Para responder essa
questão devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre desenvolvimento
de software, especificamente sobre a análise orientada a objetos.
A análise orientada
a objetos é uma metodologia de esquematizar problemas e desenvolver sistemas.
Ela pauta-se na simplificação do projeto em objetos que interagem entre si. Os objetos
são uma entidade real e abstrata, existente na realidade humana. Eles podem ser
pessoas, locais, processos, etc.
Nesse contexto, os diagramas
são uma representação gráfica de diversos elementos de um modelo e permitem
modelar todas as fases de um projeto de software.
Especificamente, os diagramas
de classe consistem em diagramas que descrevem um sistema com base nos
diferentes tipos de objetos existentes em um sistema e nas relações (associações)
entre eles. Além disso, tal diagrama também expõe quais as operações e
atributos de cada classe. Desse modo, os diagramas de classes possibilitam
o estudo dos conceitos de domínio facilitando a compressão dos
requisitos do software e descrevendo projetos complexos.
Para corroborar o que foi
dito, a IBM, em seu portal, faz as seguintes afirmações sobre o diagrama de classe:
“Os diagramas de classe
são as cópias do sistema ou subsistema. Você pode utilizar os diagramas de
classe para modelar os objetos que compõem o sistema, para exibir os relacionamentos
entre os objetos e para descrever o que esses objetos fazem e os serviços que
eles fornecem.
Os diagramas de classe são
úteis em muitos estágios do design do sistema. No estágio de análise, um
diagrama de classe pode ajudá-lo a compreender os requisitos do domínio do
problema e a identificar seus componentes. Em um projeto de software orientado
a objetos, os diagramas de classe criados durante os estágios iniciais do
projeto contêm classes que normalmente são convertidas em classes e objetos de
software reais quando você grava o código. Posteriormente, é possível refinar a
análise e os modelos conceituais anteriores em diagramas de classe que mostrem
as partes específicas do sistema, interfaces com o usuário, implementações
lógicas e assim por diante. Os diagramas de classe tornam-se, então, uma
captura instantânea que descreve exatamente como o sistema funciona, os
relacionamentos entre os componentes do sistema em vários níveis e como planeja
implementar esses componentes.
Você pode utilizar
diagramas de classe para visualizar, especificar e documentar recursos estruturais
nos modelos. Por exemplo, durante as fases de análise e design do ciclo de
desenvolvimento, é possível criar diagramas de classe para executar as
seguintes funções:
- Capturar e definir a
estrutura das classes e outros classificadores;
- Definir relacionamentos
entre classes e classificadores;
- Ilustrar a estrutura de
um modelo utilizando atributos, operações e sinais;
- Mostrar as funções e
responsabilidades comuns do classificador que definem o comportamento do
sistema;
- Mostrar as classes de implementação
em um pacote;
- Mostrar a estrutura e o
comportamento de uma ou mais classes;
- Mostrar uma hierarquia
de herança entre classes e classificadores;
- Mostrar os trabalhadores
e entidades como modelos de objetos de negócios."
Visto isso, conclui-se que
a assertiva do problema está correta.
Gabarito do professor: Certo.