SóProvas


ID
5295514
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Nova Itaberaba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre o uso ou não da crase, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Não vamos à festas no clube.
( ) Passou a acreditar em sorte.
( ) Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.

Alternativas
Comentários
  • "Não vamos a festas do clube", pode ser substituído por "não vamos em festas do clube". Neste caso, a utilização do artigo não é empregada, por isso, não ocorre crase.

    "Preservamos a natureza à medida que nos conscientizemos", se substituirmos a preposição "a" por "em" ficaria: "preservamos a natureza na (em+a) medida que nos conscientizemos". Portanto, há crase, já que há o emprego da preposição "a" e do artigo definido "a".

    LETRA B.

  • a no singular, palavra posposta no plural, crase nem a paw, por isso, "Não vamos à festas no clube" NÃO HÁ CRASE.

  • Antes de colocar a crase, importante observar o substantivo posposto, visto que a crase depende primeiramente da regência, no segundo momento da concordância com um substantivo feminino.

    A - às festas ERRADA

    B - antes de verbo não vai crase CORRETA

    C - preservar é verbo transitivo direto, não exige preposição, É uma locução conjuntiva (feminina) com o sentido de proporcionalidade.  CORRETA

  • Acredita em algo , desacredita de algo !

  • Antes de palavras no plural não tem crase:

    a festas.

    Antes de verbo não se usa crase:

    a acreditar

    Antes de locução conjuntiva tem crase:

    à medida que

  • A crase ocorre na língua portuguesa quando há a necessidade de suprimir em uma só marcação a preposição “a”, pedida por certos verbos, e o artigo definido “a”, que antecede os substantivos femininos. Existem diversas regras que englobam tanto o uso correto da crase quanto o uso incorreto dessa acentuação. Nos casos apresentados pela questão, duas orações estão certas e uma está errada.

    O uso da crase na primeira oração “Não vamos à festas no clube.” está incorreta. Apesar do verbo (vamos) pedir a preposição “a” e do substantivo (festas) precisar do artigo “a”, o uso de crase não é necessário diante de substantivos no plural, mesmo que femininos. É o caso da oração apresentada.

    O não uso de crase na segunda oração “Passou a acreditar em sorte.” está correto. Não se utiliza a acentuação antes de verbos no infinitivo.

    O uso de crase na terceira oração “Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.” está correto. É necessário o uso de crase quando se tem uma locução conjuntiva como “à medida que”, já que “medida” tanto é antecedida tanto do artigo “a”, quanto necessita da preposição “a” para dar sua ideia de conjunção.

    Portanto, a opção correta só pode ser a Alternativa b), que engloba a primeira oração como errada e as duas outras como certas.

    Gabarito: B

  • Gab: B

    Errada Não vamos à festas no clube. / a no singular e palavra no plural não se usa crase.

    Correta Passou a acreditar em sorte. / antes de ver não se usa crase.

    Correta Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos. / antes de locução conjuntiva leva crase