De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assinalar a alternativa
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos)
a) Necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio, a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
Correto. Não se pode pensar alfabetização na EJA da mesma forma que se pensa alfabetização para uma turma de Ensino Fundamental.
b) Sua função equalizadora se articula com o pleito postulado por inúmeras pessoas que não tiveram uma adequada correlação idade/ano escolar em seu itinerário educacional e nem a possibilidade de prosseguimento de estudos.
Essa seria a função reparadora.
c) Sua função reparadora fornece cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais. Essa função é a forma pela qual se distribuem os bens sociais de modo a garantir uma redistribuição e alocação em vista de mais igualdade, consideradas as situações específicas.
Essa seria a função equalizadora
d) Deve-se considerá-la apenas como um processo inicial de alfabetização.
É o que os defensores da EJA buscam combater a todo custo.
e) Busca apenas formar novos leitores de livros e de múltiplas linguagens visuais.
Coaduna com a alternativa anterior.
A questão quer saber qual alternativa traz uma afirmação correta sobre o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em negrito, irei colocar a correção de cada assertiva e com isso iremos verificar o erro. Vejamos:
a) Correta.
De acordo com o referido parecer: "Mas a função reparadora deve ser vista, ao mesmo tempo, como uma oportunidade concreta de presença de jovens e adultos na escola e uma alternativa viável em função das especificidades sócio-culturais destes segmentos para os quais se espera uma efetiva atuação das políticas sociais. É por isso que a EJA necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos"
b) Incorreta.
De acordo com o referido parecer: "Esta função reparadora da EJA se articula com o pleito postulado por inúmeras pessoas que não tiveram uma adequada correlação idade/ano escolar em seu itinerário educacional e nem a possibilidade de prosseguimento de estudos. Neste momento a igualdade perante a lei, ponto de chegada da função reparadora, se torna um novo ponto de partida para a igualdade de oportunidades"
c) Incorreta.
De acordo com o referido parecer: "A função equalizadora da EJA vai dar cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados e encarcerados."
d) Incorreta.
De acordo com o referido parecer: "Não se pode considerar a EJA e o novo conceito que a orienta apenas como um processo inicial de alfabetização."
e) Incorreta.
De acordo com o referido parecer: "A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania. Ora, isto requer algo mais desta modalidade que tem diante de si pessoas maduras e talhadas por experiências mais longas de vida e de trabalho."
Gabarito do monitor: A