SóProvas


ID
5298586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma senhora de 71 anos de idade, pesando 73 kg e com 1,53 m de altura, foi admitida em uma clínica médica com insuficiência cardíaca congestiva, apresentando dispneia, fadiga e edema no tornozelo. Queixava-se de dificuldades para dormir, tendo que utilizar dois travesseiros, se sentia muito inchada e não estava se alimentando bem devido à falta de apetite. O exame físico revelou sons respiratórios diminuídos e finos estertores na base dos dois pulmões, presença de terceira bulha cardíaca (B3), temperatura de 37,2 ºC, frequência cardíaca de 130 bpm e pressão arterial de 150/64 mm Hg. Os exames laboratoriais de interesse foram: albumina: 1,82 g/dL; hemoglobina: 11,5 g/dL; hematócrito: 34%; e SaO2: 89%. Como terapia medicamentosa, foram prescritos enalapril, furosemida, digoxina e oxigênio suplementar.

Considerando esse caso clínico, assim como o planejamento da assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.

O diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído deve ser levantado nesse caso, tendo como evidências clínicas a presença de 3.ª bulha cardíaca, dispneia, fadiga e edema no tornozelo.

Alternativas
Comentários
  • Minha dúvida foi na 3° bulha cardíaca, mas...

    A presença de terceira bulha (B3) é um achado eventual durante a asculta cardíaca, sobretudo para quem costuma atender pacientes com insuficiência cardíaca.

    ICC - relacionar com a terceira bulha

    https://temasemcardiologia.com.br/b3-fisiopatologia-e-significado-clinico/

  • O diagnóstico de enfermagem Débito cardíaco diminuído é definido como o volume de sangue bombeado pelo coração inadequado para atender às demandas metabólicas do organismo.

    Está correta a afirmação de que há evidencias clínicas como a presença de 3.ª bulha cardíaca, dispneia, fadiga e edema no tornozelo. Além disso também apresenta dispneia paroxística noturna.


    Gabarito do Professor: CERTO



    Bibliografia

    Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020 [recurso eletrônico] / [NANDA International]; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros... [et al.]. – 11. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2018.