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ID
5293561
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Nova Itaberaba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, sobre os jogos na Matemática, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) O trabalho com jogos é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, os diferentes processos de raciocínio e de interação entre os alunos, uma vez que, durante um jogo, cada jogador tem a possibilidade de acompanhar o trabalho de todos os outros, defender pontos de vista e aprender a ser crítico e confiante em si mesmo.
(_) Todo jogo, por natureza, desafia, encanta, traz movimento, barulho e certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, o caderno e o lápis. Essa dimensão não pode ser perdida apenas porque os jogos envolvem conceitos de Matemática. Ao contrário, ela é determinante para que os alunos se sintam chamados a participar das atividades com interesse.
(_) O jogo aumenta a consequência dos erros e dos fracassos do jogador, apesar de permitir que ele desenvolva iniciativa, autoconfiança e autonomia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    (_) O trabalho com jogos é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, os diferentes processos de raciocínio e de interação entre os alunos, uma vez que, durante um jogo, cada jogador tem a possibilidade de acompanhar o trabalho de todos os outros, defender pontos de vista e aprender a ser crítico e confiante em si mesmo.

    (_) Todo jogo, por natureza, desafia, encanta, traz movimento, barulho e certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, o caderno e o lápis. Essa dimensão não pode ser perdida apenas porque os jogos envolvem conceitos de Matemática. Ao contrário, ela é determinante para que os alunos se sintam chamados a participar das atividades com interesse.

    (_) O jogo aumenta a consequência dos erros e dos fracassos do jogador, apesar de permitir que ele desenvolva iniciativa, autoconfiança e autonomia.

    O jogo permite trabalhar essas dimensões com os alunos, a ideia é que em sua prática seja possível orientar os jogadores para encarar a derrota e o erro numa perspectiva positiva.