-
Rotativo: realizado no decorrer do exercício financeiro em determinados períodos (dias, semanas, ou meses)
Vantagem - não tem necessidade de interromper o processo operacional.
Geral ou periódico: realizado ao final do exercício financeiro envolvendo todos os itens de uma vez só (fechado para balanço).
Desvantagem: interrompe o processo operacional.
-
"contados pelo menos uma vez dentro do período desejado", a questão não especificou o período, logo ele pode ser semanal, quinzenal, trimestral, semestral etc. Essa é uma característica do inventário rotativo.
Caso a questão estivesse taxado o período e 1 ano teríamos o inventário Periódico.
-
GABARITO:B.
De uma maneira simples, o inventário rotativo é um processo contínuo de recontagem de um estoque, que acontece em uma periodicidade definida pela empresa.
_________________________________________
O inventário rotativo é o processo de recontagem física e contínua de todo estoque, é necessário que essa contagem tenha uma cadência pré-determinada, por exemplo, diário, semanal ou mensal de forma organizada em ciclos de acordo com a demanda dos produtos de um negócio, ou até mesmo de um setor de produtos pré-determinados.
Por isso o inventário rotativo corrige erros similares ao inventário geral, porém com algumas vantagens, pois é preciso ter precisão maior de estoques. Devido quotidiano, com resultado mais rápido, pois não é necessário parar todo o estoque para que seja feita a contagem.
_______________________________________
O inventário rotativo busca simplificar esse processo: aumenta a precisão dos estoques , que quando é realizada essa recontagem de forma programada e periódica é possível identificar e resolver de forma sistemática e eficaz problemas de avaria de produtos em má conservação ou até mesmo danificados.
_______________________________________
Uma grande vantagem na utilização de inventário rotativo é que a contagem de itens podem ser feita de forma independente, ou seja, só pode realizar a contagem somente a um grupo de produtos ou de produtos específicos como:
- Aprimoramento de Esforços;
- Aumento e Eficiência;
- Identificador de Problemas;
- Impacto nas Operações;
Fonte: desafios da logística.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os inventários. Neste caso, devemos marcar a alternativa que apresenta o tipo de inventário em que permanentemente se contam itens do estoque, de tal forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez dentro do período desejado.
Antes de marcarmos uma das alternativas, vejamos alguns tipos de inventários:
- Inventário rotativo/contínuo/permanente é aquele em que a organização está contando os itens permanentemente. O método consiste num levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque. Uma das grandes vantagens desse tipo de estoque é que não há a necessidade de paralisação das atividades organizacionais.
- Anual/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
- Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
- De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
- De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora.
- Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Tendo visto os tipos de inventário, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fontes:
ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de materiais. 2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA 205/1988 - SEDAP