SóProvas


ID
5298472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I 


    O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

    O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão. 


Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item.

O termo “agrediu”, no último período do primeiro parágrafo, refere-se à criminologia tradicional, isto é, à criminologia nascida de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres, que seria a responsável pela dupla violência contra a mulher.

Alternativas
Comentários
  • Quase que errei pensando na pratica... mas no texto é nítido o papel que a criminologia faz/fez. Sendo o valor maior de peso contra as mulheres, tendo uma dupla violência nelas... e que a criminologia feminina foi inserida no âmbito masculino, e tornou-se pequena relevância diante dos HOMENS.

    "Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres." aqui o autor corrabora com o gabarito.

    GAB CERTO

  • Gab. C

    Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento [= o surgimento da criminologia, que nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres], [a criminologia] agrediu as mulheres e o sistema de relações que ela fazia parte (...).

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • GABARITO OFICIAL - CERTO

    Complementos:

    principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

    Essa criminologia que nasceu de um discurso (.....) desde o seu surgimento agrediu as mulheres.

  • Só consegue responder se ler o período anterior.

    1.° parágrafo

    Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.

    Questão

    O termo “agrediu”, no último período do primeiro parágrafo, refere-se à criminologia tradicional, isto é, à criminologia nascida de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres, que seria a responsável pela dupla violência contra a mulher.

  • Marquei como CERTO, mas não acho que o fato de a criminologia ter nascido de um discurso proferido por homens a torna uma "criminologia tradicional".

    tradicional: conservado ou fundado na tradição.

    tradição: tudo o que se pratica por hábito ou costume adquirido.

    • uso, costume.
    • "a t. do feijão com arroz

    O que me garante que essa criminologia "dos homens", digamos assim, seja tradicional?

    Gab.: CERTO

  • nao etendi.. essa questao parece que ele extrapolou a infomação do texto pois o texto DIZ: CRIMINOLOGIA CRITICA.. E NAO TRADICIONAL CRIMINOLOGIA ESSA QUESTAO ESTA ERRADA AO MEU VER

  • Eu errei e se responder mil vx, erro tbm. Agora na prova o trem é outro.

  • Desde o surgimento da criminologia, ela, a criminologia, agrediu as mulheres por causa do discurso dos homens ,para os homens e sobre as mulheres.

    Gabarito: C.

  • Gab. CERTO

    Aqui a cespe pegou os espertinhos que lêem muito rápido. Vejamos:

    (QUESTÃO) No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item.

    O termo “agrediu”, no último período do primeiro parágrafo, refere-se à criminologia tradicional, isto é, à criminologia nascida de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres, que seria a responsável pela dupla violência contra a mulher.

     O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. (Aqui encontramos a criminologia tradicional)Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

  • GABARITO: CERTO

    "Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres". Aqui podemos inferir que se a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre as mulheres ela seria considerada como tradicional, pelo contexto.

    Entretanto, fica a ressalva: para mim, o correto seria a assertiva ser escrita assim:

    "O termo “agrediu”, no último período do primeiro parágrafo, refere-se à criminologia nascida de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres, que seria a responsável pela dupla violência contra a mulher".

    Sem a o termo "criminologia tradicional".

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • eu errei e demorei minutos para entender essa dupla violência contra a mulher citado na assertiva e o que o examinador queria que o candidato enxergasse...

    observações da minha opinião!!!!

    observem que o(pois) está deslocado e no meio da frase o que significa que ele é conclusivo ...e visto que a assertiva falou em 2 violências eu busquei quais seriam para fundamentar o que foi pedido na questão... agrediu as mulheres E (CONECTIVO DE ADIÇÃO) os sistemas de relações q elas faziam parte

    fragmentos do texto...

    Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

    fragmentos do texto...

     denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres (primeira violência)

    e o sistema de relações de que ela fazia parte.(segunda violência)

  • Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

  • tão óbvia que parecia pegadinha
  • Complicado... fazer o que.

  • Nascer não remete a tradicionalismo. Até porque, o texto não trás uma linha temporal para se deduzir ou não, se aquele estudo é tradicional. Complicado.

  • Errei a asertiva, deu a entender isto.

    O termo “agrediu”, no último período do primeiro parágrafo, refere-se à criminologia tradicional, isto é, à criminologia nascida de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres, que seria a responsável pela dupla violência contra a mulher.

    Não entedi o que a assetiva pediu, para mim ficou dubia. Pois deu a enreder que a propria mulher era a responsável pela dupla violência.Não seria correto se fome escrita da seguinte maneira: ''Que seria o( retomando a ao referente homens) Resposável pelo dupla violência?

    com isso deu a entender que teria extrapolado. Mais alguém ?

  • Gabarito: Certo

    Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres.

    Bons estudos.

  • texto sem noção. e eu mais ainda...

  • ...  a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

    Gabarito: CERTO

  • O que agrediu as mulheres e o sistema de relações de que faziam parte?

    R: A criminologia

    Desde o seu surgimento, (a criminologia) agrediu....

    Surgimento de quem? Criminologia... Está elíptico.

    gab. C

    se complicarmos ou ficarmos pensando muito com CESPE, acabaremos errando.

  • Só quero saber onde está escrito tradicional pelamor?

  • Talvez algumas pessoas tenham pensado que se referiria à "criminologia crítica feminina"... mas, analisando e colocando em prática a interpretação de texto, percebe-se que não há como a própria criminologia crítica feminina agredir a ela mesma, uma vez que ela defende as mulheres...

    Bons estudos! :)

  • Marquei errado pelo fato de que em nenhum momento o texto fala de "criminologia tradicional" acho que isso seria extrapolação da questão. Alguém errou pelo mesmo motivo?

  • Cespe inovando na forma de cobrar a questão, e sendo mais subjetiva ainda...Mas acertei...Amém

  • Certo.

    Vejam:

    Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu(tradicional, pioneira) de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres.

    Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista(atual,feminista) denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu(a primeira, tradicional, criticada pela atual, feminista) as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.

  • Sei não ein, falar em criminologia "tradicional" é extrapolar não?

  • É de um subjetivismo sem tamanho.

  • Veja que o termo "agrediu" (L.11) na oração que se insere refere-se ao termo "dupla violência" (L.10), que por sua vez, se refere a "criminologia" (L.7). A rigor, podemos perceber que a resposta categórica do item deveria ser considerada como ERRADA, pois o termo "agrediu" refere-se diretamente à "dupla violência". Analisando o comportamento do CEBRASPE, em um passado próximo, teria considerado esse item como ERRADO.

  • Cebolinha84 a melhor resposta!

  • Gab. Certo

    vejam este trecho do texto: Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento ( o surgimento da criminologia, que nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres), (criminologia) agrediu as mulheres e o sistema de relações que ela fazia parte (...).

    sigam @policiasfederaisbr dicas de estudo, conteúdos motivacionas, questões comentadas etc.

  • Encontrei a reposta lendo o período anterior

  • o que fez eu marcar certo foi:

    Palavra chave INVARIAVELMENTE que afirma que a criminologia crítica feminina que AGREDIU... continua (invariavel) com a mesma perspectiva da CRIMINOLOGIA NASCEU.. (tradicional).

  • tem sentido, mas só consegui perceber dps de ter errado a questão

  • GABARITO: CERTO

    Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento ( o surgimento da criminologia, que nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres), (a criminologia) agrediu as mulheres e o sistema de relações que ela fazia parte (...).

  • Passei 5 minutos nessa bagaça