SóProvas


ID
5298679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Resolução COFEN n.º 564/2017, que dispõe sobre o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, e na Lei n.º 7.498/1986, que trata do exercício profissional da enfermagem, julgue o item subsequente.

O profissional enfermeiro deve recusar-se a executar prescrição médica em caso de identificação de erro e(ou) ilegibilidade desta, mesmo em situação de urgência e emergência.

Alternativas
Comentários
  • gabarito Da questão está errrado! essa questão deveria ser considerada errada. justificativa: art. 46 Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência. § 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário. o texto citado na questão além de tratar apenas do enfermeiro, cita que "mesmo na situação de urgência e emergência", e o parágrafo da resolução não cita isso em seu texto.
  • Concordo com o Aderlan, porém, a questão fala ''em caso de identificação de erro'' acho que a pegadinha está aí e eu caí...

  • Essa questão envolve interpretação se tá ilegível como irei fazer ? Mesmo em situação de emergência. lógico que precisamos esclarecer com prescritor mas o fato é não iremos fazer algo que está ilegível. A cespe nem sempre usa exatamente o que está escrito na legislação ela quer que você interprete.
  • O Artigo 46 da Resolução COFEN N°564/2017, menciona "exceto em situação de urgência e emergência" para prescrições de Enfermagem e Médica que não constem assinatura e número do registro do profissional prescritor. No §1°, orienta que deverá recusar em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, mas não menciona situações de urgência e emergência.

  • Tem pegadinha, mas a resposta é CERTO