SóProvas


ID
5289691
Banca
IDIB
Órgão
CREMERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


Quem quer viver para sempre?  


    Eu já deveria estar morto. Ou a caminho de. Para alguns leitores, nunca uma frase soou tão verdadeira. Mas eu falo da história, não de afetos. Se tivesse nascido em Portugal, cem anos atrás, já haveria lápide e caixão. Dá para acreditar que, em inícios do século XX, a esperança média de vida para os homens portugueses rondasse os 35-40 anos? Hoje, andará pelos oitenta. O que significa que, com sorte e algum bom humor do Altíssimo, eu estou apenas a meio da viagem. Se juntarmos os progressos da medicina no futuro próximo, é possível que a viagem seja alargada mais um pouco. Cem anos, cento e tal. Nada mau.  

    Um artigo recente da Nature, aliás, promete revoluções para a minha pobre carcaça. O segredo está no hipotálamo cerebral e numa proteína do dito cujo que regula o envelhecimento humano. Não entro em pormenores, até porque eu próprio não os entendo. Mas eis o negócio: se a proteína é estimulada, os ratinhos morrem mais depressa. Se a proteína é inibida, acontece o inverso. Falamos de ratos, por enquanto, o que significa que a descoberta só terá aplicação imediata entre a classe política. Mas o leitor entende onde quero chegar.  

    E eu quero chegar à maior promessa de todas: o dia em que seremos finalmente imortais. Na história da cultura ocidental, esse dia pode estar no passado distante (ler Hesíodo, ler a Bíblia). Ou pode estar no futuro, como garantem os “trans-humanistas”. Falo de uma corrente bioética perfeitamente respeitável que se dedica a essa causa: o destino da humanidade não está em morrer aos cem. Está em viver indefinidamente depois dos cem, através dos avanços da tecnologia. Porque só a tecnologia permitirá aos homens suplantar a sua infantil condição mortal. O nosso corpo é apenas a primeira casca de todas as cascas que estarão por vir. E quem não gostaria de viver para sempre? 

    Curiosamente, há quem não queira. O filósofo Roger Scruton, em ensaio recente, dedica um capítulo específico aos transhumanistas. O livro intitula-se The Uses of Pessimism and the Dangers of False Hope. Segundo sei, será publicado no Brasil em breve. Recomendo. Primeiro, porque é uma súmula perfeita do pensamento de Scruton, escrito com elegância habitual do autor. Mas sobretudo porque é a mais brilhante refutação do pensamento utópico, e em particular do pensamento utópico trans-humanista de autores como Ray Kurzweil ou Max More, que me lembro de ter lido. Isso se deve, em grande parte, ao fato corajoso de Scruton ter sido capaz de virar o debate do avesso e perguntar: por que motivo a doença e a morte devem ser vistas como males intoleráveis que devemos erradicar? Não será possível olhar para eles como bens necessários?

    Certo, certo: ninguém ama a doença e, tirando casos extremos, ninguém deseja morrer. Mas sem a doença e a morte, a vida não teria qualquer valor em si mesma. Os projetos que fazemos; as viagens com que sonhamos; os amores que temos, perdemos, procuramos; e até a descendência que deixamos – tudo isso parte da mesma premissa: o fato singelo de não termos todo o tempo do mundo. Vivemos, escolhemos, amamos – porque temos urgência em viver, escolher e amar. Se retirarmos a urgência da equação, podemos ainda viver eternamente. Mas viveremos uma eternidade de tédio em que nada tem sentido porque nada precisa ter sentido. Sem importância do efêmero, nada se torna importante. 

    Os trans-humanistas sonham com um mundo pós-humano. É provável que esse mundo seja possível no futuro, quando a técnica suplantar a nossa casca primitiva. Mas esse mundo, até pela sua própria definição, será um filme diferente. Não será um filme para seres humanos tal como os conhecemos e reconhecemos.

    Viver até os cem? Agradeço. Cento e vinte também serve. Mas se me dissessem hoje mesmo que o meu futuro duraria uma eternidade, eu seria o primeiro a pular da janela sem hesitar.

COUTINHO, João Pereira. Vamos ao que interessa: cem crônicas da era da brutalidade. São Paulo: Três Estrelas, 2015.

Assinale a alternativa em que o termo destacado não funciona como adjetivo. 

Alternativas
Comentários
  • B)“Mas eu falo da história, não de afetos”.

    → O termo em destaque é objeto indireto resultado da regência do verbo falar, logo não temos valor de adjetivo.

    Obs; os termos em destaque das demais alternativas são adjuntos adnominais. O adjunto adnominal possui natureza adjetiva que determina o substantivo a que se refere.

    GABARITO. B

  • Alguém me explica a letra A: destino da humanidade como adjunto adnominal?

    Para mim tá parecendo complemento nominal!

  • B) “Mas eu falo da história, não de afetos”. O termo em destaque exerce função de complemento verbal - objeto direto preposicionado. Outros exemplos: Bebeu d água; comeu do bolo.

    Nos itens A, C e D, os termos em destaque têm função adjetiva, adjunto adnominal, percebemos principalmente pelo fato de terem um leve sentido de posse - uma das características dos adjuntos adnominais.

    Gab. B

  • Adjetivo acompanha substantivo.

    Gabarito B

  • São considerados determinantes do Substantivos : Adjetivo, Pronome, Artigo e Numeral.

    Já os Adverbio os seus determinantes são: Adjetivo, Adverbio e Verbo.

    “... o destino da humanidade não está em morrer aos cem”.

    destino é substantivo, logo, da humanidade será ADJETIVO

    “Mas eu falo da história, não de afetos”.

    falo é verbo, logo da história um ADVERBIO

    “Na história da cultura ocidental, esse dia pode estar no passado distante...”

    história é substantivo, portanto da cultura ocidental será Adjetivo

    “Se juntarmos os progressos da medicina no futuro próximo...”

    progressos é substantivo, logo da medicina será Adjetivo.

  • adjetivo modifica substantivo.

    adjetivo modifica substantivo.

    adjetivo modifica substantivo

  • Mas eu falo da história, não de afetos”.

    QUEM FALA, FALA DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA! FALA DA HISTÓRIA, LOGO TEMOS UM SUJEITO.

  • Gabarito: Letra B

    SUBSTANTIVO É ACOMPANHADO POR "ANA P"!

    A = artigo

    N = numeral

    A = adjetivo

    P = pronome

    No caso da alternativa B, a locução "da história" acompanha a partícula falo (verbo), tratando-se portanto de uma LOCUÇÃO ADVERBIAL.

    ADVÉRBIO ACOMPANHA ADJETIVO, VERBO OU ADVÉRBIO.

    Vamos pensar no advérbio como um inimigo do substantivo, rsrs.

  • Os adjetivos podem indicar estado, qualidade, características ou relação. Quando há adjetivo de relação, significa que derivou de um outro substantivo e que não possui graus do adjetivo (superlativo/diminutivo) em A, C e D isso acontece. Veja:

    *da humanidade --> deriva de humano

    *cultura ocidental --> cultura do ocidente

    *medicicna --> médico

    A única alternativa que não se encaixa mesmo é letra B, pois está fazendo menção a um verbo.