SóProvas


ID
5289034
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Carazinho - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a biodisponibilidade de ferro, analisar os itens abaixo:


I. Existem dois tipos de ferro: o ferro-heme e o ferro não-heme, que apresentam os mesmos mecanismos de absorção e cuja biodisponibilidade dependerá da composição dietética.

II. O ferro não-heme representa a maior parte do consumo dietético de ferro nas várias faixas etárias. É encontrado principalmente sob a forma insolúvel, a forma férrica, em alimentos de origem vegetal, como vegetais folhosos e leguminosas, em ovos, alimentos fortificados e representa cerca de metade do conteúdo de ferro das carnes.

III. Além do ácido ascórbico, a vitamina C, outros ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, ácido málico, ácido tartárico, ácido lático, têm o mesmo efeito e melhoram a biodisponibilidade do ferro não-heme de vegetais como, brócolis, beterraba, couve-flor, abóbora, repolho e tomate.

IV. São fatores inibidores da absorção de ferro: os fitatos (presentes em aveia, gérmen de trigo, lentilha), proteínas (albumina do ovo, fosfitina da gema do ovo e proteínas das leguminosas) e outros elementos inorgânicos como cálcio, manganês, cobre, cádmio e cobalto.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • I- O ferro existe sob duas formas nos alimentos: o ferro heme (Fe2+), encontrado nas carnes vermelhas e de fácil absorção, e o ferro não heme (Fe3+), encontrado em verduras, grãos e cereias, cuja absorção depende da conversão para Fe2+ pela ação do pH ácido do estômago. A absorção do ferro heme é pouco afetada por outros fatores na dieta, por outro lado, a absorção do ferro não-heme depende da digestão por sucos ácidos e varia de acordo com a presença de facilitadores (ácido ascórbico, carne) e inibidores (cálcio, fibras, chá, café, vinho).

  • O ferro heme é solúvel nas condições do intestino delgado, sendo facilmente absorvido pela mucosa intestinal sem a interferência de fatores químicos e/ou alimentares. Por esta razão, é altamente absorvido: cerca de 15% do ferro heme ingerido pelo indivíduo normal e 35% naquele com baixa reserva de ferro.

    Em contraste, a absorção do ferro não-heme é bem menor, de cerca de 1 a 5%, e varia substancialmente em função da presença de fatores químicos e alimentares, como é o caso das vitaminas C e A, que facilitam sua absorção. Por outro lado, os fitatos (encontrados em cereais e grãos), as fibras, os taninos (encontrado em chás e no café) e o cálcio dificultam sua absorção.

  • Pq que a II ta certa , se ela cita ovos(origem animal) como fonte de ferro não heme!?