Gabarito: B
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um tombo histórico de 9,7% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. O resultado inédito mostra o forte impacto da pandemia do coronavírus na atividade econômica e os efeitos das medidas de isolamento social. Com a retração, a economia brasileira entra em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de encolhimento do PIB. A queda do primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre do ano passado foi revisada para 2,5%, ante 1,5% inicialmente informado.
Entre os segmentos, a maior queda foi na Indústria (-12,3%), puxada pelo forte recuo na produção de produtos duráveis ou semiduráveis, como automóveis e vestuário, respectivamente. O setor de não-duráveis, como alimentos e itens de higiene, no entanto, contribui para amenizar o resultado negativo.
Fonte: https://brasil.elpais.com/economia/2020-09-01/pib-tem-queda-historica-de-97-no-segundo-trimestre-e-pandemia-arrasta-o-brasil-para-recessao.html
Cara, o setor que mais cresceu durante a pandemia foi o primário. Indústria e o comércio despencaram. Quem se deu bem foi o produtor rural, lá no campo, no sol quente, há quanto tempo que ele sofria impostos, restrições para vender seu produto alimentício que, durante a pandemia, foi muito valorizado? pessoal em casa não podia faltar internet e nem o principal: COMIDA! O jogo virou para o pobre produtor, julgado, desprezado, e, na pandemia, foi o cara que foi mais incentivado a trabalhar. Pois é, ninguém dava nada por ele. Mas ele deu a volta por cima, quem diria.