TEORIA CLÁSSICA:
• Fayol - ênfase na estrutura;
• Objetivo básico: aumentar a eficiência na empresa;
• Abordagem: de cima para baixo (da direção para a execução);
• Predominâncias: estrutura organizacional, elementos da Administração, princípios gerais e departamentalização;
• Homem econômico: funcionário motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas.
A questão pede a alternativa que traga corretamente uma associação à teoria clássica.
Para isso, é importante trazermos o seguinte resumo:
A Teoria Clássica teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções do administrador que compõem o processo administrativo quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar). Após um tempo, essas funções administrativas foram rearranjadas, pela teoria Neoclássica, da seguinte forma: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Além disso, a teoria clássica criou as 6 funções da empresa e os 14 princípios gerais da administração. Conceitos como centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
Partindo para a análise das alternativas:
A- INCORRETA. A assertiva é totalmente inversa à ideia da teoria clássica, que por sua vez é rígida e considera apenas o ambiente fechado e a organização formal. Além disso, não contempla todos os tipos de organizações em seu modelo.
B- CORRETA. Essa é a única assertiva que trouxe temas diretamente relacionados as ideias da teoria clássica da administração.
C- INCORRETA. Os aspectos emocionais do trabalhador foram consideradas a partir da teoria das relações humanas (considerando a existência de uma organização informal) e de maneira mais profunda, na teoria comportamental.
D- INCORRETA. Refere-se à teoria burocrática.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B