processos é apenas uma variedade das estruturas matriciais. As características permanecem praticamente as mesmas.
5) Funcional por unidade – uma estrutura funcional por unidade é uma estrutura organizacional em que as funções são desempenhadas por uma unidade separada das demais. Ou seja, na estrutura funcional tradicional cada departamento da empresa realiza uma função específica e esses departamentos estão interligados. Na estrutura funcional por unidade, cada unidade é uma “empresa" separada que exerce uma função específica e estão vinculadas ou subordinadas a uma matriz, uma sede. Esse tipo de estrutura, apesar de possuir características semelhantes à estrutura funcional tradicional, é uma modernização e mais adequada para ambientes complexos que exigem produtos tradicionais.
Gab: E
Como pedia uma classificação que se relacionava a departamentos (tático), arrisquei essa lógica e fui por eliminação...
a) Processual e organizacional. (estratégico)
b) Rotineiro e especializado. (operacional)
c) Institucional e departamental. (estratégico)
d) Individualizado e globalizado. (estratégico)
e) Funcional e estrutural. (a que restou)