SóProvas


ID
5290633
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na obra O currículo: uma reflexão sobre a prática, J. Gimeno Sacristán destaca quatro grandes orientações básicas para abordar a configuração de modelos teóricos e práticas relacionadas com o currículo. Assinale a alternativa CORRETA, a qual se refere o excerto abaixo.
“A orientação curricular que centra sua perspectiva no(a) (...) é um esquema globalizador dos problemas relacionados com o currículo, que, num contexto democrático, deve desembocar em propostas de maior autonomia para o sistema em relação à administração e ao professorado para modelar sua própria prática.”

Alternativas
Comentários
  • Importante salientar os cinco aspectos básicos que exigem a atenção do professor ao planejar a sua ação educativa: deve considerar o currículo, pensar nos recursos que dispõe, ponderar os tipos de intercâmbios pessoais, organização da classe e o processo educativo.

    A inovação curricular implica relacionar propostas novas de conteúdos com esquemas práticos e teóricos, sendo que, a riqueza dos conteúdos condiciona as tarefas possíveis e estas mediatizam às possibilidades do currículo. Nesse sentido, o currículo pode ser concebido como um projeto cultural elaborado sob chaves pedagógicas; sobre códigos de objetivação da administração pedagógica e curricular.

    Em relação à orientação curricular que centra sua perspectiva na dialética teoria-prática é um esquema globalizador dos problemas relacionados com o currículo, que, num contexto democrático, deve desembocar em propostas de maior autonomia para o sistema em relação à administração e ao professorado para modelar sua própria prática. De modo geral, o currículo escolar, dentro de sua plenitude de perspectivas e problemáticas, uma representação cultural pode ser sustentada pela posição de múltiplas noções do conhecimento.

    A complexidade do currículo composta de diferentes elementos culturais exteriores, tais quais: envolvem um sistema de conhecimento ligado ao cotidiano do sujeito; envolvem um sistema de linguagens e de comunicação nos diferentes tipos de comunicação pessoal; cultivam formas de linguagem externa, empregando o cotidiano; dispõem do sistema econômico; dispõe da estrutura social; organizam-se num conjunto de sistemas governamentais; dispõem de sistemas de valores éticos organizados; envolvem o sistema da história de evolução da cultura; dispõem de um sistema de comunicação do que já foi construído ao longo da sobrevivência humana e de tudo que já foi fundamentado nos aspectos humanísticos.

    Sacristán (2000, p.18-19) afirma que As reformas curriculares nos sistemas educativos desenvolvidos obedecem pretensamente à lógica que através delas se realiza uma melhor adequação entre os currículos e as finalidades da instituição escolar, ou a de que com elas se pode dar uma resposta mais adequada à melhora das oportunidades dos alunos e dos grupos sociais. Neste sentido, o conteúdo é condição lógica do ensino, e o currículo, é antes de mais nada a seleção cultural estruturada sob chaves psicopedagógicas dessa cultura que se oferece como projeto para a instituição escolar.