GABARITO "D"
#Diretoaoponto: Custos diretos podem ser atribuídos diretamente ao objeto de custo.
#Indomaisfundo:
Custo - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Custo Direto: Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mão de obra utilizadas e até quantidade de força consumida.
Custo Indireto: Outros realmente não oferecem condições de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias etc.).
Fonte: Contabilidade de Custos. 11ª Edição. Eliseu Martins
A Errado
Custo são Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos os gastos relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Com- petência (as despesas devem ser reconhecidos simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar).
Atenção:
A matéria-prima adquirida pela indústria, enquanto não utilizada no processo produtivo, representa um investimento e estará registrada numa conta de Ativo Circu- lante (Estoque); no momento em que é requisitada pelo setor de produção, é efetuada baixa na conta de Ativo e ela passa a ser considerada um custo, pois será utilizada para produzir outros bens ou serviços. No momento em que o produto acabado é vendido, o custo se transforma em despesa e passa a integrar o resultado da empresa.
B Errado
Os custos Indiretos são os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos, portanto, são custos apropriados indiretamente aos produtos. O parâmetro utilizado para as estimativas é chamado de base ou critério de rateio.
Exemplos:
1 - Depreciação de equipamentos que são utilizados na fabricação de mais de um produto.
2 - Salários dos chefes de supervisão de equipes de produção.
3 - Aluguel da fábrica.
4 - Gastos com limpeza da fábrica.
5 - Energia elétrica que não pode ser associada ao produto.
ATENÇÃO:
1) Se a empresa produz apenas um produto, todos os seus custos são diretos.
2) Às vezes, o custo é direto por natureza, mas é de tão pequeno valor que não compensa o trabalho de associá-lo a cada produto, sendo tratado como indireto.
Exemplo: Gastos com verniz e cola na fabricação de móveis.
C Errado
O Custo Variável (CV) é sempre crescente com o volume de produção. Se a empresa produz uma quantidade maior do produto, é lógico que ela vai gastar mais matéria- prima, por exemplo. Já o Custo Variável unitário (CVu) é sempre igual a R$ 10,00, qualquer que seja o volume de produção. Isto implica em supor que, por exemplo, se dobrarmos a produção, dobraremos também o custo com matéria-prima. Esta é a suposição feita pela maioria dos contadores, embora ela necessariamente não se verifique em todos os casos.
D certo
São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação.
Exemplos:
1 - Matéria-Prima.
Normalmente, a empresa sabe a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada para a fabricação de uma unidade do produto. Sabendo-se o preço da matéria-prima, o custo daí resultante está associado diretamente ao produto.
Fonte: CONTABILIDADE DE CUSTOS UM ENFOQUE DIRETO E OBJETIVO PAULO EDUARDO V. VICECONTI SILVÉRIO DAS NEVES