SóProvas


ID
5298187
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Lei Orçamentária Anual (LOA) correspondente ao exercício de 2021 do Estado X contém dotações orçamentárias suficientes para 12 (doze) meses de despesas com pessoal e encargos, dentre outras.
Pelo exposto, a referida LOA se traduz no princípio orçamentário da:

Alternativas
Comentários
  • O princípio da anualidade, também conhecido como princípio da periodicidade, determina que o orçamento deve ter vigência limitada a um exercício financeiro.

    E, segundo o art. 34 da Lei n°4.320/64, o exercício financeiro deve coincidir com o ano civil. --- De 1° de janeiro a 31 de dezembro.

    -Lembrando:

    • PPA não é exceção ao princípio da anualidade;
    • Não confundir com o princípio da anterioridade, decorrente do Direito Tributário;
    • A reabertura de créditos especiais e extraordinários são exceções ao princípio da anualidade.

    Gab: B

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    Vamos analisar as alternativas.

    A) ERRADO.  O princípio da unidade é aquele que determina que somente um orçamento deve existir para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.

    B) CORRETO. O princípio da anualidade ou periodicidade
    é aquele que determina que o orçamento deve ser autorizado para um certo exercício financeiro, que corresponde ao ano civil. Percebam que é exatamente o que consta no enunciado da questão, já ele afirma que a Lei Orçamentária Anual (LOA) correspondente ao exercício de 2021 do Estado X contém dotações orçamentárias suficientes para 12 (doze) meses.

    C) ERRADO. O princípio da não afetação das receitas que proíbe, em regra, a vinculação de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas as exceções estabelecidas pela Constituição Federal de 1988. Percebam que ele não tem relação direta com o que se apresenta no enunciado da questão.

    D) ERRADO. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. Percebam que não tem relação com o caso apresentado na questão.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".

  • Principio da anualidade – o orçamento é ânuo. Ou seja, o intervalo de tempo em que se estimam as receitas e se fixa as despesas é de um ano, coincidente com o exercício civil. Não se confunde com a anualidade tributaria não mais presente no sistema brasileiro. É que no passado, para se cobrar tributos, o orçamento deveria autorizar dita cobrança. Ou seja, não bastava a lei instituir o tributo. A premissa era de que não se poderia cobrar tributo se não se previu a sua necessidade para tanto.

  • Vale lembrar:

    • Anualidade - orçamento deve ser elaborado e autorizado para o período de 1 ano.
    • Unidade - apenas 1 orçamento para cada período financeiro.
    • Exclusividade - LOA não pode conter dispositivos estranhos à fixação das despesas e receitas. (salvo: abertura de crédito suplementar e contratação de operação de crédito ainda que por antecipação de receita).